Quinta da Boa Vista: Como chegar, atrativos e dicas!

Parque - Quinta da Boa Vista

01/07/2020

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais visitadas em todo o mundo, e não é para menos, visto que, seus encantos são realmente surpreendentes. Um dos locais que certamente valem a pena visitar é a Quinta da Boa Vista, que contribui muito para a beleza da cidade.

A Quinta da Boa Vista é marcada pela história. De fato, foi ela quem protegeu a família real até a proclamação da república, mais de 80 anos. Dom João XI veio de Portugal e se hospedou logo ali, e se fixou toda a sua família.

O nome quinta refere-se a casa em cima de uma colina que possibilita uma vista incrível do lugar, mais precisamente da Baía de Guanabara.

Para ajudar você a entender mais sobre a Quinta da Boa Vista, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

+ Veja também Feira de São Cristóvão: Como Chegar, Atrativos, Dicas!



Como chegar?

Monumento na quinta da Boa Vista Fonte: Brazil travel

O Rio de Janeiro, por ser uma cidade muito turística e movimentada, conta com diversos aplicativos que podem te ajudar a ter uma experiência melhor no trânsito.

De fato, você pode fazer o percurso de onde estiver e buscar os melhores transportes públicos. Essa é uma das principais vantagens de estar em uma cidade como o Rio.

Contudo, a maneira mais fácil de chegar à Quinta da Boa Vista é através do metrô. A estação mais próxima do local é a de São Cristóvão. Uma vez estando lá, basta andar alguns metros e você já conseguirá ver a entrada do parque.

Vale lembrar que, a entrada é totalmente gratuita na Quinta da Boa Vista e o horário de visitação é das 9h às 17h.

+ Veja Também Centro histórico do Rio de Janeiro: Principais atrativos turísticos!

Onde comer?

Restaurante Quinta da Boa Vista Fonte: Restaurantequintadaboavista

Uma das maravilhas para quem deseja passar o dia no local, é o restaurante Quinta da Boa Vista, que fica localizado dentro do parque.

Antigamente, o espaço do restaurante, era usado como capela da família real. Ou seja, além de uma boa comida, você poderá aproveitar e se transportar para aquela época e vivenciar uma experiência incrível.

Atrativos da Quinta da Boa Vista

Com cerca de 155 mil metros quadrados, o Quinta da Boa Vista conta com diversas atrações. Certamente, vale a pena deixar pelo menos uma manhã do seu roteiro para conhecer melhor o local.

Dentre as atrações mais famosas da Quinta da Boa Vista, podemos destacar:

Zoológico

Zoológico - Quinta da Boa Vista Fonte: Oglobo

Aberto de terça a domingo, das 9h às 16h30min, o zoológico foi inaugurado pelo presidente Getúlio Vargas em 1945.

Os valores variam por faixa etária e outros fatores. Por exemplo, as crianças com até um metro de altura e deficientes físicos não pagam. As demais pessoas pagam em torno de R$ 6 reais para visitar o local. O telefone de contato é 3878-4200.

Pagode Chinês

Pagode Chinês - Quinta da Boa Vista Fonte: Wikimedia commons

Um dos pontos que marcam a Quinta da Boa Vista é certamente o Pagode Chinês, que foi construído com o projeto do arquiteto e paisagista Paulo Villon, em 1910.

Isso aconteceu, porque o prefeito da época, Serzedelo Correa, decidiu revitalizar o parque e dentre um dos objetivos, era homenagear a influência chinesa que é tão forte na cidade.

Na parte do telhado, há um forro de argamassa, que imita o sapê. Já o forro do piso imita a casca das arvores apoiado em bambus. De fato, esses são realmente os materiais que os chineses usavam para construir os seus pagodes na China.

Além disso, como você pode perceber, o pagode Chinês da Quinta da Boa Vista completou em 2010, 100 anos de sua inauguração. Dessa forma, passou novamente por uma revitalização.

Templo de Apolo

Templo de Apolo - Quinta da Boa Vista Fonte: Wikipedia

No meio do lago do parque, há uma pequena ilha que pode ser acessada por uma ponte. É nessa ilha, que se encontra o Templo de Apolo. Esse belíssimo templo, foi inaugurado em 1920 pelo prefeito Serzedelo Correa e o projeto foi feito pelo arquiteto e paisagista Paulo Villon.

Certamente é um local muito bonito para se visitar na Quinta da Boa Vista. A intenção inicial era fazer concertos no local, mas hoje é usado para diversos fins.

Portão Monumental

Na entrada da Quinta da Boa Vista, você poderá notar um lindo portão. Esse foi dado de presente a Dom Pedro I e sua esposa, por um Lord Inglês, o Duque de Northuberland.

Por ser algo tão importante para história, ele foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico do país.

Monumentos

Estátua na Quinta da Boa Vista Fonte: Flickr

Um dos pontos fortes e que marcam a história da Quinta da Boa Vista é a estátua de D. Pedro II, que fica localizada bem em frente as ruínas do Museu Nacional. Essa estátua foi criada por Jean Magrou e foi projetada pelo arquiteto Heitor da Silva Costa.

De fato, ela foi pensada e projetada para estar exatamente no local onde se encontra. Além disso, se trata de uma estátua bem grande, com 2 metros e 60 centímetros, mais o pedestal. Ela foi colocada nesse local, justamente para homenagear os 100 anos do imperador, em 1925.

Próximo desse local, também há estátuas representando outros continentes, como: a África, a América, a Ásia e a Europa. Há também, a estátua da imperatriz Leopoldina, que faleceu no Palácio de São Cristóvão.

Aquário

Pinguins no ZooAquariu Fonte: Maisrio

Como já citei anteriormente, existe um zoológico dentro da Quinta da Boa Vista. Contudo, dentro do mesmo, fica localizado o ZooAquarium, que é um aquário muito divertido. Ele foi criado pelo D. Pedro II e lembra a forma de uma caverna.

Infelizmente Dom Pedro II não viu a construção finalizada. Uma grande pena, visto que, ele convocou o paisagista francês Auguste Glaziou, especialmente para fazer o projeto. Contudo, durante muito tempo, aproximadamente 60 anos, o ZooAquarium foi praticamente abandonado, não sendo utilizado para nada.

Contudo, em 2004, o aquário da Quinta da Boa Vista foi totalmente revitalizado, pensando em exatamente manter os mesmos padrões da construção. Hoje, ele abrigada diversas variedades de peixes, se tornando um passeio bem interessante.

Gostou de saber mais sobre a Quinta da Boa Vista? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Praia de Copacabana
O que fazer em Copacabana? 4 Roteiros Imperdíveis Para Você!
Cadeg - Rio de Janeiro
CADEG – Rio de Janeiro: Onde Fica, Como Chegar, Lojas e Roteiros!
Mirante Dona Marta
Mirante Dona Marta – RJ: Como Chegar, Passeios e Recomendações!
MAR Museu no Rio de Janeiro Oscar Niemeyer
6 Obras de Oscar Niemeyer Para Você Conhecer no Rio de Janeiro!
Vista Chinesa no Rio de Janeiro
Vista Chinesa no Rio de Janeiro: Onde fica, como chegar, atrativos e dicas!
Veja Todas > Booking.com
Cadastur