O Que Fazer em Alagoas: Como Chegar e Melhores Praias do Estado!

Praia de Alagoas

09/09/2021

Embora possua apenas 27,7 mil km², Alagoas é um dos Estados mais visitados do país. Uma vez que possui piscinas naturais paradisíacas, compostas por águas cristalinas e areias brancas. De modo a ser reconhecido como Caribe Brasileiro. Um dos destinos nordestinos mais desejados.

Além disso, o local sustenta em si muito mais que sua extensão litorânea. Há também dunas, cânions do Rio São Francisco, um ecossistema rico, muita cultura e gastronomia de dar água na boca.

Assim, o turismo em Alagoas tem conquistado tanto aos brasileiros quanto aos estrangeiros. Provocando um misto de sensações de viagem internacional a quem chega de outro país ou região brasileira. Apesar disso, o Estado ainda mantém seus traços nordestinos. Por meio de sua tradição, eventos e culinária, repletos de toques característicos do Brasil.

Então confira mais uma viagem imperdível!

Como chegar em Alagoas

Pessoa Descansando em Rede Submersa

Fonte: Viajar É Demais

Alagoas é um Estado situado a leste da região Nordeste do Brasil. Tendo como excelente ponto de chegada a sua capital, Maceió. Isso porque possui diversos voos diretos a vários estados, como São Paulo, Recife, Brasília e Rio de Janeiro. Sendo indicado pousar no Aeroporto Internacional de Maceió — Zumbi dos Palmares.

Quem opta por ir de carro ou ônibus de cidades ou Estados vizinhos, pode pegar a BR-101 ou AL-101. Caso queira aproveitar uma boa vista praiana, sugerimos a AL-101 que passa pelo litoral. Contudo é importante saber que é uma estrada com menos sinalização.

 

+Veja também Dicas Sobre Porto de Galinhas – O Que Fazer, Como ir, Quando ir!

 

O que fazer em Alagoas, melhores praias do estado

Para uma viagem proveitosa à Alagoas, faça seus planejamentos. Pois, embora pareça um simples passeio à praia, é extremamente diferente de qualquer outro lugar. Visto que possui uma grande variedade de praias. Uma mais bela que a outra. E cada qual com sua peculiaridade e atração.

Assim sendo, sejam 3, 7 ou 10 dias, é importante ter em mente o que deseja fazer. Ou seja, onde deve ir. Já que há ambientes mais calmos. Da mesma forma em que há os perfeitos aos turistas mais radicais.

Praia de São Miguel dos Milagres

Praia de São Miguel dos Milagres

Fonte: Casal Nômade

A praia de São Miguel dos Milagres é um dos pontos turísticos mais visitados de Alagoas. Uma vez que seu município, São Miguel dos Milagres, está situado em meio à Rota Ecológica da Costa dos Corais. Percurso que vai desde a Barra de Santo Antônio (AL) até Tamandaré (PE). Com intuito de preservar o meio ambiente e incentivar o turismo local como meio de contemplação de toda sua área protegida.

O lugar é perfeito para casais, famílias, crianças e qualquer pessoa que deseje paz, sossego e conforto. Devido ao fácil acesso aos quiosques. Além do mar calmo, quentinho e azul-esverdeado cristalino. E areia limpa e branca.

Apesar disso, tenha em mente que não é uma das praias mais bem estruturadas. De modo que é avaliada como rústica. Porém é ideal para relaxamento, petiscos, boa bebida e, quem sabe, um passeio de barquinho aos corais.

 

+Veja também O que fazer em Tamandaré: Onde fica, como chegar, praias e dicas!

 

Praia Porto da Rua

Praia Porto da Rua

Fonte: Guia de Praias

Assim como a praia de São Miguel dos Milagres, a Porto da Rua possui águas semelhantes. Já que se encontram no mesmo munício. Logo há quem diga que suas belas águas esverdeadas se tornam ainda mais bonitas durante a maré baixa. Quando é possível admirar a arte formada pelas faixas de areia e mar claro. Juntamente aos vários coqueiros locais.

Seus mares são calmos e ótimos para mergulho. Mas também são perfeitos para alguns esportes náuticos, como: vela e caiaque. Atraindo diversos jovens e grupos de amigos. Tornando o ambiente um pouco mais movimentado e agitado. Até porque é considerado mais urbano. Apresentando melhor infraestrutura das estradas e proximidade com estabelecimentos para diversão e alimentação. Como os bares e restaurantes que proporcionam petiscos de peixes frescos.

Busque também por um bom passeio às piscinas naturais.

 

+Veja também Conheça as 8 Piscinas Naturais do Brasil de Tirar o Fôlego!

 

Praia do Riacho

Praia do Riacho - Alagoas

Fonte: Dicas do Nosso Brasil

A praia do Riacho encanta não apenas por suas belezas naturais e tranquilidade. Observadas principalmente durante a maré baixa que contrasta com a areia dourada e macia. Os recifes de corais e algumas pequenas vidas marinhas.

Esse é um dos ambientes mais bem estruturados. Pois apresenta barracas para aluguel, chuveiros para duchas rápidas, bons estabelecimentos para refeições e sanitários.

Uma das suas maiores atrações ainda é a igreja localizada do outro lado do riacho. Portanto se programe para essa visita. Pois durante a maré alta, não é possível atravessar o mar até a capela. E o ambiente pode se tornar um pouco perigoso para mergulho.

