Porque Visitar o Parque das Ruínas em Santa Teresa!

Parque das Ruínas Santa Teresa Rio de Janeiro

12/01/2022

Para conhecer melhor o Brasil, nada melhor do que visitar seus inúmeros museus, cidades e centros históricos. Como por exemplo o Parque das Ruínas. Um dos destinos mais perfeitos aos curiosos, casais e famílias que buscam por um ambiente boêmio e cheio história. Você terá a opção de uma tour completa por Santa Teresa, e se cativar com as mansões antigas e o bairro mais boêmio do Rio de Janeiro.

Esse centro cultural está localizado no bairro de Santa Tereza (RJ). Tendo como principal atração a casa da grande mecenas da Belle Époque carioca, Laurinda Santos Lobo, conhecida como “marechala da elegância”. Uma vez que foi palco de muitos bailes nos quais se reunia diversos intelectuais e artistas. E adquiriu projetos premiados pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil após a restauração do palacete, elaborada pelos arquitetos Ernani Freire e Sonia Lopes.

Assim o Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas é um território que manteve seu glamour apesar do tempo e das restaurações contemporâneas. Onde é possível passar um tempo, aproveitar as programações culturais ou até mesmo admirar pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro a partir de seus mirantes. Atividades difíceis de evitar estando na “cidade maravilhosa” do nosso país.

 

+Veja também Centro histórico do Rio de Janeiro: Principais atrativos turísticos!

 

Onde fica o Parque das Ruínas

Rio de Janeiro Bairro Santa Teresa

Fonte: Casa e Jardim

O Parque das Ruínas está situado no bairro de Santa Teresa, na cidade de Rio de Janeiro. A cerca de 5km de distância do centro. E ao lado do Museu Chácara do Céu. De modo que muitos turistas aproveitam para conhecer ambos os pontos turísticos em um único dia.

Para chegar ao parque, você pode escolher entre as diversas opções:

  • Carro: a partir do centro da cidade, você pode seguir por uma das três avenidas. Sendo elas: Presidente Vargas, Gomes Freire ou República do Paraguai;
  • Bonde de Santa Tereza: desça na estação Curvelo, próximo ao Museu Chácara do Céu;
  • Ônibus: pegue o ônibus 014 com destino à Santa Teresa, próximo à estação Carioca;

Táxi ou Uber: espere o motorista ao lado da estação Carioca. Embora pareça uma excelente opção, pode ser um pouco complicada. Pois é uma condução mais cara e nem todos os motoristas levam até o Parque das Ruínas. Uma vez que há alguns conflitos entre as comunidades das favelas locais.

Dessa forma, antes de seguir seu caminho ao Parque das Ruínas, pesquise um pouquinho para evitar certos caminhos.

Dentre as opções citadas, muitos turistas indicam o uso de ônibus para o local. Pois é a alternativa mais econômica e segura.

O que fazer: Atrativos turísticos

Santa Teresa Rio de Janeiro

Fonte: Diário do Rio

Há muito tempo a área do Parque das Ruínas foi conhecida como a casa da Belle Époque carioca mais bem frequentada e recheada de eventos sofisticados. Contudo, com a morte de Laurinda Lobo, tudo mudou. Já que o belo casarão se tornou abandonado, foi invadido. E somente alguns anos depois o Ministério da Cultura assumiu o controle do local, o transformando no atual centro cultural municipal.

A partir de então, o ambiente passou por algumas alterações. De modo a tornar o local perfeito para o turismo e para o público interessado na história do palacete. Assim os arquitetos Ernani Freire e Sonia Lopes decidiram por manter as ruínas que se tornaram parte da arquitetura da construção. Unindo a certos elementos contemporâneos como as grandes estruturas de vidro e metal. Uma vez que são materiais capazes de proporcionar um ambiente mais aberto à luz solar, às obras e ao meio externo.

Logo quem visita o Parque das Ruínas não pode perder algumas atrações, como:

  • A própria arquitetura do casarão. Visto que oferece ao turista uma viagem no tempo e nas belezas coloniais de toda construção;
  • As artes e obras espalhadas por todo o prédio;
  • O mirante do quintal que garante uma vista incrível para o morro da Urca, bairro de Cosme Velho e o Pão de Açúcar;
  • O terraço do casarão composto por um mirante 360º. Com vista panorâmica de toda a cidade do Rio de Janeiro.

Apresentando a baía de Guanabara, o Pão de Açúcar, Aeroporto Santos Dumont e vários outros pontos turísticos.

Além disso, que tal finalizar seu dia com um café, na cafeteria do andar térreo. Ou então curtir as apresentações artísticas, shows, cursos e palestras que são oferecidos no local? Para tanto, basta se informar sobre as programações do Parque das Ruínas.

