Riscos e Perigos nas Trilhas Para Praias Lindas No Rio de Janeiro!

Homem tentando descer a trilha da praia do Secreto

12/04/2019

O Brasil é cercado por lugares espetaculares, com paisagens incríveis, lugares que jamais pensamos que poderíamos encontrar tão pertinho da gente. São tantos lugares que a natureza nos presenteou que desejamos conhecer um pouquinho de cada um deles. E o Rio de Janeiro, é um desses lugares privilegiados pela natureza, pois a riqueza natural é muito abundante, são rios, lagos, praias, cachoeiras e paisagens secretas.

Um desses lugares que o Rio guardou para os seus turistas mais aventureiros foi a Praia do Secreto, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, um lugar de tirar o fôlego. Na verdade, não podemos chamar de praia, pois é um espaço entre as rochas que forma uma pequena piscina com água do mar, a faixa para banho é pequena possui no máximo 10m de comprimento e a descida é bem íngreme, trazendo riscos e perigos nas trilhas para chegar até lá.
Ainda falando sobre o Rio e suas maravilhas naturais, outro lugar incrível é a Lago do amor, que fica em Arraial do Cabo, o nome já dá sinais do que você pode esperar dessa maravilha da natureza, é um lago que foi criado a partir de uma formação rochosa no mar, que só pode ser acessado através de uma trilha íngreme e um pouco escorregadia. Mas porque estamos falando de lugares incríveis, com o título do artigo sobre riscos e perigos? Você vai descobrir em seguida!

+ Veja Também 8 Melhores Destinos de Ecoturismo no Brasil Para Você Conhecer!

Quais os riscos e perigos nas trilhas para chegar até esses lugares?

Tanto a praia do secreto quanto o lago do amor, possuem ligação direta com o mar, pois suas piscinas naturais são alimentadas pelo movimento da maré, com a maré baixa, esses locais ficam cheios, já na maré alta é possível aproveitar um pouco a região, mas se estiver batendo, é aconselhável que não se aventure no local, pois a água começa a entrar e sair com muita violência.

Um dos riscos que temos em locais que possuem ligação direto com o alto mar são as ondas, que podem pegar os banhistas de surpresa e arrastar para alto mar, como já aconteceu, infelizmente, algumas vezes na Praia do Secreto e também no Lago do Amor. Apesar do local ser incrível para tirar fotos, é importante ficar atento no movimento da maré e nas ondas, para não ser pego de surpresa.



Riscos e perigos nas trilhas: Praia do Secreto

Praia do Secreto Fonte: Adrenalina10

O acesso para a Praia do Secreto fica logo após o Mirante da Praia, no sentido Recreio, se estiver de carro, você pode até estacionar próximo ao mirante. A trilha da Praia do Secreto possui uma placa dizendo: Perigo de Morte, o que já indica os possíveis e perigos nas trilhas que os aventureiros irão passar.

A trilha não é muito extensa, a parte que possui mata leva cerca de 5 minutos, a parte desse momento, chegamos a parte do paredão de pedra, que é um dos principais perigos dessa trilha. Ele é muito íngreme e possui pontos em que está escorregadio, principalmente na época das chuvas do verão carioca. Diversas pessoas escorregam e acabando se machucando.

Riscos e perigos nas trilhas: Lago do Amor

Casal no Lago do Amor em Arraial do Cabo Fonte: Soleil viagens

O Lago do Amor é uma das opções turísticas mais procuradas da região, a visitação tornou-se cobiçada a pouco tempo, mas já se tornou o queridinho da região. O percurso leva cerca de 30 minutos e exige um pouco de preparo físico, uma vez que a trilha é um pouco pesada e requer bastante atenção, ela fica próximo do mirante do Pontal do Atalaia, outro ponto turístico da região.

Trilha para lagoa do amor

Pessoas fazendo a trilha para o Lago do Amor Fonte: Youtube

Os riscos e perigos nas trilhas já começa pois não existe sinalização no caminho, parte do caminho é feito por um trecho bem estreito, com vários desníveis e precipícios, que podem causar tontura em algumas pessoas. Em épocas de chuva e de maré alta, o percurso fica ainda perigoso, pois fica muito escorregadio. A descida até o ponto do Lago do amor é um pouco íngreme e também escorregadia.

Cuidados para evitar acidentes nas trilhas

Grupo de pessoas fazendo trilha Fonte: Nativos do mundo

Antes de qualquer indicação, é importante que quem se predisponha a realizar uma trilha com algum grau de dificuldade tenha um pouco de preparo físico, uma vez que o cansaço físico também pode ocasionar acidentes. Outras recomendações importantes para evitar os riscos e perigos nas trilhas:

  • Respeite as placas de sinalização do local;
  • Sempre vá acompanhado de um guia local;
  • Em casos de trilhas mais íngremes, como a Praia do Secreto, evite levar muito peso, apenas o essencial, como água e alguns alimentos leves;
  • Busque informações sobre o local e pontos de ajuda mais próximos;
  • Evite locais com placas de Perigo de Morte, pois os acidentes são comuns em locais como esses;
  • Evite trilhas mais íngremes no período de chuva;
  • Não teste os seus limites.

Todas as orientações são que o seu passeio seja incrível e não tenha nenhuma memória sobre um dia que foi pensado para ser perfeito! Existem muitas locais no Brasil que possuem riscos e perigos nas trilhas, mas com um pouco de cuidado e atenção, sem desrespeitar a natureza, você pode ir aproveitar tudo que a natureza nos proporcionou.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Bondinho no Rio de Janeiro
Bondinho no Rio de Janeiro – Ingressos, Horários e Atrativos!
Barcos na Ilha de Paquetá
O Que Fazer na Ilha de Paquetá? Como ir, Pontos Turísticos e Dicas!
Cristo Redentor
Cristo Redentor no Corcovado: Como Chegar, Atrativos e Dicas!
Vista aérea de Copacabana
Praia de Copacabana – RJ: Como Chegar, Atrativos e Dicas!
Corredor de Palmeiras no Jardim Botânico RJ
Jardim Botânico do Rio de Janeiro: Como Chegar, Atrativos e Dicas!
Veja Todas >
Cadastur