Cabedelo – Onde Fica, Atrativos, Hotéis e Melhor Período Para Visitação!

Cabedelo PB

23/08/2021

Pensando em viajar e curtir uma praia? Então não deixe de fora a cidade portuária de Cabedelo. Situada no estado do Paraíba. Rico em belezas naturais, praias, diversão e construções de se surpreender!

Seus cartões-postais mais famosos são Praia de Camboinha e Fortaleza de Santa Catarina. Uma construída pela natureza e outra pelo homem. Mas ambas cheias de histórias e experiências. Que proporcionam tranquilidade, encanto e um bom momento entre amigos e familiares.

A seguir, confira algumas dicas de como passar seus dias em Cabedelo. Lugar localizado na litoral paraibano. Entre o Oceano Atlântico e o Rio Paraíba.

Como chegar em Cabedelo, PB

Cabedelo Ponta Mato

Fonte: Destino Paraíba

O município de Cabedelo é considerado parte da Região Metropolitana de João Pessoa. Embora esteja a cerca de 15km de distância da cidade. Assim é uma boa oportunidade para viagem 2 em 1. Ou seja, aquele tipo de passeio no qual você aproveita mais de um lugar para relaxar. Até porque é quase impossível passar por apenas um desses destinos nordestinos.

Logo para ir de carro ao local a partir de João Pessoa, sugerimos seguir pela BR-230. Além disso, outra sugestão é o transporte por ônibus, transfer ou táxis. Até porque há muitas linhas de transporte público na região. E o percurso de táxi ou aplicativo não ficaria tão caro. Já que se trata de apenas uns 20 a 25 minutos.

Caso saia de outro estado do Brasil, talvez seja mais interessante viajar de avião ou ônibus. Visto que será menos cansativo e mais rápido de chegar ao destino. Mas se optar pela aventura de dirigir da sua cidade até Cabedelo, sugerimos que pare em outros Estados para repouso. Pois certamente será um trajeto de horas. Que pode ser vantajoso, se escolher passar por outros pontos turísticos do país.

Infraestrutura local para visitantes

Cabedelo Vista Aérea

Fonte: Viajali

A infraestrutura turística de Cabedelo é bem elogiada por diversos turistas. Uma vez que apresenta uma variedade de bares e quiosques próximos às praias. Além de boa manutenção, limpeza e ausência de vendedores ambulantes. De modo a garantir tranquilidade. E belas paisagens.

Não bastando, alguns de seus centros históricos ainda contam com guias. Importantes para a compreensão da história local.

Assim, sendo uma cidade turística, conta com várias hospedarias e restaurantes. A grande maioria bem estruturada e com preços que cabem no bolso. Disponibilizando bons atendimentos e ótimas localizações.

Principais pontos turísticos de Cabedelo

De Fortaleza de Santa Catarina às diversas praias de Cabedelo. Conheça alguns pontos turísticos que você não pode perder! Já que são os mais memoráveis da cidade.

Fortaleza de Santa Catarina

Fortaleza de Santa Catarina

Fonte: Família Badini

A Fortaleza de Santa Catarina é uma das construções principais de Cabedelo. Isso porque traz consigo a história local e a luta para garantir a proteção das terras na encosta do Rio Paraíba. Logo, assim que a cidade foi fundada em 1585, seu forte foi levantado pelos imigrantes portugueses.

Durante algum tempo, apresentou diversas alterações em sua estrutura e nome. Sendo conhecido, inicialmente, como Forte do Cabedelo. Posteriormente, como Fortaleza de Santa Catarina, após a destruição por tropas francesas.

De maneira a elaborar uma estrutura mais rígida de pedra e cal. Além de se inspirar na Santa Catarina de Alexandria e na Duquesa de Bragança, Dona Catarina de Portugal. Apesar disso, no século XVII, recebeu invasões holandesas, passando a ser domínio da Holanda, como Forte Margareth. Fato que não durou por muito tempo, já que os neerlandeses perderam o controle da cidade.

