Pedra Bonita no Rio de Janeiro: Como chegar, trilhas e atrações!

Pedra Bonita

30/10/2019

Pedra Bonita no Rio de Janeiro, é certamente, um dos locais mais bonitos e mais fáceis de acessar da cidade maravilhosa. Este maciço rochoso fica no Parque Nacional da Tijuca, entre os bairros da Barra da Tijuca e São Conrado.

Ficou com vontade de conhecer mais sobre a Pedra Bonita no Rio de Janeiro? Então confira o nosso artigo de hoje. Hoje vamos apresentar dicas de como chegar, trilhas e atrações.



Pedra Bonita no Rio de Janeiro: Como chegar, trilhas e atrações!

Pedra Bonita no Rio de Janeiro Fonte: Wikipedia

Como já mencionamos, a Pedra Bonita está no parque do maciço rochoso da Tijuca. O cume da rocha tem uma altitude de cerca de 696 metros.

Em algumas partes da região mais alta da Pedra Bonita, o local é coberto pela floresta de Mata Atlântica. Vale destacar ainda, que ela é considerada um dos mirantes mais incríveis e de fácil acesso do Rio de Janeiro.

Lá, se pode encontrar várias atividades recreativas e esportivas, tais como: Caminhadas, trilhas, voo livre e alpinismo. Por fim, o acesso à Pedra Bonita pode ser realizado através da Estrada da Canoa, no bairro de São Conrado.

+ Veja Também Trilhas no Rio de Janeiro: 7 Roteiros Para Quem Gosta de Aventura!

Onde fica e como chegar

Trilha para Pedra Bonita - RJ Fonte: Café viagem

Localizada no Parque Nacional da Tijuca, o parque está repleto de trilhas de acesso. Neste sentido, subir suas trilhas, até o topo da Pedra Bonita, pode ser feito através destas trilhas.

Para o acesso de carro, se você vier da Zona Oeste e Zona Sul do Rio de Janeiro, a melhor opção é através da Estrada da Canoa. Se acessar a Pedra Bonita pela Baixada Fluminense e Zona Norte, então, a melhor opção é através do Alto da Boa Vista.

Se você utilizar o seu próprio carro, então, se programe para chegar cedo. Isso é fundamental para que você consiga estacionar no local. Vale destacar que há dois estacionamentos: Um para visitantes e outro para os funcionários do local.

Para quem for de ônibus, é possível pegar a linha 448 que via até o Alto da Boa Vista, descendo no Corpo de Bombeiros do Alto. Esta linha de ônibus irá lhe deixar bem no início da trilha.

Entretanto, se mesmo assim, você ainda estiver em dúvidas sobre como acessar a Pedra Bonita, então recomendamos utilizar os aplicativos do Google Maps e do Moovit para traçar uma boa rota de acesso.

Atrativos do local

Voo Livre

Rampa de Voo Livre Fonte: Flickr

Um dos principais atrativos da Pedra Bonita é o voo livre. No local, é possível voar de parapente em qualquer época do ano, desde que, no dia, não esteja chovendo. Chegando no local, haverá um estacionamento de visitantes. Entretanto, para acessar a rampa de voo livre, será necessário fazer uma trilha.

A trilha começa próxima ao estacionamento, sendo necessário apresentar documentos de identificação. Além disso, é importante ficar atento ao horário de funcionamento do local, que inicia às 8:00 da manhã. Dados relevantes:

  • O tempo médio para subir a trilha é de 25 minutos.
  • Use protetor solar.
  • Tome água.

Uma sugestão legal, é tentar chegar ao topo da Pedra Bonita logo cedo, para pegar o nascer do dia já na Rampa de Voo Livre!

Chegando lá, basta se preparar para o seu voo livre, que normalmente tem duração de cerca de 15 minutos, dependendo das condições climáticas.

Entretanto, considerando aspectos como, o tempo necessário para colocar o equipamento, para a explicação de como funciona, para um breve treinamento para a decolagem, o passeio total, costuma durar cerca de 1 hora.

