Praia do Sono em Paraty:Saiba Como Chegar, Roteiros e Dicas!

Praia do sono

08/02/2019

Paraty é uma das principais cidades da chamada Costa Verde, região litorânea do estado do Rio de Janeiro. Repleta de belezas naturais, a cidade também é reconhecida por sua ligação com a cultura, visto que recebe anualmente uma das maiores festas literárias do mundo, a FLIP.

Entre as inúmeras atrações de Paraty está a Praia do Sono, um dos locais mais famosos da região. Quer entender o motivo do lugar ser tão querido? Acompanhe nosso post!

+ Veja Também MIMO Festival em Paraty: Como ir, Programação, Data, Ingresso!

Como chegar na Praia do Sono

Vista aérea da praia do sono Fonte: Tribo trip turismo

A Praia do Sono fica, em média, 27 quilômetros de distância do centro de Paraty. Saindo do centro da cidade, basta seguir as placas que apontam para Trindade, vila que faz parte de Paraty. Chegando na estrada que leva a Trindade, vire à esquerda, no Condomínio Laranjeiras.

O Laranjeiras é o local onde os carros ficam estacionados. É isso mesmo que você entendeu: os carros só vão até ali. A partir daquele lugar é preciso pegar um barco táxi ou se aventurar na trilha de 3 quilômetros. E aí, qual o seu tipo de aventura preferido?

Se for a trilha, é importante estar com fôlego pois o grau de dificuldade é médio. Há muitas subidas, descidas e pontos com lama, o que dificulta a locomoção. Esteja preparado!

Caso prefira fazer o trajeto de barco, você vai gastar em torno de R$ 40,00 e em 10 minutinhos estará em seu destino.



Praia de Ponta Negra

Praia de Ponta Negra Fonte: Trilhando montanhas

A Praia de Ponta Negra é um lugar imperdível para quem vai passar uns dias na região da Praia do Sono. A água tem aquele tom esmeralda, sabe? Encantadora! As areias finas e brancas juntamente ao rio que passa por lá só aumentam as maravilhas desse paraíso.

Para chegar em Ponta Negra, é necessário encarar uma trilha de 50 minutos a partir da Praia Antiguinhos, mais uma das belas atrações do local.

Atrações da Praia do Sono

Por falar na Praia Antiguinhos, ao redor da Praia do Sono há outras atrações tão especiais quanto! E, claro, estando por lá você não pode perder. Confira!

Praia de Antigos

Praia de antigos Fonte: Trilhas e aventuras

Ao final da Praia do Sono você encontrará o Rio do Sono e a cena linda do encontro do rio com o mar. É ali também que estará uma placa indicando a trilha para a Praia dos Antigos. Mais uma vez, a disposição vai ser sua melhor amiga já que o trajeto é bastante íngreme, mas garantimos que ao chegar lá e se deparar com uma piscina natural todo o esforço será recompensado.

Praia Antiguinhos

Praia Antiguinhos Fonte: Paraísos preservados

Também é preciso uma trilha para chegar da Praia de Antigos para a Praia Antiguinhos, mas dessa vez o caminho é bem curtinho e simples. Se você não gosta de água gelada – mesmo no verão, essa é a praia certa! As águas são mornas e tranquilas. É uma área de preservação permanente, por isso, é proibido acampar no local;

Cachoeira do Jacaré

Cachoeira do Jacaré Fonte: Instinto viajante

Por que não se refrescar em águas doces também? A Cachoeira do Jacaré fica a 20 minutos da Praia do Sono, ou seja, vale muito a pena fugir um pouquinho do mar e tomar um banho de queda de água. Para chegar lá é simples, basta seguir a trilha que parte da igreja da praia.

+ Veja Também 13 Melhores Pousadas em Paraty Perto do Centro Histórico!

O que fazer próximo a Praia do Sono

Igreja matriz de Paraty Fonte: Experiências brasil

Além dos locais já citados, há outras atrações turísticas na região que merecem atenção.

Claro que não podemos deixar de falar de Paraty, né? A cidade é um charme e vale uma visita de, ao menos, meio período. Você não vai se arrepender!

Trindade também é um local bastante agradável e separar um tempinho para conhecê-la melhor é uma excelente opção! As praias são mais agitadas, ou seja, possui um clima diferente da Praia do Sono

Se você estiver afim de passear um pouco mais, Ubatuba está a 60 quilômetros de distância. Essa é uma das cidades mais visitadas do litoral paulista e possui uma infinidade de praias para todos os gostos. Você não vai se arrepender!

+ Veja Também O Que Fazer em Paraty? Onde fica, Como Chegar, Praias e Dicas!

Onde ficar na Praia do Sono

Barracas de acampamento na praia Fonte: Praia do sono

A principal forma de se hospedar na Praia do Sono, na verdade, não é uma hospedagem, mas sim camping. Existem alguns espalhados pela praia, mas se o que você deseja é sossego o ideal é escolher os campings mais afastados dos bares que tocam música até de madrugada. Há também algumas casas em que os moradores alugam para turistas o espaço todo ou alguns cômodos como quarto e cozinha.

Dicas para quem vai visitar a Praia do Sono

Praia do sono em Paraty Fonte: Viajei bonito

Como você pode perceber, a Praia do Sono é um local afastado, com clima tranquilo e de muito contato com a natureza.

Para que a viagem seja ainda mais especial, é importante não se esquecer de 3 itens que são importantes em todos os momentos: tênis (para as diversas trilhas), repelente e garrafa de água.

Além disso, vá preparado para ficar desconectado já que o sinal de telefonia por lá é péssimo. Até mesmo energia elétrica, em determinados pontos, é algo difícil de encontrar.

No mais, a pergunta que não quer calar é: já sabe quando viajar? Aproveite muito essa experiência única que é visitar a Praia do Sono! Certamente, você vai querer repeti-la em breve!

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Bondinho no Rio de Janeiro
Bondinho no Rio de Janeiro – Ingressos, Horários e Atrativos!
Barcos na Ilha de Paquetá
O Que Fazer na Ilha de Paquetá? Como ir, Pontos Turísticos e Dicas!
Cristo Redentor
Cristo Redentor no Corcovado: Como Chegar, Atrativos e Dicas!
Vista aérea de Copacabana
Praia de Copacabana – RJ: Como Chegar, Atrativos e Dicas!
Corredor de Palmeiras no Jardim Botânico RJ
Jardim Botânico do Rio de Janeiro: Como Chegar, Atrativos e Dicas!
Veja Todas >
Cadastur