Pico da Caledônia – Trilha em Nova Friburgo Rio de Janeiro!

Pico da Caledônia  Por do Sol

08/06/2022

Para vivenciar maravilhas desafiadoras em meio à natureza em terras cariocas, nada melhor que visitar o Pico da Caledônia. Situado entre as cidades de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu.

Esse destino oferece uma mistura de aventura, belas vistas e ar puro. E quando se trata de suas paisagens não há quem não perca o fôlego. Isso porque, em seu ponto mais alto, é possível visualizar a Baía de Guanabara e uma parte da cidade do Rio de Janeiro.

Portanto, se você é um bom aventureiro que não foge de trilhas pesadas e vegetação, conheça o Pico da Caledônia. Uma das atrações imperdíveis do Rio.

 

+Veja também Ilha Fiscal – Rio de Janeiro: Como ir, Atrativos e Eventos

 

Como chegar ao Pico da Caledônia

Pessoa na ponta de uma pedra

Fonte: Caledônia Inn

O Pico da Caledônia está localizado na região serrana do Rio de Janeiro. Entre Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu.

Assim, para chegar ao local, é indicado partir do bairro Cascatinha, em Nova Friburgo. Visto que é o ponto mais perto de sua trilha.

A partir de então, você pode optar por seguir a pé, de carro ou táxi. Mas logo avisamos que dirigir por essa rota pode ser um tanto quanto complicado. Pois, por vezes, o caminho ocasiona deslizamentos e possui buracos. Além disso, a estrada é íngreme e estreita. Não sendo então adequada para carros de passeio.

Apesar disso, caso ainda insista na ida de carro, sugerimos que alugue um carro 4×4. Tornando sua viagem mais segura, durando apenas 30 minutos.

Já para os mais aventureiros e amantes de ecoturismo faça uma excelente trilha. Essa que pode durar de 3 a 4 horas dependendo do seu ritmo. Porém tenha garra e siga firme, pois valerá muito a pena.

Para caminhar a partir de Cascatinha, siga sentido Estrada São Lourenço, usando como referência o Parque Municipal Juarez Frotté. Em seguida suba direto até a entrada do Pico da Caledônia.

 

+Veja também Trilhas no Rio de Janeiro: 7 Roteiros Para Quem Gosta de Aventura!

 

Informações sobre o Pico

Parque Estadual dos Três Picos Nova Friburgo

Fonte: Trilhando Montanhas

Com seus 2.257 metros de altitude, o Pico da Caledônia é considerado uma das maiores montanhas da Serra do Mar. Contudo sua fama também está relacionada à sua localização. Sendo que está inserido no Parque Estadual dos Três Picos. Ou seja, na maior Unidade de Conservação de Preservação Integral do Estado. Próximo às três mais belas e altas montanhas cariocas.

Dessa forma, possui uma das trilhas mais bem estruturadas. Proporcionando segurança.
Porém estaremos mentindo se dissermos que apresenta acessibilidade e um nível de dificuldade baixo. Isso porque além das 3 a 4 horas de caminhada de Cascatinha até a entrada do Pico, você ainda terá que subir uma escada de mais de 600 degraus. Podendo durar mais 2h30 de trilha.

Assim sendo, caso seja a sua primeira vez na trilha, recomendamos que contrate um guia turístico. Evitando então acidentes e desorientação por falta de sinal de GPS. Para sua segurança, procure o profissional pela lista de guias registrados pela Secretaria de Turismo de Nova Friburgo.

Porque visitar o Pico da Caledônia

Pico da Caledônia Nova Friburgo

Fonte: Descubra Nova Friburgo

Se a ideia de horas de caminhada já te desanimou, então confira o que motiva tantos turistas.

Embora sejam horas de muito esforço, os visitantes ainda aproveitam a trilha do Pico da Caledônia para respirar o ar puro do Parque. Além de observar muito de suas paisagens que são desde Cascatinha até o alto do Pico. Havendo assim construções antigas, aves variadas, pinheiros, cerejeiras e outras belezas naturais da região serrana do Rio.