Informações básicas sobre o Parque das Ruínas

Parque das Ruínas Santa Teresa Esculturas

Fonte: Deixa de Frescura

Se está realmente interessado em visitar o Parque das Ruínas, não deixe de obter algumas informações importantes. Pois assim você poderá planejar melhor a sua viagem. Para então poder aproveitar ainda mais o seu dia. Tanto no próprio parque quanto nos arredores.

  • Endereço: R. Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ, 20241-050
  • Horários de funcionamento: de quinta-feira a domingo, das 9h às 16h
  • Valor da entrada: gratuito. Embora possa ser cobrado um valor simbólico. Porém apenas quando há shows e espetáculos aos quais deseja admirar;
  • Contatos: (21) 2224-3922 | (21) 2215-0621 | parquedasruinas.cultura@gmail.com
  • Programação: confira alguns eventos da programação na página do Facebook @parquedasruinas.

Infraestutura

Uma vez que se encontra sob a responsabilidade do governo do Rio, o Parque das Ruínas possui uma infraestrutura impecavelmente completa. Visto que possui:

  • Bar-Café Lanchonete;
  • Banheiro;
  • Bebedouro;
  • Auditório;
  • Jardim;
  • Área para apresentações;
  • Galeria para exposições artísticas;
  • Acessibilidade. De modo a proporcionar rampas, elevadores e banheiros adaptados.

Quando visitar o Parque das Ruínas

O Parque das Ruínas pode ser visitado durante o ano todo. Porém para uma melhor experiência é indicado turistar durante a semana e em dias de céu mais aberto. Isso porque aos finais de semana você pode se deparar com um ambiente muito cheio e com poucas vagas para estacionar.

Além disso, em dias nublados, fica difícil a contemplação dos pontos turísticos a partir dos mirantes do palacete.
Portanto, se possível, se programe para ir em dias mais ensolarados e vazios. Pois certamente será uma visita mais relaxante e divertida.

Dicas de roteiros próximos ao Parque

Museu Chácara do Céu Rio de Janeiro

Fonte: Viator

Por fim, para finalizar um dia após a ida ao Parque das Ruínas, nada melhor que visitar outros pontos turísticos. Assim muitos turistas buscam por experimentar a comida e drinks de Santa Teresa. Ou até mesmo se aventurar no bairro e em suas belezas arquitetônicas.

Ou então visite alguns dos roteiros mais próximos ao parque, como o Museu Chácara do Céu e o Largo Guimarães.

Museu Chácara do Céu

O Museu Chácara do Céu está localizado ao lado do Parque das Ruínas. De modo que muitos turistas optam por deixar seus carros no estacionamento do próprio museu.

Durante sua visita, você pode observar diversas obras temporárias. Ou se admirar com os cômodos originalmente mobiliados distribuídos e preservados nas três pavimentações da casa.

Seu horário de funcionamento é das 12h às 17h, de segunda à domingo, com exceção das terças-feiras.

Largo dos Guimarães

O Largo dos Guimarães é o ponto central do bairro de Santa Teresa. Havendo então uma grande variedade de bares, restaurantes, ateliês, lojas e bondes elétricos tradicionais. Assim sendo o local ideal para quem quer conhecer e vivenciar um pouco mais da cultura local.

Apesar disso, é importante se atentar ao horário de ida. Pois não é indicado andar pelas redondezas muito tarde. Já que pode ser um tanto quanto perigoso aos turistas.

 

+Veja também Pontos Turísticos que Você Precisa Conhecer no Rio de Janeiro!

 

Com tanta história, cultura, eventos, belezas e novos ares para conhecer, o Parque das Ruínas promete ser um destino para não se arrepender. Uma vez que proporciona um pouquinho da antiguidade e toda a vista da grande cidade do Rio de Janeiro.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Parque das Ruínas Santa Teresa Rio de Janeiro
Porque Visitar o Parque das Ruínas em Santa Teresa!
Montanhas Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Parque Nacional da Serra dos Órgãos – Trilhas e Passeios!
Pessoas voando de asa delta no Rio de Janeiro
Voo de Asa Delta RJ – Como chegar, preço, cuidados e dicas úteis!
Leblon - Pessoa correndo na calçada próximo a orla da praia
O que fazer no Leblon? Como Chegar, Onde Comer e Atrativos!
Praia de Copacabana
O que fazer em Copacabana? 4 Roteiros Imperdíveis Para Você!
Veja Todas > Booking.com
COVID-19

COVID-19

Saiba o que fazer em relação as suas viagens de ônibus