Nesse meio tempo, Cabedelo também passou por várias mudanças. Visto que muitas vezes perdeu sua autonomia para João Pessoa. Mas em 1956, finalmente, o território voltou à categoria de município. A partir de então, para sempre.

Ao visitar Fortaleza de Santa Catarina, se prepare para conhecer muita história e objetos da artilharia da época. Não bastando, se admire com os mapas feitos em azulejos. Então, recomendamos que procure por um guia. E, quem sabe, dê uma passada pelo Porto de Cabedelo e à Praia de Lucena, localizados próximos ao forte.

 

+Veja também João Pessoa: Pontos Turísticos que Merecem Estar em Sua Lista!

 

Praia de Camboinha

A Praia de Camboinha é bastante frequentada por jovens e moradores locais. Contudo também é um ótimo destino a diversas famílias. Já que apresenta águas mornas, calmas e sem ondas. De modo a proporcionar o máximo de tranquilidade ao viajante. Principalmente durante semana e fora de períodos de férias ou feriados.

Entretanto é importante saber que há baixa infraestrutura. Havendo poucos bares e quiosques próximos à área. Porém, ao encontrá-los, a maioria apresenta ótimo cardápio, bons preços e atendimento perfeito.

Quem vai à Praia de Camboinha ou Praia do Poço, certamente não pode perder o aquário natural na Ilha de Areia Vermelha. Pois possibilita um nado incrível em meio aos peixes.

Praia Fluvial do Jacaré

Praia do Jacaré - Cabedelo PB

Fonte: Idas e Vindas Blog

Para a contemplação de um pôr do sol perfeito, recomendamos a Praia Fluvial do Jacaré. Que conta com ótima estrutura. Lojinhas de souvenir e artesanatos ao redor. Além de bons bares, quiosques e restaurantes.

Apesar disso, o que realmente chama a atenção é a paisagem com acompanhamento do som de Bolero de Ravel. E o profissional que dentro de um barquinho passa a tocar belas melodias com seu saxofone.

Dessa forma, embora a praia seja perfeita para banho, o que atrai em si é sua vista inigualável, a gastronomia e toda experiência envolvente. Então sugerimos que vá ao local antes das 17h. Para assim pegar um bom lugar.

Praias de Intermarés

Praia Intermarés

Fonte: Alliance

As Praias de Intermarés são os pontos perfeitos aos mais aventureiros. Já que possuem ondas mais fortes. Ideais para surfistas. De modo que é comum observar alguns estabelecimentos para aluguel de pranchas.

Além disso, também é super indicado a quem apenas deseja relaxar. Pois há uma bela vista que pode ser acompanhada por água de coco adquirida em um dos quiosques locais. Contudo é importante ressaltar que não há muitas barracas, bares e restaurantes. E é preciso ser cuidadoso com seus pertences. Se possível, leve o mínimo necessário.

Nessa praia, o que importa mesmo é a diversão e apreciação do mar que além de impressionar por suas ondas, ganha admiradores por sua aparência. Por vezes azul cristalino, e outras, quase esverdeado.

Praia Formosa

Praia Formosa Paraíba

Fonte: Viver Sem Roteiro

A Praia Formosa é uma das mais tranquilas e belas do local. Uma vez que apresenta águas calmas, quentes e limpas. Além de poucos turistas. Isso porque sua estrutura não é uma das melhores. Não apresentando tantos restaurantes e quiosques. E havendo baixo investimento para o seu turismo.

Apesar disso, com certeza será perfeito a quem deseja apenas calmaria.

Onde comer em Cabedelo

Praia em Cabedelo - Paraíba

Fonte: Passeios em João Pessoa

A gastronomia de Cabedelo é completamente característica da região. Visto que seus pratos principais possuem a presença de frutos do mar e peixes frescos. Adquiridos no Mercado Público. Local recheado de bons temperos e ingredientes frescos.