Não bastando, ainda há o “gran finale” (traduzido como “grande final”) no topo. Oferecendo a todos uma vista jamais observada de outros pontos. Como:

  • Região dos Lagos, como Maricá, Araruama, Cabo Frio em dias mais claros;
  • Grande Rio, formada por São Gonçalo, Niterói e Itaboraí;
  • Baixada Fluminense (Guapimirim, Magé e Nova Iguaçu);
  • Região Serrana.

Outra atração ainda é a contemplação do nascer do sol na região anterior à portaria do Pico. Já que é permitido acampar.

 

+Veja também Camping – 6 Destinos Imperdíveis Para se Aventurar!

 

Pedra Coração de Boi

Por fim, não deixe de tirar boas fotos no principal ponto turístico do Pico da Caledônia: a Pedra Coração de Boi.

Localizada no alto do cume de 2.257m. É famosa devido à sua excelente paisagem, sendo possível visualizar os Três Picos.

Acesso ao Pico da Caledônia

Pessoa sentada na pedra Pico da Caledônia

Fonte: Sympla

Agora que você está convencido de tentar essa caminhada, veja algumas informações mais sobre o acesso. Pois assim é possível fazer um bom planejamento para curtir a trilha com mais calma.

  • Horário de visita: das 8h às 15h para subida, de terça à domingo. Os portões fecham às 17h;
  • Taxa de entrada: Gratuita!
  • Menores de idade devem estar acompanhados por adultos;
  • É obrigatória a apresentação de um documento de identidade com foto na entrada da trilha: Portanto não se esqueça desse item crucial. Caso contrário você pode ser barrado.

Dicas importantes que você precisa saber antes de visitar o Pico da Caledônia

Pedra Pico da Caledônia

Fonte: Nova Friburgo em Foco

A trilha ao Pico da Caledônia é considerada uma das mais difíceis para quem não está preparado. Logo é essencial conhecer algumas dicas para uma experiência mais agradável possível.

  • Que tal acampar na entrada? Essa é uma forma de hospedagem que muitos turistas têm optado como pré ou pós trilha. Isso porque é uma ótima maneira de repousar e aproveitar mais o meio ambiente. Para isso, você pode escolher entre acampar em barracas ou acomodações;
  • Vista-se adequadamente: embora tenha dias quentes, é importante estar sempre agasalhado para essa caminhada. Visto que em altas altitudes pode haver mudanças de clima repentinas. Além disso, utilize botas ou tênis apropriados;
  • Prepare sua mochila: leve água, lanche e um kit de primeiros socorros. Pois não há estabelecimento ou bebedouro no meio da trilha;
  • Seja respeitoso com os moradores, animais e a natureza: então não maltrate nenhum ser vivo e mantenha seu lixo com você até o final da caminhada para descarte em lixeiras. Dessa forma você estará contribuindo para a manutenção de um bom ecossistema.

Com todos os cuidados e um bom preparo, a trilha ao Pico da Caledônia com certeza será “fichinha” para você que é um bom aventureiro de plantão.

 

Convide mais amantes de ecoturismo para fazer parte dessa experiência inesquecível. E adquira momentos, fotos e sensações jamais tidas.

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Veja também:
Pedra Selada Vista Aérea
Pedra Selada – Onde Fica, Como Chegar e Hotéis em Visconde de Mauá!
Pico da Caledônia  Por do Sol
Pico da Caledônia – Trilha em Nova Friburgo Rio de Janeiro!
Praia do Diabo vista da areia
Praia do Diabo – Um Lugar Para Aproveitar Perto da Pedra do Arpoador!
Morro Dois Irmãos
Como Fazer a Trilha Morro Dois Irmãos – Dicas e Orientações!
Por do Sol no Arpoador
Porque Conhecer a Pedra do Arpoador? Saiba O Que Fazer!
Veja Todas > Booking.com
COVID-19
COVID-19
Saiba o que fazer em relação as suas viagens de ônibus