Como Fazer a Trilha Morro Dois Irmãos – Dicas e Orientações!

O Rio de Janeiro tem uma infinidade de pontos turísticos que você precisa conhecer, mas existe um ponto que une vários em um único passeio: a Trilha Morro Dois Irmãos.
Essa é uma das trilhas mais famosas do Rio de Janeiro, é considerada quase que obrigatória para os trilheiros. Dá a você uma visão 360° de toda a zona sul.
+Veja também Trilhas no Rio de Janeiro: 7 Roteiros Para Quem Gosta de Aventura!
Índice
Onde está localizado o Morro Dois Irmãos?
A formação rochosa fica no bairro do Leblon, entre a comunidade do Vidigal e da Rocinha.
A vista do mirante é realmente incrível! Ele fica no topo, e para chegar lá é preciso passar por dentro da Comunidade do Vidigal
Como chegar ao início da Trilha do Morro Dois Irmãos?

Fonte: Trilhando Montanhas
Dependendo da região que você esteja o transporte público é a melhor opção, tanto ônibus, quanto metrô. Se estiver no centro e for de ônibus, a linha Troncal 04 passa em frente ao Vidigal.
De metrô, você deve ir até à estação Jardim Alah na linha 4, que vai te deixar em frente ao ponto de ônibus da orla Ipanema/Leblon, onde você pode pegar a linha 9 até o Vidigal.
Chegando aos pés da comunidade, você logo vai ver os moto táxis que provavelmente vão até te abordar oferecendo o serviço, que pode custar de R$5 a R$10, para te levar até a Vila Olímpica do Vidigal, que é em frente a entrada da trilha.
Orientações para curtir a Trilha

Fonte: Meu Destino É Logo Ali
Mesmo que você não tenha o costume de fazer trilhas, ou não tenha tanto preparo, vai poder encarar a Trilha Morro Dois Irmãos. São apenas 1.5 km de trilha, que você percorre em 40 minutos até 1 hora.
É considerada uma trilha com dificuldade mediana. Possui áreas planas, e pequenas áreas de escalada em rochas, e uma parte com mata na altura da cintura.
Para quem não está acostumado com trilhas, pode enfrentar dificuldades por que a área não tem muitas sinalizações.
Ao fim da trilha, você tem como recompensa sucos, água mineral e água de coco, que são vendidos por lá.
A vista do Topo da Trilha Morro Dois Irmãos

Fonte: Rio On Watch
Toda trilha tem como recompensa a vista do topo, mas nesse caso aqui é realmente um grande prêmio. Do Mirante do Irmão Menor é possível ver a gigantesca comunidade da Rocinha.
Do Mirante do Irmão Maior você vai avistar:
- A ponte Rio-Nitéroi;
- Praia de São Conrado;
- Pedra da Gávea;
- Pedra Bonita;
- Floresta da Tijuca;
- Cristo Redentor;
- Pão de Açúcar;
- Ilhas Cagarras;
- E a Lagoa Rodrigo de Freitas.
É realmente uma visão 360° de toda a zona sul do Rio de Janeiro. É uma vista que poucos locais oferecem.
Atrativos próximos à Trilha Morro Dois Irmãos

Fonte: Brazil Foundation
Após a trilha, você pode aproveitar para conhecer a Favela do Vidigal, que hoje está pacificada e oferece muitos lugares legais, como a sede do grupo de teatro Nós no Morro, que já revelou grandes artistas.
Você também pode conhecer o Sitiê Eco Parque, um lixão que foi transformado em um parque ecológico pela própria comunidade, os 8 mil metros quadrados hoje tem sua horta comunitária de verduras, e com várias atividades que incentivam a sustentabilidade na região.
Você também pode aproveitar para se deliciar com a feijoada do Bar da Laje, famoso restaurante da região que já apareceu até no programa Master Chef.
O restaurante fica no ponto mais alto do morro, e garante além de comida boa, uma vista marcante. A música também acontece por lá, com um bom pagode raiz. Não saia sem experimentar a caipirinha de pimenta, vale a pena!
+Veja também Mirante da Rocinha: Como Chegar, Cardápio, Bar e Dicas!
Dicas finais de como se preparar para a trilha

Fonte: Catraca Livre
Como você viu, a trilha Morro Dois Irmãos é um ótimo programa para quem curte boas aventuras ao ar livre, e que gostam de uma boa caminhada.
Não recomendamos que vá com crianças ou idosos, a trilha pode exigir demais desses dois perfis.
É importante também se preparar para o passeio;
- Use roupas confortáveis;
- Leve protetor solar;
- Se gostar, use chapéu ou boné;
- Óculos de sol;
- Use um tênis confortável;
- Leve água;
- Barrinhas de cereal;
- Uma toalhinha para secar o suor;
- Uma mochila para colocar tudo isso.
Se você estiver comprando um pacote de viagens, veja se é possível contratar a parte o serviço de guia, é uma boa ideia!
É um passeio bem legal de se fazer, e que vale todo o esforço até o topo. Portanto, se gostou compartilhe este artigo!