Viajantes com necessidades especiais: Acessibilidade na Novo Rio!
Viajantes com necessidades especiais possuem direitos diferenciados dos demais usuários, não importa qual seja sua limitação. Prezamos sempre que as rodoviárias para onde você vai viajar tenha o serviço de acessibilidade em todo espaço, com uma série de opções para quem precisa viajar tranquilo.
Separamos hoje tudo que é necessário saber sobre esse assunto, desde a Rodoviária até a viagem em si com os ônibus que fazem linhas conosco. Confira abaixo as informações!
Viajantes com necessidades especiais
Primeiro, vamos falar quais são nossos serviços de acessibilidade para os viajantes com necessidades especiais. Teremos como referência a rodoviária do Rio, o usuário que precisar irá encontrar:
- Elevadores prioritários, sendo 1 no setor de embarque e um no desembarque: Eles funcionam com prioridade para pessoas com necessidades especiais e idosos. Fazemos sempre o possível para que essas pessoas sejam as primeiras a embarcar.
- Cadeiras de rodas e cadeiras de transbordo: Elas podem ser adquiridas no balcão de atendimento do setor de embarque e no balcão do desembarque. Temos duas disponíveis para atender os passageiros que precisarem delas.
- Contamos com rampas de acesso: Somadas 3, que vão até à plataforma central e ao desembarque superior. Elas podem servir como segunda opção quando o elevador estiver distante.
- Também contamos com 4 escadas rolantes dentro da Rodoviária Novo Rio e que dão acesso aos mais diversos setores, tanto de embarque como desembarque.
- Em relação aos serviços gerais, são 10 sanitários adaptados dentro da Rodoviária, localizados em todos os setores.
Além dos serviços físicos, a rodoviária tem funcionários capacitados para ajudar o usuário que chegar na Novo Rio. Nos balcões de informação, é possível solicitar ajuda através do Serviço de Auxílio a Portadores de Necessidades Especiais.
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Direitos das Pessoas com Necessidades Especiais nos ônibus
Segundo a ANT, Agência Nacional de Transportes, em todos os ônibus com viagens entre estados, é obrigatório que haja uma rampa de acesso e dois assentos reservados para pessoas com necessidades especiais.
Nossa sugestão, porém, é que o viajante sempre fale com a auto-viação antes de comprar a passagem, seja por telefone ou pessoalmente. Embora seja regra, esses assentos podem já terem sidos vendidos para outras pessoas.
Via de regra, é preciso comprar as passagens com ao menos 3 horas de antecedência – em algumas companhias, a reserva está garantida em até 6 horas. Portanto, é importante ligar na viação e fazer a compra com tempo sobrando.
Separamos alguns direitos que merecem ser lembrados:
- Rampa ou plataforma elevatória: Todos os ônibus interestaduais devem estar equipados com rampas ou plataformas elevatórias para pessoas com deficiências físicas.
- Assento: Como explicamos, são dois assentos reservados para quem tem necessidades especiais. Eles são garantidos em até 6 horas antes da viagem.
- Bagagem: A cadeira de rodas ou qualquer outro item de importância essencial para a locomoção daquele pessoa deve ser transportado sem cobranças extras pela viação.
- Cão-guia: Para os deficientes visuais, o cão-guia pode ser transportado também sem nenhum tipo de taxa extra. Mais uma vez, é necessário fazer essa reserva com antecedência para evitar transtornos.
- Gratuidade: Pessoas com necessidades especiais que possuam baixa renda comprovada podem solicitar gratuidade nas passagens, desde que elas sejam compradas com a antecedência que informamos acima. Além disso, o viajante deve se inscrever no site do Passe Livre para conseguir ter direito ao benefício.
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Cuidados necessários
Os viajantes com necessidades especiais possuem direitos garantidos por lei e pela ANT, que regula todos os ônibus e garante que nenhuma viação descumpra as regras. É importante, também, ter alguns cuidados extras para evitar problemas na hora da viagem. Separamos os mais relevantes:
- Documentação: Em caso de deficiências não aparentes, é essencial ter a documentação em mãos, como laudo médico por exemplo. Sempre que for possível, o viajante deve manter seus dados atualizados e seus documentos em dia para solicitar alguns dos seus direitos, como a passagem gratuita.
- O passe livre: É direito de todo PNE viajar sem pagar tarifas, desde que ele comprove sua baixa renda. No site do passe livre há todas as informações e como ele deverá proceder para garantir esse direito. Se mesmo com o Passe Livre a viação negar o transporte gratuito, será necessário conversar com um dos funcionários da Novo Rio. É lei e ela deve ser cumprida!
- Cão-guia: É essencial que o viajante com necessidades especiais compre sua passagem com antecedência, especialmente quando ele precisa levar o seu cão-guia, que precisará de um assento extra em muitos casos.
Para pessoas com muita dificuldade de locomoção, é sempre interessante viajar acompanhado. Essa dica vale para o transporte aéreo também. Em alguns casos, será possível embarcar apenas com um responsável ao lado.
Os direitos dos viajantes com necessidades especiais devem ser assegurados por todas as empresas de transporte.
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