Vale destacar que o preço do voo livre pode variar entre R$300,00 e R$700,00, dependendo da temporada e da demanda por saltos naquele período especifico.

É importante mencionar ainda, que, o voo duplo de instrução é o único tipo de voo livre de asas delta permitido na Pedra Bonita. Assim sendo, nesta categoria de voo, você irá voar sempre acompanhado de um instrutor profissional.

Neste sentido, para sua própria segurança, sempre tenha certeza de que você está contratando um serviço licenciado e profissional. Para isso, procure empresas e agências que sejam credenciadas para o turismo radical na cidade do Rio de Janeiro.

Escalada

Pessoa fazendo escalada Fonte: Companhiasdaescalada

Outro dos destaques turísticos da Pedra Bonita é a escalada. Neste sentido, no local há algumas vias de escalada.

Podemos destacar, que a mais conhecida é a via Lionel Terray, que possui o nível de dificuldade não muito alta (3º IV A1), diversificada com diedros e agarrinhas, lances de aderência e uma longa escalada de cerca de 180 metros.

Trilha

Pessoas fazendo trilha Fonte: Viagens bacanas

Mesmo possuindo alguns trechos relativamente íngremes, a trilha da Pedra Bonita é considerada de nível leve. Além disso, é possível desviar de alguns trechos mais íngremes, ao subir a Pedra Bonita de carro e estacionar próximo a rampa de voo livre.

Neste caso, só existe dois aspectos a serem destacados em relação a trilha: Você terá que pagar para estacionar e terá que chegar cedo, já que o local possui um número limitado de vagas.

Mas para quem quer encarar toda a trilha, é importante estar atento a altitude, que pode dificultar a respiração de algumas pessoas, principalmente se você tiver problemas respiratórios.

Na maior parte do percurso da trilha da Pedra Bonita, a caminhada é agradável, e os visitantes caminham por dentro da mata fechada, o que proporciona um ambiente fresco.

Já chegando próximo ao cume, a vegetação vai ficando mais baixa. Assim sendo, sem a proteção natural das árvores, é necessário ter cuidados para a proteção contra o sol. Para isso, um boné ou chapéu é indicado.

Ao chegar no fim da trilha da Pedra Bonita, temos o prazer te contemplar uma surpresa super agradável: Uma vista maravilhosa!

De lá, podemos ver as Praias da Barra, a Floresta da Tijuca, a Pedra da Gávea, São Conrado, Ipanema, Leblon, o Morro Dois Irmãos e mais algumas partes da Zona Sul da cidade maravilhosa.

Por fim, a nossa dica é para você levar, em algumas mochilas, alguns alimentos para fazer um piquenique no final da trilha. Não tem como encontrar um local para se reunir com amigos para comer!

Melhores dias para visitar

Vista aérea da Pedra Bonita Fonte: Vazaonde

Nos dias de sol forte, o calor é realmente bem intenso no topo da Pedra Bonita. Portanto, não se esqueça do protetor solar. Além disso, antes de se programar, fique atento com a previsão do tempo, para evitar dias de chuva.

Em relação a época do ano, o clima no Outono é simplesmente sensacional para subir a Pedra Bonita. Neste sentido, há um consenso entre todos os cariocas de que o Outono é a melhor época do ano para tudo na cidade maravilhosa.

E se você gostou do nosso artigo de hoje, sobre o que fazer na Pedra Bonita, então, continue em nosso site e confira outras dicas incríveis.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Metrô no Rio
Metrô no Rio – Entenda como funciona, preços, linhas e horários!
Queima de fogos - Réveillon
Réveillon no Rio de Janeiro – 4 Dicas para você curtir o ano novo!
Parque - Quinta da Boa Vista
Quinta da Boa Vista: Como chegar, atrativos e dicas!
CCR Barcas
CCR Barcas – RJ: Onde embarcar, preço, horários e dicas!
Ilha Fiscal
Ilha Fiscal – Rio de Janeiro: Como ir, Atrativos e Eventos
Veja Todas >
Cadastur