Pedra do Telégrafo, Rio de Janeiro: Onde Fica, Como Chegar e Dicas!

A trilha Pedra do Telégrafo é casa de um dos locais mais visitados do Rio de Janeiro. Se você já viu aquela foto de pessoas penduradas na ponta de uma pedra, você já sabe de onde estamos falando.
Essa pedra é chamada de Pedra da Bigorna, mas muitos acham que essa é a Pedra do Telégrafo. Entretanto, a confusão é simples de explicar, uma vez que a Pedra da Bigorna faz parte da trilha da Pedra do Telégrafo.
No texto de hoje, falaremos mais sobre esse famoso local do Rio. Portanto, confira!
Índice
Onde fica a Pedra do Telégrafo?
A Pedra do Telégrafo fica localizada no Parque Estadual da Pedra Branca, na Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro. O local conta com cerca de 354 metros de altura, trazendo uma visão única dos mais belos locais do Rio, como a Pedra da Gávea, Barra da Tijuca, Recreio, Praia do Meio, entre muitos outros.
Além disso, do outro lado, uma linda vista do mangue e da Restinga da Marambaia completam ainda mais esse lindo cenário brasileiros.
+Veja também Pedra Bonita no Rio de Janeiro: Como chegar, trilhas e atrações!
Como chegar na Pedra do Telégrafo?

Fonte: Moovit Updates
A entrada da trilha da Pedra do Telégrafo começa ao lado do quartel do Exército, o Campo de Prova da Marambaia. A subida é através de uma ladeira bem ao lado do ponto de mototáxi.
Separamos abaixo as principais formas de chegar até o local. Confira!
Carro
Partindo da Barra da Tijuca (zona sul) é preciso seguir pela Avenida das Américas, no sentido Recreio. Depois disso, basta entrar na Barra de Guaratiba e seguir pela Estrada Roberto Burle Marx até seu fim. Desse modo, chegando bem próximo ao destino.
A dica é estacionar bem próximo ao quartel. Entretanto, encontrar uma vaga próxima pode ser um desafio.
Principalmente em feriados e fins de semana. Dessa maneira, o mais indicado é ir bem cedo (para garantir vaga).
Locação de carro
Uma ótima opção para quem deseja ter um carro disponível (sem ter viajado com o seu) e não ter que usar transporte público, é fazer uma locação de veículo. Por conta disso, no Rio você encontra diversas locadoras, como a Rent Cars, que oferece ótimos preços e condições de pagamento em aluguel de carro.
BRT e ônibus
Uma outra opção para quem deseja chegar até a trilha é pegar o BRT Pingo d’Água no terminal da Alvorada e descer na estação da Ilha de Guaratiba. Depois disso, basta pegar um ônibus na Linha 867, que segue até a Barra de Guaratiba.
Tem um ponto logo após o quartel, descendo nele, em poucos minutos a pé, você chega até o ponto de partida.
Pedra do Telégrafo, Rio de Janeiro

Fonte: Sympla
Veja abaixo mais informações sobre o roteiro por trás da trilha da Pedra do Telégrafo.
Tempo da Trilha Pedra do Telégrafo
De modo geral, a trilha costuma demorar entre 2 a 4 horas, com ida e volta. Muito do tempo total, dependerá de onde irá partir, bem como, se irá encontrar uma fila para fotografar a pedra.
O tempo de trilha leva em média 40 minutos para subir e mais 40 para voltar. Caso parta da base do morro (Caminhos dos Pescadores), será preciso acrescentar em média mais 20 minutos para subir e 20 para descer.
Distância
Com dificuldade entre leve e moderada, a travessia da trilha tem a extensão de cerca de 3 km. Já partindo do Caminho dos Pescadores, a distância aumenta em 1 km, totalizando 4 km. Desse modo, com ida e volta, a distância fica entre 6 a 8 km.
O que vai ver na Trilha Pedra do Telégrafo
Além de ver a famosa pedra da Bigorna, você também vai ver uma flora e uma fauna exuberantes. Além disso, como dito acima, vai ter uma vista única e incrível dos lugares mais belos da cidade do Rio de Janeiro. Sem dúvidas uma experiência que vale a pena ser sentida.
+Veja também Trilhas no Rio de Janeiro: 7 Roteiros Para Quem Gosta de Aventura!
Dicas de Atrativos próximos a Pedra do Telégrafo, Rio de Janeiro

Fonte: Leve na Viagem
Além de curtir as lindas paisagens da trilha da Pedra do Telégrafo, você tem ótimos atrativos próximos para conhecer. Veja alguns!
Trilha do Costão do Pão de Açúcar
A trilha do Costão do Pão de Açúcar reserva um dos mais belos cenários do Rio. Entretanto, ainda assim é uma travessia feita por poucos. Muitos inclusive acreditam que o topo só pode ser alcançado pelo bondinho.
Mas não, o topo pode ser alcançado via travessia a pé. É uma subida íngreme e com trechos de escalada. Porém, é relativamente simples e o local conta com guias para ajudar. Após vencer o desafio, a descida pode ser feita pelo bondinho mesmo.
+Veja também Trilha Morro da Urca: Como fazer, horário, distância e dicas úteis!
Trilha Pedra da Gávea
Estamos falando “apenas” no maior monólito à beira mar do planeta. A Pedra da Gávea é um dos mais tradicionais cartões postais do Rio de Janeiro. O local conta com mais de 800 metros de altitude.
Já sua trilha é considerada difícil, e tem duração de cerca de 3 horas de caminhada. Dessa forma, deve ser feita apenas por pessoas com um bom preparo físico e técnicas para esse tipo de travessia.
Além disso, o melhor a se fazer é sempre ir acompanhado, ou por um guia ou por alguém mais experiente.
Entretanto, com tudo isso acertado, estamos falando de uma das trilhas mais recompensadoras que você pode fazer em sua vida.
+Veja também Floresta da Tijuca: Onde fica, como chegar e atrativos!
Tour de Vôo de Asa-delta
Se deseja ter uma visão ainda mais incrível e repleta de adrenalina, certamente, você precisa fazer o voo de asa delta do Rio de Janeiro. Desse modo, você vai ver a Cidade Maravilhosa de cima, criando uma memória sensacional da sua viagem. Sinta-se nas nuvens.
Barra de Guaratiba
Além da Pedra do Telégrafo, a Barra de Guaratiba conta com muitas opções de lazer. Dessa forma, você pode conhecer lindas praias selvagens e praticar stand up paddle no mangue. Enfim, são ótimas opções para sair do óbvio.
Além disso, você encontra incríveis restaurantes de frutos do mar local.
Onde se hospedar em Barra de Guaratiba?

Fonte: Trip101
Como a trilha da Pedra do Telégrafo, fica em um endereço bastante buscado, a procura por estadia, principalmente em certos períodos do ano, pode ser um desafio e tanto.
Dessa maneira, a dica que trazemos aqui é alugar um Airbnb para sua viagem. É uma opção mais segura, econômica, confiável e bem mais simples de encontrar na Barra de Guaratiba.
De modo geral, é uma excelente opção que certamente vale muito a pena. Isso porque você encontra opção de Airbnb para todos os gostos e bolsos, desde coberturas até suítes.
Que tal ficar por dentro dos melhores destinos para viagens no Brasil? Para isso basta acompanhar a Transportal. São as melhores dicas para você ter viagens incríveis, nesse país cheio de belezas únicas. Confira!