Pontos Turísticos de Rio das Ostras, na Região dos Lagos!

Praia Costa Azul em Rio das Ostras

28/05/2018

Rio das Ostras fica localizada na Região dos Lagos, Rio de Janeiro. Cidade praiana pequena e acolhedora, sua população gira em torno dos 100 mil habitantes e é como aquele famoso paraíso de novela que qualquer pessoa deseja morar.

Mesmo em altas temporadas, Rio das Ostras é tranquilo e perfeito para quem quer fugir do agito exagerado do Rio de Janeiro – com exceção do carnaval, que reúne milhares de pessoas todos os anos, espalhadas pelas ruas de pedra.

Mas por lá tem lugar para todo mundo. A infraestrutura da cidade tem sido ampliada e hoje ela conta com centenas de hotéis e pousadas e milhares de hospedagens disponíveis.

E no artigo de hoje, separamos os melhores pontos turísticos em Rio das Ostras, que vão agradar desde os mais aventureiros até os mais tranquilos.

Essa cidadezinha vai te encantar e te dar vontade de passear por lá! Confira:

As praias de Rio das Ostras – Belezas naturais de tirar o fôlego!

Sem dúvidas, as praias são o ponto alto de Rio das Ostras. Por lá, a areia é fofinha, de cor clara e a água é sempre limpa e bem preservada. O visual geral delas não deixa a desejar: cercada por montanhas, as praias sempre parecem uma paisagem digna de filme.

Separamos as principais delas, que estão no roteiro da trilha da Costa Azul. Esse é o primeiro passeio que vamos indicar aos mais aventureiros. Siga a trilha – sempre com a ajuda de um guia, se for possível – e conheça as principais praias da cidade a pé.

Já quem dispensa o estilo explorador, pode fazer o mesmo trajeto de carro. Confira:

Praia do centro

Praia do centro - Rio das Ostras Fonte: Pousada Cariba

A saída da praia é pela praia do centro. Calma, tranquila e muito limpa, ela é a favorita dos turistas que prezam pela paz e por um mar seguro. Nela, ele se parece quase com uma piscina, onde as crianças podem brincar à vontade – apesar dos barcos que ali formam a paisagem.

Na praia do centro também há um pier, que rende boas fotos!

 

Praia do Cemitério

Praia do cemitério - mapio net-min Fonte: Mapio

Logo ao lado da praia do centro, está a praia do cemitério. E é nela que a aventura da trilha começa. No encontro do rio com o mar, é possível atravessar a água até as pedras para iniciar o passeio. Cuidado apenas com crianças!

Do outro lado, a trilha passa a ser de areia e grama. A praia do cemitério é bem rústica e conta com uma paisagem incrível, além de uma infraestrutura bem aproveitada.

Praia da Joana e praia virgem

Praia da Joana

Praia da Joana Fonte: Classificados Rio das Ostras

A trilha segue até a praia da joana, que é quase intacta. Nela, a maior parte dos visitantes são os pescadores. Pequena e limpa, é um lugarzinho incrível para passar a tarde.

Logo após, temos a praia virgem, que tem esse nome justamente por não ter nenhum comércio ou casa em volta.

Praia Virgem

Praia Virgem em Rio das Ostras Fonte: Mapio net

A praia virgem tem ondas altas e é frequentada por quem adora esportes aquáticos e surfe.

Se esse é o seu objetivo, esse é o lugar.

Costa Azul

Pier da Costa Azul em Rio das Ostras Fonte: Px here

O fim da trilha é na costa azul, que também é uma praia mais forte, frequentada por surfistas. Bastante extensa, ela conta com um mirante ao final da trilha, que rende fotos incríveis.

 

Rio das Ostras além das praia – O que fazer por lá?

Além das praias, Rio das Ostras é uma cidade que tem investido em passeios para todos os gostos, como museus, parques, centros culturais e festivais de música.

Alguns exemplos do que fazer por lá valem a pena de serem citados:

Praça da Baleia

Praça da baleia Fonte: Rio das ostras

A praça da baleia leva esse nome devido a um chafariz enorme em forma de baleia. Lá também tem um mirante incrível, que é o favorito dos turistas para as fotos ou para admirar o pôr-do-sol na cidade.

Rio das Ostras Jazz e Blues Festival

Festival de Jazz - Mapa da Cultura Fonte: Mapa da Cultura

Mas quem pensa que a cidade gira em torno apenas da natureza exuberante, se enganou! Todos os anos ocorre por lá um festival de jazz e blues, que ganhou fama no mundo todo e hoje reúne nomes da música nacional e internacional, com uma infraestrutura bastante organizada e um som incrível.

Vale a pena conhecer se você estiver por lá durante esse período – geralmente em novembro.

Carnaval

Carnaval em Rio das Ostras Fonte: Rio das Ostras

Para os baladeiros, o carnaval da cidade é uma opção excelente. Unir festa, agito e o mar é o ideal de carnaval perfeito e Rio das Ostras tem tudo isso, além de muita gente bonita.

Por lá, o carnaval tem sido cada vez maior e atrai público do país inteiro, lotando as ruas rústicas da cidade!

Parque dos pássaros

Parque dos Pássaros Fonte: Batuque na cozinha

Se você for passar um tempo a mais na cidade ou mesmo gosta de explorar mais a natureza, o parque dos pássaros rende um passeio gostoso em meio a lagos, trilhas monitoradas, exposições e encontro com aves exóticas. Tudo isso em meio a mata atlântica e curtindo a brisa do mar. As crianças adoram o passeio, que vale muito a pena!

Festival de frutos do mar

Festival de Fruto do Mar em Rio das Ostras Fonte: Prefeitura Rio das Ostras

Por fim, nossa última dica é o festival de frutos do mar, que ocorre há quase duas décadas na cidade. Durante o período de festival, os restaurantes locais competem para que o público e três jurados possam escolher o prato mais inovador do ano.

Para os turistas, é a oportunidade de saborear novidades na gastronomia, por um preço acessível – os pratos giram em torno de R$ 30,00. Para a cidade, há a chance de valorizar a economia local e agitar o turismo.

O festival ocorre geralmente em outubro, com datas que são confirmadas todos os anos.

Rio das Ostras – Um lugar que vale a pena ser conhecido!

A cidade de Rio das Ostras vale a visita, seja para explorar a natureza exuberante ou apreciar os eventos gastronômicos e musicais que ocorrem todos os anos. Além disso, há restaurantes típicos para serem explorados e uma orla bastante agradável para um passeio de bicicleta ou uma caminhada no fim da tarde.

Gostou do texto de hoje sobre a cidade de Rio das Ostras?

Clique aqui e compre agora sua passagem para esse paraíso!

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Arcos da Lapa - Centro Histórico do Rio de Janeiro
Centro histórico do Rio de Janeiro: Principais atrativos turísticos!
Pedra Bonita
Pedra Bonita no Rio de Janeiro: Como chegar, trilhas e atrações!
Carros do Jeep Tour Rio
Jeep Tour Rio de Janeiro – Passeio, Ingresso, Atrativos e Dicas!
Voo de Livre RJ
Voo Livre RJ – Como chegar, preço, atrativos e dicas úteis!
Área verde no Parque Nacional da Tijuca
Parque Nacional da Tijuca – 5 Dicas Para Você Aproveitar o Local!
Veja Todas >
Cadastur