Visite, então:

  • Lovina Tropical Bar & Restaurante: rico em comida brasileira e sul-americana. Além de ótimos frutos do mar fritos e bons drinks. Com acompanhamento de músicas e bela vista da praia;
  • Recanto do Picui Intermares: música, churrasco, comida brasileira e frutos do mar são coisas que fazem parte do Recanto e não podem faltar. Um ambiente fresco e familiar;
  • Bar das Meninas: um lugar com vista mais que privilegiada. Visto que está localizado à beira mar. De modo a proporcionar admiração e satisfação por sua paisagem e sua ótima comida regional;
  • Marujo Bar: além da excelente comida brasileira acompanhada por frutos do mar. No Marujo Bar, o turista encontra uma variedade de drinks, petiscos sem igual e uma vista perfeita à Praia de Camboinha;
  • Sumé: estabelecimento simples, tradicional e com preços acessíveis que oferece um dos melhores atendimentos e refeições. Assim, há quem compare com comida caseira, com sensação de quero mais e aconchego. Embora seja repleto de pratos incomuns ao dia a dia.

Onde se hospedar

Apartamento em Cabedelo PB

Fonte: Booking

Para se hospedar em Cabedelo, você pode optar pelo aluguel de casas e apartamentos. Porém é certo que a hospedagem em hotéis e pousadas também são uma ótima pedida. Já que possuem boas infraestruturas, contendo estacionamento, wi-fi e café da manhã. Além de ser possível encontrar opções com piscina, academia e bar. Assim sugerimos:

  • Hotel Almagre: em frente à Ilha de Areia Vermelha. É perfeito para quem deseja pedir um drink e aproveitar uma bela vista no terraço do hotel;
  • Victory Flat Intermares: apart hotel, próximo à Praia do Poço e Praia do Jacaré. Aceita animais e apresenta boa comodidade, sendo considerado de excelente custo-benefício;
  • Pousada Belo Mar: ambiente simples e familiar. Que oferece uma boa localização próxima à beira mar da Praia Formosa. Além de repouso em redes e um bar;
  • Barra Vento: um hotel bem tranquilo, calmo e com ótima recepção. Apesar disso, seus pontos fortes são à vista para o jardim, a aceitação de pets e o aconchego;
  • Poemares Beach Hostel: ideal para a viagem com amigos. Uma vez que possui beliches, permitindo a estadia de até 4 pessoas em um quarto. E muita diversão com música e churrasco, devido à sua churrasqueira e lounge compartilhados.

Melhor período para visitar a região de Cabedelo

Por do Sol praia de Cabedelo

Fonte: Indá Vou Lá

Como qualquer outro destino, Cabedelo aceita turistas em qualquer período do ano. Contudo para quem deseja aproveitar uma boa praia e um excelente solzinho, é importante evitar as chuvas. De modo que o sugerido é a visita entre os meses de julho a outubro.

Apesar disso, se quer aproveitar e passar por João Pessoa também, fique atento. Pois para essa cidade, o mais indicado é entre setembro à janeiro. Então procure se planejar mais para os meses de setembro ou outubro e garanta mais diversão fora das hospedarias.

Outro ponto positivo desses meses está na distância com as férias escolares. Assim, haverá menos pessoas nos pontos turísticos.

Nessa viagem, você terá uma pequena dose do sentimento de quem vai às praias caribenhas. Já que Cabedelo possui uma excelente limpeza e manutenção dos seus mares que se mantêm límpidos e cristalinos.

 

Portanto esteja pronto para mais um passeio com jeitinho internacional em terras brasileiras e compre sua passagem aérea ou passagem rodoviária conosco.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Cabedelo PB
Cabedelo – Onde Fica, Atrativos, Hotéis e Melhor Período Para Visitação!
São José da Coroa Grande Pernambuco
Conheça São José da Coroa Grande – Atrativos, Hotéis e Restaurantes!
São Miguel dos Milagres
O que fazer em São Miguel dos Milagres? Praias e roteiros!
Passeio de barco - Praias de Tamandaré
5 melhores praias em Tamandaré para você visitar no verão!
Por do sol em Caruaru
O que fazer em Caruaru? 5 pontos turísticos para conhecer!
Veja Todas > Booking.com
COVID-19

COVID-19

Saiba o que fazer em relação as suas viagens de ônibus