Quando Visitar o Pico das Agulhas Negras em Itatiaia!

O Pico das Agulhas Negras é o quinto pico mais alto do Brasil, sendo o mais alto do estado do Rio de Janeiro.
+Veja também Viaje para Visconde de Mauá – Roteiros, dicas e hotel!
Índice
Onde fica o Pico das Agulhas Negras e como chegar

Fonte: Parque Nacional do Itatiaia
O Pico das Agulhas Negras fica localizado no Parque Nacional de Itatiaia, entre o estado do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Além disso, vai até a divisa com o estado de São Paulo.
O local é dividido em duas partes, parte baixa e parte alta do parque, onde está o Pico.
Para ter acesso à parte mais alta, é preciso ir até Engenheiro Passo, que fica a cerca de 12 km de Itatiaia. Depois disso, é preciso ir até a estrada Rio-Caxambú, na BR 354, por volta de 23 km.
Desse modo, irá chegar até o ponto conhecido como Garganta do Registro, que é uma estrada parte de asfalto e parte de terra, que percorre cerca de 17 km.
Logo o visitante, chega a portaria do parque, onde terá que estacionar e partir a pé até o Abrigo Rebouças, que é o ponto de partida da trilha.
+Veja também O Que Fazer em Itatiaia – RJ? Conheça Passeios Maravilhosos!
Parque Nacional do Itatiaia

Fonte: Parque Nacional do Itatiaia
O Parque Nacional de Itatiaia fica localizado na famosa Serra da Mantiqueira. Em sua parte inferior ficam trilhos que atravessam a Mata Atlântica. Dessa forma, o local é cercado por macacos e muitas aves. O parque contempla belas cachoeiras e quedas d’água de tirar o folheto.
Além disso, no ponto mais alto ficam incríveis picos rochosos como o Pico das Agulhas Negras.
Trilha Pico das Agulhas Negras

Fonte: Mala de Aventuras
A trilha do Pico das Agulhas Negras divide-se em 3 etapas: a primeira mais leve e fácil, que leva menos de 1h para chegar na base da montanha. Dessa forma, o terreno é bastante reto, sem muitas elevações.
Na segunda etapa traz uma maior inclinação e é preciso o uso de cordas em vias de escalada em alguns momentos. Nesse ponto, é muito indicado o uso de calçados específicos para escaladas.
Já na última etapa da trilha do Pico das Agulhas Negras, a dificuldade aumenta, sendo necessário pular entre as rochas para chegar até o ponto mais alto. Desse modo, a parte final só é recomendada para quem já tem experiência, pois tem um risco elevado.
A parte da descida embora precise de cuidados é relativamente mais simples. Entretanto, é aconselhável tanto descer e subir enquanto tiver sol.
Equipamentos necessários
Entre os equipamentos recomendados para escalar estão:
- Bota/tênis de escalada;
- Calças confortáveis;
- Meias esportivas;
- Casacos;
- Blusas;
- Kit primeiros socorros;
- Luvas firmes;
- Gorro;
- Bastante água;
- Cordas de escalada;
- Mochila de ataque, entre outras informações.
Ingressos e horários de funcionamento
O valor dos ingressos para brasileiros é de R$16,00. O pagamento precisa ser feito em dinheiro na portaria. Dessa forma, lembre-se de levar dinheiro em espécie.
Outra informação bastante importante é sobre a permanência da parte alta do parque. O horário da venda de ingressos vai das 7h às 14h, com a permanência sendo estendida até as 17h.
Mais informações estão contidas no site www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia
+Veja também Pedra Selada – Onde Fica, Como Chegar e Hotéis em Visconde de Mauá!
Melhor período para visitar o Pico das Agulhas Negras

Fonte: Desviantes
A melhor época de conhecer a Parte Alta do Pico das Agulhas Negras (que inclui também o Maciço das Prateleiras) é durante os meses de outono, e principalmente de inverno. O motivo? É uma estação com menos chuva e também conta com menos riscos de tempestades.
Já nos meses de mais calor, as chuvas são constantes, o que acaba tornando praticamente impraticável a subida.
Além disso, quem passar a noite no Pico das Agulhas Negras será contemplado pelo chão branquinho das geadas ao acordar.
+Veja também Lugares Para Acampar RJ – Opções de Campings Próximos ao Rio!
Camping

Fonte: Blog Entre Trilhas
Existe no Pico das Agulhas Negras a opção de ficar no Abrigo Rebouças, que fica na parte baixa do pico. Lá é possível passar a noite e ficar mais protegido do frio.
Para quem é fã de acompanhar é possível também, porém somente até as duas primeiras partes do local. Dessa forma, a possibilidade existe, cabe aos visitantes escolherem em seu roteiro.
Além disso, no próximo tópico vamos trazer algumas opções de hospedagens próximas ao Pico das Agulhas Negras.
+Veja também Serrinha do Alambari: Onde fica, Trilhas, Cachoeiras e Dicas!
Hospedagens próximas ao Pico das Agulhas Negras
Para quem não quer acompanhar no local, tem algumas opções de hotéis a poucos km do Pico das Agulhas Negras. Portanto, veja duas opções!
Hotel Aromas

Fonte: Booking
O Hotel Aromas oferece estacionamento gratuito, wifi, buffet de café da manhã incluso e recepção 24 horas. Além disso, os quartos contam com: frigobar, banheira/chuveiro, cofre, ar-condicionado, entre outros detalhes.
Um show à parte é uma bela vista para a montanha.
Hotel Terras da Finlândia

Fonte: Hotel Terras da Finlândia
Outra opção é o Hotel Terras da Finlândia, que conta com as mesmas comodidades que o hotel acima, porém com alguns plus, como: piscina, academia e jornal.
Além disso, nos quartos tem sacada, geladeira e TV de tela plana.
Dicas para aproveitar a trilha do Pico das Agulhas Negras

Fonte: Itatiaia Trilhas e Aventuras
Como vimos, a trilha do Pico das Agulhas Negras tem certas dificuldades. Dessa forma, é necessário ter experiência ou contar com pessoas preparadas para te ajudar.
Além disso, a melhor época (e mais segura) para fazer a subida é no inverno, por isso, se você quer ter o máximo de eficiência, recomenda-se ir na estação mais fria do ano.
Verifique diversas vezes todos os equipamentos de segurança antes de sair de casa e antes de começar a subida. Dessa forma, vai garantir que terá tudo o que precisa para ter uma experiência incrível no Pico das Agulhas Negras.
+Veja também Penedo: Dicas incríveis para você aproveitar a cidade por Inteira!
Portanto, compartilhe este post se gostou das dicas de hoje sobre o Pico das Agulhas Negras!