Chapada Diamantina: Descubra como Você Pode Aproveitar o Melhor!
A famosa Chapada Diamantina fica localizada no sertão da Bahia e é um dos lugares mais incríveis para visitar em qualquer época do ano! De natureza espetacular, a chapada é considerada um paraíso brasileiro – muito além das praias. No texto de hoje, separamos alguns dos programas mais legais para você aproveitar o melhor da Chapada Diamantina! Confira tudo que separamos mais abaixo:
Índice
Conheça a Cidadezinha de Lençóis
É provável que você desembarque em Lençóis, uma simpática cidadezinha ao lado do parque nacional da Chapada Diamantina. Por lá há apenas 11 mil habitantes, todos muito hospitaleiros e que vivem do turismo há décadas – desde que a extração de diamantes foi proibida para evitar depredação da natureza.
Vale a pena passear pelas ruas de pedra, comer nos restaurantes locais e fazer compras nos pequenos comércios da região. Além disso, pela noite o agito rola solto, com músicas ao vivo em barzinhos singelos e com um atendimento excelente.
A cidade conta também com pousadinhas e hotéis bem estruturados, que vão te abrigar com conforto e uma hospitalidade de dar inveja a qualquer destino internacional.
Cachoeira da Fumaça
A cachoeira da Fumaça é um dos lugares onde o visitante poderá tirar uma foto digna de exposição. Vista do alto, ela tem uma queda d’água gigantesca e exige um pouco mais de esforço dos turistas para ser descoberta, já que sua trilha tem quase 7 quilômetros.
Um lugar incrível e que fica em meio a mata virgem, a cachoeira da fumaça merece um dia todo para ser explorada.
+ Veja também Excursão à Cachoeira da Fumaça – Reserve Online!
Poço Azul e Poço Encantado
Poço Azul
Poço Encantado
O poço azul e o poço encantado são lugares que merecem a visita. Ambos têm características bem marcantes, como as águas transparentes e perfeitas para contemplação. No poço encantado não é permitido o mergulho, pois ele é bem fundo e pode causar riscos aos turistas. Porém, vale o passeio para tirar fotos e ver o lugar de pertinho.
Já no poço azul, você pode aproveitar para fazer a famosa flutuação guiada pelos profissionais da região. É um lugar incrível e que dá a sensação de estarmos em um verdadeiro paraíso no Brasil.
+ Veja também Excursão ao Poço Encantando e ao Poço Azul. Mergulhe nas águas cristalinas!
Vale do Capão
O Vale do Capão é um distrito de Palmeiras, pertinho da chapada diamantina. O lugar é famoso pelo clima “zen” e por atrair pessoas em busca de maior autoconhecimento e conexão com a natureza.
O centro do distrito oferece uma série de lojas simpáticas e ruas de pedras que dão o clima rústico a ele. Além disso, todo seu arredor é formado por cachoeiras, trilhas e muita beleza natural. Vale também aproveitar a cultura local, seja assistindo ao circo ou participando de práticas como a yoga, por exemplo.
Rio de Contas
Outra cidadezinha que vale sua visita é Rio das Contas, que fica na parte sul da chapada Diamantina. Ela tem suas peculiaridades, como a arquitetura toda colonial, que faz os turistas se sentirem em séculos passados.
Ruas de pedras, casarões antigos e um povo hospitaleiro é o que te espera por lá! Além disso, a natureza continua exuberante em toda a chapada e os guias locais podem te levar a diversas cachoeiras e lagos impressionantes!
Vale do Pati
O vale do pati é um dos lugares mais incríveis da chapada diamantina e que fazem os turistas esquecerem os celulares e se conectarem com a natureza de forma completa.
Seu acesso pode ser por vários distritos da região através de trilhas incríveis, que mostram as belezas exuberantes do lugar. Chegando ao vale, o turista pode ter acesso às antigas casinhas dos morados, que hoje servem como acomodações simples, porém, muito bem organizadas e limpas.
O visual do morro do castelo impressiona qualquer um e é possível subir até lá com a ajuda de um guia e muita disposição.
Cachoeira do Buracão
De todas as cachoeiras da região, essa sem dúvidas é uma das mais impressionantes. Seus 85 metros de queda d’água impressionam os turistas e mostram o quanto a chapada diamantina pode ser incrível. Localizada no Parque Nacional do Espantalho, a mistura das pedras, das águas limpas fazem do local um paraíso merecedor de fotos profissionais!
Pôr-do-sol no morro do Pai Inácio
Por fim, nossa dica final é aproveitar um pôr-do-sol imperdível no morro do Pai Inácio. Do alto da Chapada Diamantina, o turista vai ter uma ideia do tamanho do parque e uma vista incrível de todos os gigantescos penhascos locais.
A experiência emociona até os mais duros e não há quem não se impressione com as belezas naturais da região!
+Veja também Serra da Chapadinha – Tudo sobre o Paraíso da Chapada Diamantina
Como chegar à Chapada Diamantina?
A chegada para o parque nacional da chapada diamantina passa pela cidade de lençóis, onde fica o aeroporto principal da região. Se você vai através desse tipo de transporte, nossa dica é que compare os preços das passagens através do nosso site e veja qual o melhor dia e horário para realizar sua viagem.
Para quem vai de ônibus, a cidade também abriga uma rodoviária.
Vá para a Chapada Diamantina – A visita é imperdível!
Conhecer um lugar como a chapada diamantina é uma das experiências mais incríveis que alguém pode ter. Natureza exuberante, águas limpas e mata preservada é o que te espera por lá. Cada dia vai te fazer sentir a renovação que só o contato com lugares assim pode proporcionar.
Vale a pena aproveitar cada segundo desse paraíso no sertão da Bahia!
Gostou das nossas dicas? Compartilhe esse texto nas redes sociais!