O que fazer em Caruaru? 5 pontos turísticos para conhecer!

Caruaru, também chamada de “Capital do Forró”, é uma cidade pernambucana muito charmosa. Conheça este destino e os seus principais pontos turísticos.
A cerca de 130 km de Recife, se localiza Caruaru, uma cidade com cerca de 360 mil habitantes. Esta é cidade mais populosa do interior do Pernambuco, e, também, destino turístico para milhares de pessoas anualmente. Chamada de “Capital do Forró” ou “Princesa do Agreste”, Caruaru começou a formar-se devido ao desenvolvimento da agricultura e criação de gado.
Hoje em dia, a cidade é famosa devido à Feira Livre de Caruaru, um local a céu aberto que reúne diversos tipos de mercadoria, desde artesanato à comidas típicas. Também, Caruaru é a verdadeira manifestação da Cultura Popular nordestina, o que pode-se ver na Festa de São João e aos museus da cidade, o Museu do Barro de Caruaru e o Museu do Cordel.
Índice
Como chegar em Caruaru?

Fonte: Rádio liberdade
Como mencionamos, Caruaru é uma cidade do agreste nordestino, e está a apenas cerca de 130 km de Recife e 170 km de Porto de Galinhas. Logo, o aeroporto mais próximo de Caruaru é o Aeroporto Gilberto Freyre, de Recife, e os turistas que desejarem podem comprar passagem aérea direto para ele. Partindo do aeroporto, os turistas podem seguir pela BR-232, alugando um veículo.
Também, os turistas podem utilizar a Rodoviária de Caruaru e a Rodoviária de Recife. Todos os dias, das 5h30 às 00h, há horários de ônibus de Recife para Caruaru, que são oferecidos pelas viações Progresso e Caruarense.
+ Veja Também O Que Fazer em Porto de Galinhas: Onde fica, Praias, Passeios e Dicas!
O que fazer em Caruaru?

Fonte: Wikipediia
Comumente, as cidades de Recife e Olinda atraem toda a atenção dos turistas que vão para Pernambuco, pois elas possuem praias incríveis. Porém, outras cidades, como Caruaru, também possuem muitas atrações e atividades para que os turistas ocupem o seu tempo e conheçam mais profundamente a cultura deste estado.
Há muitos passeios interessantes para se fazer em Caruaru e eventos para visitar. É sempre recomendado que os turistas visitem a cidade em junho, quando o clima está ameno e ocorre o São João de Caruaru, uma das maiores festas juninas do Brasil.
O evento ocorre no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, durante todo o mês, e recebe cantores famosos, como Elba Ramalho. Também, a festa sempre expressa muito bem a cultura da região, com xilogravuras, cordéis e homenagens.
Ainda, o melhor é que a entra para o São João de Caruaru é gratuita, e todos podem aproveitar esta festa linda. A movimentação começa por volta das 18 horas, nos dias do evento, e concentra-se no Pavilhão das Quadrilhas e no Pátio de Eventos, onde ocorrem os shows.
Principais pontos turísticos
Basicamente, a cidade de Caruaru pode ser dividida em três áreas: o Pátio do Forró, o Alto do Moura e o Centro Histórico. Assim, os turistas podem transitar por estas áreas de acordo com o que desejam visitar durante o dia, visto que a cidade possui muitos pontos turísticos. Confira os principais:
- Feira de Caruaru, também chamada de Feira da Sulanca.
- Museu do Barro Espaço Zé Caboclo
- Museu do Cordel
- Casa-Museu Mestre Vitalino
- Museu do Forró Luiz Gonzaga
Além destes, os turistas também podem ir à muitos outros locais de Caruaru, como o Parque Ecológico de Caruaru, a Igreja Nossa Senhora da Conceição e a Catedral Nossa Senhora das Dores. O centro histórico está cheio de construções antigas e recomenda-se que os turistas reservem pelo menos um dia para conhecerem a área.
1 – Feira de Caruaru

Fonte: Poraqui
A feira de Caruaru é uma das maiores feiras ao ar livre do Brasil, e também é considerada um patrimônio do Brasil pelo IPHAN (Instituito de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Nesta feira, que possui muitas barracas e comerciantes, são vendidos os mais diversos tipos de produtos, como artesanato e roupas, por um ótimo preço. A feira se localiza no Centro Histórico da cidade.
2 – Museu do Barro Espaço Zé Caboclo

Fonte: São João Pernambuco
O Museu do Barro se localiza na área do Pátio do Forró, em Caruaru, no Espaço Zé Caboclo. No local estão 2.300 peças de cerâmica, e muitas delas foram produzidas pelos artesãos do Alto do Morro, um vilarejo a 6 km do centro de Caruaru.
O Alto do Morro era e ainda se mantém como um vilarejo de grande importância cultural para a região de Caruaru, e hoje em dia o museu possui duas salas que homenageiam o local, a sala Ceramistas do Alto do Morro e a Mestre Vitelino e Sua Família. Tanto Mestre Vitelino quanto Zé Caboclo, cujo nome foi dado ao museu, foram ceramistas deste tão famoso vilarejo.
3 – Museu do Cordel

Fonte: Unicap
O Museu do Cordel foi inaugurado em 1999 e se localiza na Praça 18 de Maio. Este museu de Caruaru foi construído em homenagem ao cordelista Olegário Fernandes da Silva e hoje exibe diversas obras de cordéis que contam a história da região, do nordestino e da cultura local.
4 – Casa-Museu Mestre Vitalino

Fonte: Acervodigital
A Casa-Museu Mestre Vitalino, no Alto do Moura, é uma construção simples, mas que foi onde morou o mais famoso artesão de Caruaru. Assim, ela tornou-se patrimônio municipal em 1969 e hoje guarda objetos pessoais do artista, mobília, ferramentas de trabalho, fotos, dentre outros objetos.
O local é administrado pelo filho do artista e fica aberto de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos das 9h às 13h.
5 – Museu do Forró Luiz Gonzaga

Fonte: Taideturismo
O Museu do Forró Luiz Gonzaga foi criado em homenagem à Luiz Gonzaga, o aclamado músico brasileiro que nasceu em Pernambuco. Este museu está próximo ao Pátio do Forró, em Caruaru, e conta toda a trajetória do artista. O local possui fotografias, discos e até mesmo o primeiro acordeão que Luiz Gonzaga tocou em sua vida.
Este Museu não é apenas uma homenagem à Luiz Gonzaga, mas também celebra o forró pé de serra, muito comum na cidade. O nome “forró pé de serra” é dado ao forró tradicional, que sempre está presente no São João de Caruaru e também nas noites do Alto do Moura.