Meu pedido Fale conosco
Atendimento

O Que Fazer em Campina Grande: Como ir, Pontos Turísticos e Dicas!

Campina Grande

Famosa por suas ruas calmas e sua herança cultural, campina grande vem ganhando espaço no turismo do nordeste por estar próxima a algumas lindas praias e por sua paisagem bonita e aconchegante, quem vem a cidade pode muito bem se divertir de dia e de noite sem andar muito e o povo hospitaleiro e festivo faz de tudo para que você sinta vontade de ficar, nos últimos anos a cidade se tornou palco de um dos maiores espetáculos juninos do mundo e essa fama repercutiu no número de shows que acontece na cidade durante o ano, desta forma a cidade tem crescido em espaço físico e infraestrutura voltada para receber.

Quando ir

Se sua intenção é aproveitar as praias e fazer compras então você está com sorte, campina grande fica localizada numa região do nordeste em que o clima se mantém agradável Durante o ano todo, mesmo no inverno as chuvas são rápidas e as ruas não alagam então você não tem que se preocupar, agora se o que você quer é curtir uma festa sem fim e sem limites para a diversão, as festas juninas duram o mês Inteiro, são shows todas as noites além das tradicionais fogueiras gigantes, as pessoas festejam praticamente sem pausa então você talvez não consiga manter o ritmo mas com certeza vai adorar.

Como ir

Chega a cidade é bem fácil, não importa de onde você estiver vindo seu vôo vai te deixar no aeroporto internacional presidente Castro pinto que fica na capital, João Pessoa, chegando na capital você pode seguir viagem dirigindo, basta alugar um carro, são duas horas de viagem mas as estradas são seguras e sem buracos então a viagem é bastante tranquila.

Se preferir não dirigir você pode pegar um ônibus na capital e relaxar, algumas linhas de ônibus que fazem o trajeto passam no aeroporto mas nestes a viagem é mais demorada, nesse caso o melhor é ir até a rodoviária da capital e procurar um ônibus expresso, eles não fazem paradas para pegar ou deixar passageiros então a viagem é bem rápida e confortável.

Figuras históricas

Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga - Campina Grande Fonte: Henrique Barbosa

Considerado um gênio da música, Luiz Gonzaga foi mestre na sanfona e sua música tipicamente nordestina representa ainda hoje os anseios e a realidade do povo do sertão, embora não esteja mais vivo suas músicas sempre serão consideradas como clássicos e ao visitar uma cidade do nordeste é provável que você possa ouvir algumas, em vida o rei do Baião não se cansava de repetir que amava a cidade de Campina Grande e inclusive fez uma música em homenagem à cidade, a música “tropeiros da borborema” é considerada por muitos como a mais bonita entre as escritas pelo mestre.

Oscar Niemeyer

Museu dos Três Pandeiros - Campinas Grande Fonte: Pinterest

Possivelmente o maior arquiteto brasileiro, suas obras são arejadas e inovadoras, onde quer que um de seus projetos fosse construído o lugar ganhava respeito e admiração através de sua obra, em Campina Grande ele foi responsável pelo projeto de construção do museu de arte popular que foi concebido como parte da UFPB, o prédio desenhado com maestria exibe curvas perfeitas e um estilo que é muito característico do artista, sua forma arredondada lhe rendeu a alcunha de “museu dos três pandeiros”.

Embora suas maiores contribuições artísticas estejam localizadas em Brasília o arquiteto tinha um amor especial pela cidade e declarou várias vezes durante a criação do projeto que pretendia construir uma coroa para a rainha dos borboremas (apelido da cidade).

Assis Chateaubriand

Assis Chateaubriand - Campina Grande Fonte: Pbtur

Jornalista, escritor, empresário, chatô teve muitos títulos ao longo de sua vida, sua coragem e vontade de inovar fizeram dele um dos maiores investidores da televisão brasileira, durante toda sua vida ele se dedicou a ajudar quem estivesse ao seu alcance e a fomentar a arte chegando a fazer chantagem contra empresas para conseguir apoio em seus projetos, em 1952 foi eleito como senador da Paraíba e alguns anos depois virou embaixador do Brasil na Inglaterra, mesmo de longe chatô não esqueceu a Paraíba e em 1967 fez uma doação do que viria a ser a primeira coleção do acervo do recém fundado museu regional de campina grande, obras tão valiosas que colocaram imediatamente a pequena cidade no mapa cultural do mundo.

Gastronomia Local

Carne de Sol - Campina Grande Fonte: Conhecendo o ceará

A Paraíba é um dos estados mais antigos do Brasil e suas raízes se fundamentam em uma exótica mistura de raças, essa mistura deu origem a uma culinária rica em sabores, no litoral os frutos do mar são o principal, mas no resto do estado o povo paraibano faz seus banquetes com carne, a carne de sol é a mais popular, uma iguaria que nasceu na época da escravidão e ganhou um espaço nobre a mesa, seu preparo especial deixa a carne com um sabor exótico não encontrado em outras carnes.