Praia de Antunes

Praia de Antunes - Alagoas

Fonte: Viajante Comum

A praia de Antunes é uma das piscinas naturais de Maragogi, com poucas ondas. Que permite um bom mergulho com o uso de máscaras e snorkel, prática de esportes náuticos (stand up paddle, caiaque, bike aquática), passeios de buggy em 10 praias e passeio de barco.

Não bastando, ainda aproveite o local para boas fotos. Tiradas no balanço à beira mar e entre as pedras moldadas artificialmente com formatos de coração, peixes e círculos.

Sua estrutura é tão rústica quanto a da praia de São Miguel dos Milagres. Então indicamos que visite outras praias para uma boa refeição e drinks.

 

+Veja também Dicas Para Você Aproveitar o Melhor de Maragogi em Alagoas!

 

Praia do Gunga

Praia do Gunga

Fonte: Passeios em Alagoas

Se procura por uma das praias mais paradisíacas do Brasil, não deixe a praia do Gunga passar despercebida. Pois é uma das mais desejadas, localizadas no litoral sul de Alagoas. Isso porque possui diversas opções de passeios como: buggy, quadriciclo e lancha. Capazes de levar o turista de encontro aos corais com piscina natural, falésias e manguezal.

Além disso, ainda há como experimentar uma grande aventura no voo de paramotor, jetski, flyboard e ultraleve. Ou apenas aproveitar as águas tranquilas e cristalinas para um ótimo mergulho.

Praia Barra de São Miguel

Praia Barra de São Miguel - Alagoas

Fonte: Dicas de Viagem

A praia Barra de São Miguel é popular por estar localizada entre diversos casarões e pousadas. De modo a disponibilizar boa infraestrutura não apenas aos visitantes. Mas também aos moradores. Que podem relaxar embaixo de guarda-sol. E próximos a bons bares, restaurantes e quiosques.

É perfeito para quem quer escolher entre agitação, diversão e tranquilidade. Uma vez que está a poucos quilômetros da praia de Gunga.

Praia de Ponta Verde

Praia de Ponta Verde

Fonte: Praias de Maceió

Embora apresente boas águas calmas para mergulho e prática de atividades náuticas. Como stand up paddle, vela, caiaque e mergulho com snorkel. Sua diversão também está associada à arborização local. Pois favorece as caminhadas e percurso de bicicleta em meio à natureza. Além de oferecer boas barracas em seu calçadão. Unindo excelente comida à perfeição natural da praia de Ponta Verde.

Aproveite também para tirar uma boa foto. Já que é por lá que você pode encontrar os dizeres “Eu Amo Maceió”.
Caso tenha tempo de sobra para explorar outras praias. Procure pela praia do Francês, ideal para surfistas, e praia Ipioca, localizada no litoral norte de Alagoas. A última é considerada uma das mais completas do Estado. Visto que possui playground, ducha, quadra de vôlei, espreguiçadeira, loja de conveniência e muito mais!

 

+Veja também Maceió Espera Você Com as Melhores Praias e Roteiros !

 

Onde ficar em Alagoas

Hotel em Alagoas

Fonte: Dicas de Onde Ficar

Conhecer as melhores praias alagoanas com águas variáveis do azul turquesa ao esverdeado, exige certa disponibilidade do turista. De maneira que é indicado pelo menos três dias de viagem. Principalmente a quem mora longe da região. Já que são momentos que valem a pena cada minuto e cada centavo investido.

Portanto para uma hospedagem tão tranquila e maravilhosa quanto a viagem, esteja atento a:

  • Localização: pois é importante saber planejar onde pretende visitar. Portanto é possível se hospedar próximo às praias ou municípios. Assim realizando uma viagem estilo 2 em 1. Ou seja, para mais de um destino;
  • Infraestrutura: verifique se há tudo o que necessita. Como por exemplo: wi-fi e estacionamento;
  • Período de viagem: já que as praias são essenciais nas viagens à Alagoas. Vá nos dias quentes e secos. Entre Outubro e Janeiro, na costa, e Setembro a Março no interior;
  • Avaliações: a partir das avaliações em sites de turismo, você pode descobrir um pouco de tudo. Como: atendimento, limpeza, infraestrutura, pontos positivos e negativos;
  • Hotéis mais requisitados: aqui vão algumas sugestões de onde se hospedar. Hotel Ponta Verde Praia do Francês (próximo à praia), Pousada O Casarão (localizada no início da Rota Ecológica dos Milagres) e Salinas Maragogi (resort de grande destaque de Maragogi devido aos seus serviços).

 

Após todas essas dicas, tire os planos do papel. E faça sua viagem dos sonhos às praias paradisíacas do Caribe Brasileiro. Agora sim, relaxar nunca pareceu tão fácil, compre sua passagem de ônibus!

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Cabedelo PB
Cabedelo – Onde Fica, Atrativos, Hotéis e Melhor Período Para Visitação!
São José da Coroa Grande Pernambuco
Conheça São José da Coroa Grande – Atrativos, Hotéis e Restaurantes!
São Miguel dos Milagres
O que fazer em São Miguel dos Milagres? Praias e roteiros!
Passeio de barco - Praias de Tamandaré
5 melhores praias em Tamandaré para você visitar no verão!
Por do sol em Caruaru
O que fazer em Caruaru? 5 pontos turísticos para conhecer!
Veja Todas > Booking.com
COVID-19

COVID-19

Saiba o que fazer em relação as suas viagens de ônibus