Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Parque Nacional da Serra da Capivara: Onde fica, Atrativos e Dicas!

Serra da Capivara, parque nacional e patrimônio mundial

Entre as cidades do Piauí Canto do Buriti, São João do Piauí, Coronel José Dias e São Raimundo Nonato, encontra-se o Parque Nacional da Serra da Capivara. Sua criação foi ajudada pelo trabalho da arqueóloga Niéde Guidon que atualmente é diretora da Fundação Museu do Homem Americano, instituição responsável pela manutenção do parque o qual é mantido pelo poder público.

Este parque arqueológico inscrito pela UNESCO como um Patrimônio Mundial é um conjunto de várias chapadas e vales com pinturas, gravuras rupestres e outros vestígios da vida pré-histórica, um verdadeiro museu a céu aberto. O parque é um conjunto de quatro serras: da capivara, branca, talhada e vermelha. Todas com monumentos arqueológicos incríveis e fauna e flora típicas da caatinga
O valor do ingresso é aproximadamente 20 reais e é obrigatório a contratação de um guia turístico, podendo varia o valor de 85 a 150 reais. Em qualquer época do ano o parque pode ser visitado, porém, dependendo da data, verá uma paisagem e dificuldades diferentes.

De janeiro a julho o clima da Serra da Capivara é mais ameno e possui uma vegetação rica em folhas e flores, bom para caminhada, mas ruim após chuvas típicas desta época. Em agosto e novembro, com a maior parte da vegetação sem folhas, é possível admirar melhor os monumentos naturais, porém é considerado o período mais quente do ano.

+ Veja Também 6 Destinos Baratos no Nordeste Para Ter Uma Viagem Inesquecível!

Onde ficar e Como chegar

Vista aérea do Parque Nacional da Serra da Capivara Fonte: Oeco

Sua sede administrativa fica em São Raimundo Nonato e para chegar até o município é mais fácil de forma ser terrestre, pois o aeroporto internacional da só recebe aviões fretados ou helicópteros. Portanto, deverá vir de avião até Teresina – PI ou Petrolina – PE e seguir com o transporte rodoviário ou aluguel de carro.

Caso vá de ônibus de ônibus partindo de Teresina, as empresas Transpiaui e Princesa do Sul serão as responsáveis pela viagem. Se vier de Petrolina será pela empresa Gontijo. Porém, ainda não há transporte coletivo até a entrada do parque Nacional da Serra da Capivara.

Para se hospedar, existem muitas opções na cidade de São Raimundo Nonato, a 25 km do parque ou em Coronel José Dias, cidade bem mais próxima ao parque. Muitos viajantes acabam ficando em São Raimundo por conta da infraestrutura maior que a cidade dispõe.

Mas, mesmo Coronel José Dias sendo menor, não fica atrás e muitos preferem porque a cidade viabiliza conhecer alguns pontos do parque mesmo se não houver um veículo próprio. Locais para ficar como o Sitio do Mocó, por exemplo, são muito bem falados por ter esses pontos do parque próximo e ainda visitar o museu da natureza, localizado a 3 km do povoado.



Roteiros legais para você fazer na Serra da Capivara

Existem vários tipos de roteiros que podem ser feitos dentro do parque, mas explicaremos somente dois neste artigo.

Circuito Baixão da Pedra Furada

Circuito Baixão da Pedra Furada Fonte: Wikipédia

O primeiro roteiro baseia-se primeiro no passeio mais feito pelos guias: o Circuito Baixão da Pedra Furada. Esse passeio dura o dia todo e inclui outras atrações como a pedra furada, o alto da pedra e o sítio do meio. Esse passeio mostrará lugares onde foram encontrados vestígios de uma fogueira de 50 mil anos, por exemplo, ou pinturas rupestres vistas melhores de noite, mas paga à parte (aproximadamente 50 reais).

Após o primeiro dia desse circuito, você poderá fazer o circuito serra branca que hoje em dia, tanto carro de passeio quanto veículos 4×4 podem percorrer. Existem também trilhas curtas e leves que levam até 60 sítios arqueológicos com figuras pré-históricas. Este passeio também dura um dia inteiro.

Circuito do desfiladeiro da capivara e o circuito baixão das andorinhas

Desfiladeiro da capivara Fonte: Guia viajar melhor

O segundo roteiro pode ser feito juntamente com o primeiro também, mas priorizamos mais outros dois circuitos muito visitados, os quais são: o circuito do desfiladeiro da capivara e o circuito baixão das andorinhas. Todas valem a pena, mas, se ficar poucos dias no parque, deverá priorizar o que mais deseja ver.

O desfiladeiro da capivara, um dos mais conhecidos, possui um circuito considerado nível médio de dificuldade, porém possui fácil acesso e uma variedade grande de registros rupestres. Se tiver mais tempo e disposição, pode estender a caminhada até o boqueirão dos veadinhos azuis ou pela planície, no boqueirão do paraguaio. Muitos aproveitam o ambiente natural para praticar esportes como escalada, passeio de bike, entre outros.

Fábrica de cerâmica

Objetos na Fábrica de cerâmica em Serra da Capivara Fonte: Flickr

Não deixe de visitar uma fábrica de cerâmica da cidade e levar souvenires para sua casa. Além disso, também não esqueça de visitar o museu do Homem americano, lugar essencial que compõe a história do parque.

Museu do homem americano

Fachada do Museu do homem americano Fonte: Wikipedia

O museu do homem americano foi criado no intuito de mostrar a todos “a importância do patrimônio cultural deixado pelos povos pré-históricos”, segundo o site oficial do museu. As exibições do local fazem parte de resultados de pesquisas recentes ou não, por isso sempre renovam as exposições.

Se precisar de ajuda para descobrir a melhor data da viagem ou não sabe ainda se irá de ônibus ou avião, veja nossa ferramenta no site que irão ajudar a tornar a sua viagem mais simples e fácil de acontecer.

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310