Outro prato campeão de público é a buchada de bode costurada, seu preparo leva os órgãos do bode e uma série de temperos que variam de família para família e são mantidos em segredo absoluto, o prato é tão apreciado que costuma atrair estrangeiros que estejam visitando a região apenas para provar esta iguaria.

Pontos altos de Campina Grande

Praias

Trechos de praias de João Pessoa e Pitimbu Fonte: Jornal da paraíba

Na área da capital e nas regiões em volta existem dez praias lindas, os visitantes podem escolher qualquer uma delas e vai se sentir realizado, as águas das praias Paraibanas costumam ser azuladas e a população animada, para quem quer algo menos movimentado então a dica é a praia de pitimbu que costuma ser menos visitada mas tem lindas paisagens e é ótima para levar a família.

Praia Tambada

Praia Tambada - Conde Fonte: Janela do horizonte

Agora se você for mais desinibido pode conhecer tambaba, a famosa praia de nudismo, mas atenção, homens desacompanhados não entram, então se você quer fazer uma visita vá acompanhado, também é proibido tirar fotos na praia mas na entrada você vai encontrar um mirante que é perfeito para quem quer tirar uma boa selfie.

Se você quiser uma experiência mais abrangente então pode contratar um inesquecível passeio de buggy que visitará sete praias em sequência.

Parque do Povo – Festa Junina de Campina Grande

Parque do Povo - Campina Grande Fonte: Paraíba debate

Uma imensa área descoberta reservada para realização de eventos, é nessa área que já a alguns anos os eventos juninos da cidade são realizados, o local conta com iluminação de qualidade, banheiros públicos e espaço para quiosques e barracas.

Durante o ano costumam haver parques itinerantes, circos e ocasionais shows de música, o parque do povo embora recente é um orgulho para a cidade que teve sua economia melhorada graças ao espaço inovador.

Mesmo quando não tem eventos acontecendo o local ainda é um point para quem quer andar de patins e skate ou mesmo apenas bater papo com os amigos, muita gente também utiliza a oportunidade para dar aquela corridinha pela manhã.

Shopping Campina Grande

Shopping Campina Grande Fonte: Shopping Center News

O maior shopping do interior do estado, seguindo a onda de modernização da cidade o shopping reforçou o potencial turístico da pequena cidade e trouxe um novo fôlego ao comércio local que estava estagnado.

Com a construção do Shopping a cidade passou a receber visitantes diários das cidades vizinhas e das áreas rurais do estado, assim gerando emprego e oportunidades de negócios, o shopping tem um design conservador e simples mas as lojas são variadas e os preços bem atraentes.

Vila do Artesão

Vila do Artesão Fonte: gpsdanoticia

Construída no que antes era a estação de trem da cidade, a vila do artesão é um conjunto de chalés que abrigam os mais variados trabalhos artesanais da cidade e das regiões próximas, o local fica especialmente cheio durante as festas juninas que enchem a cidade de turistas procurando recordações para levar.

Cada um dos 77 chalés abriga as vitrines de um artista (ou grupo artístico) diferente e todos trabalham juntos para manter o nível de qualidade do local sempre em alta. Durante a noite o local fica bem iluminado e em alguns finais de semana a população se reúne para uma grande festa cheia de forró e comidas típicas.

Museu de Arte Assis Chateaubriand

Exposição no Museu de Arte Assis Chateaubriand - Campinas Grande Fonte: Paraíba Online

Anteriormente chamado de museu de arte de campina grande, o local mostra um impressionante espaço, sua grandiosidade é admirada por todos que o visitam, o nome veio em homenagem ao grande jornalista que fez a doação do primeiro acervo do museu.

Atualmente o lugar guarda algumas das mais belas obras de arte do mundo, muitas conseguidas durante a segunda guerra mundial com imigrantes, quem visita a pequena cidade não pode deixar de conhecer este museu que além de rico em história também é lindo de se ver por fora.

Museu dos três pandeiros

Museu dos três pandeiros Fonte: Pinterest

Desenhado pelo arquiteto de fama mundial Oscar Niemeyer, este museu tem em si o valor de ser ele mesmo uma peça de arte, sua construção audaciosa e circular foi o que gerou o nome, dentro dele você pode encontrar obras de artes plásticas (pinturas e esculturas) de diversos artistas nacionais.

Hospedagem em Campina Grande

A cidade tem crescido muito nos últimos anos e como toda cidade que passa a investir em turismo o número de hotéis e hospedarias vem aumentando, para quem quer aproveitar a vida noturna sem andar muito, o centro da cidade tem os melhores hotéis perto dos bares e dos forrós da cidade, já para quem quer aproveitar o dia ao máximo e dormir cedo de tão cansado, próximo a praia você pode encontrar várias pousadas ou até alugar um chalé para poder ficar junto com a família e curtir o céu estrelado e o barulho do mar durante a noite.

Reserve agora mesmo a sua Hospedagem !

Não deixe de reservar seu hotel no site da Transportal e também de procurar passagens aéreas ou de ônibus rumo ao destino mais bonito de sua preferência!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310