Chapada Diamantina: Descubra como Você Pode Aproveitar o Melhor!

Salto véu de noiva em Chapada Diamantina

28/05/2018

A famosa Chapada Diamantina fica localizada no sertão da Bahia e é um dos lugares mais incríveis para visitar em qualquer época do ano! De natureza espetacular, a chapada é considerada um paraíso brasileiro – muito além das praias. No texto de hoje, separamos alguns dos programas mais legais para você aproveitar o melhor da Chapada Diamantina! Confira tudo que separamos mais abaixo:

Conheça a Cidadezinha de Lençóis

É provável que você desembarque em Lençóis, uma simpática cidadezinha ao lado do parque nacional da Chapada Diamantina. Por lá há apenas 11 mil habitantes, todos muito hospitaleiros e que vivem do turismo há décadas – desde que a extração de diamantes foi proibida para evitar depredação da natureza.

Vale a pena passear pelas ruas de pedra, comer nos restaurantes locais e fazer compras nos pequenos comércios da região. Além disso, pela noite o agito rola solto, com músicas ao vivo em barzinhos singelos e com um atendimento excelente.

A cidade conta também com pousadinhas e hotéis bem estruturados, que vão te abrigar com conforto e uma hospitalidade de dar inveja a qualquer destino internacional.

Cachoeira da Fumaça

Cahoeira da Fumaça em Chapada Diamantina Fonte: Casal de Mochilão

A cachoeira da Fumaça é um dos lugares onde o visitante poderá tirar uma foto digna de exposição. Vista do alto, ela tem uma queda d’água gigantesca e exige um pouco mais de esforço dos turistas para ser descoberta, já que sua trilha tem quase 7 quilômetros.

Um lugar incrível e que fica em meio a mata virgem, a cachoeira da fumaça merece um dia todo para ser explorada.

Poço Azul e Poço Encantado

Poço Azul

Poço Azul em Chapada Diamantina Fonte:Destinões

Poço Encantado

Poço encantado em Chapada Diamantina Fonte:Lugares Fantásticos

O poço azul e o poço encantado são lugares que merecem a visita. Ambos têm características bem marcantes, como as águas transparentes e perfeitas para contemplação. No poço encantado não é permitido o mergulho, pois ele é bem fundo e pode causar riscos aos turistas. Porém, vale o passeio para tirar fotos e ver o lugar de pertinho.

Já no poço azul, você pode aproveitar para fazer a famosa flutuação guiada pelos profissionais da região. É um lugar incrível e que dá a sensação de estarmos em um verdadeiro paraíso no Brasil.

Vale do Capão

Vale do Capão em Chapada Diamantina Fonte: Não só o gato

O Vale do Capão é um distrito de Palmeiras, pertinho da chapada diamantina. O lugar é famoso pelo clima “zen” e por atrair pessoas em busca de maior autoconhecimento e conexão com a natureza.

O centro do distrito oferece uma série de lojas simpáticas e ruas de pedras que dão o clima rústico a ele. Além disso, todo seu arredor é formado por cachoeiras, trilhas e muita beleza natural. Vale também aproveitar a cultura local, seja assistindo ao circo ou participando de práticas como a yoga, por exemplo.

Rio de Contas

Poço das Andorinhas - Rio de Contas em Chapada Diamantina Fonte: Guia Rio de Contas

Outra cidadezinha que vale sua visita é Rio das Contas, que fica na parte sul da chapada Diamantina. Ela tem suas peculiaridades, como a arquitetura toda colonial, que faz os turistas se sentirem em séculos passados.

Ruas de pedras, casarões antigos e um povo hospitaleiro é o que te espera por lá! Além disso, a natureza continua exuberante em toda a chapada e os guias locais podem te levar a diversas cachoeiras e lagos impressionantes!

Vale do Pati

Vale do Pati na Chapada Diamantina Fonte: Trilhas e Aventura

O vale do pati é um dos lugares mais incríveis da chapada diamantina e que fazem os turistas esquecerem os celulares e se conectarem com a natureza de forma completa.

Seu acesso pode ser por vários distritos da região através de trilhas incríveis, que mostram as belezas exuberantes do lugar. Chegando ao vale, o turista pode ter acesso às antigas casinhas dos morados, que hoje servem como acomodações simples, porém, muito bem organizadas e limpas.

O visual do morro do castelo impressiona qualquer um e é possível subir até lá com a ajuda de um guia e muita disposição.

Cachoeira do Buracão

Cachoeira do Buracão - Chapada Diamantina Fonte: Lady and the tramper

De todas as cachoeiras da região, essa sem dúvidas é uma das mais impressionantes. Seus 85 metros de queda d’água impressionam os turistas e mostram o quanto a chapada diamantina pode ser incrível. Localizada no Parque Nacional do Espantalho, a mistura das pedras, das águas limpas fazem do local um paraíso merecedor de fotos profissionais!

Pôr-do-sol no morro do Pai Inácio

Morro do Pai no Inácio - Chapada Diamantina Fonte: Ta por onde

Por fim, nossa dica final é aproveitar um pôr-do-sol imperdível no morro do Pai Inácio. Do alto da Chapada Diamantina, o turista vai ter uma ideia do tamanho do parque e uma vista incrível de todos os gigantescos penhascos locais.

A experiência emociona até os mais duros e não há quem não se impressione com as belezas naturais da região!

Como chegar à Chapada Diamantina?

A chegada para o parque nacional da chapada diamantina passa pela cidade de lençóis, onde fica o aeroporto principal da região. Se você vai através desse tipo de transporte, nossa dica é que compare os preços das passagens através do nosso site e veja qual o melhor dia e horário para realizar sua viagem.
Para quem vai de ônibus, a cidade também abriga uma rodoviária. Se estiver em dúvida sobre qual o tipo de transporte vale mais a pena para você e para a sua família, utilize nosso comparador de preços das passagens!

Vá para a Chapada Diamantina – A visita é imperdível!

Conhecer um lugar como a chapada diamantina é uma das experiências mais incríveis que alguém pode ter. Natureza exuberante, águas limpas e mata preservada é o que te espera por lá. Cada dia vai te fazer sentir a renovação que só o contato com lugares assim pode proporcionar.

Vale a pena aproveitar cada segundo desse paraíso no sertão da Bahia!

Gostou das nossas dicas? Compartilhe esse texto nas redes sociais!

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Praias da Bahia
6 Melhores Praias da Bahia Para Você Conhecer no Verão!
Cachoeira da Fumaça
Cachoeira da Fumaça – Chapada Diamantina: Como Chegar e Atrativos!
Praia em Guarajuba
Guarajuba – Bahia: Onde fica, Praias, Roteiros e Pousadas!
Poço azul
Conheça Poço Azul e Poço Encantado na Chapada Diamantina!
Vista aérea do centro de Feira de Santana
Pontos Turísticos em Feira de Santana Perfeitos Para Visitar!
Veja Todas >
Cadastur