Conheça Farol da Barra em Salvador: Atrativos, Praia e Dicas!

Farol da Barra em Salvador

05/12/2019

Na Baía de Todos os Santos fica sua orgulhosa capital, Salvador da Bahia, uma cidade que deixa sua marca no viajante. Certamente o berço da capoeira, o melhor carnaval do mundo e o Jorge Amado. Além disso, tem seus lindos pontos turísticos, como o Farol da Barra.

E é justamente que vou lhe contar um pouco hoje. Ficou interessado em saber mais sobre o Farol da Barra? Então não deixe de acompanhar comigo agora mesmo!



Onde fica e como chegar no Farol da Barra?

Farol da Barra Fonte: Dicasdonossobrasil

Localizado na direção da costa a partir do elevador Lacerda, o Farol da Barra é um local essencial para se visitar.
Este farol, como dita a história, foi construído para ajudar os numerosos navios que chegaram a esta baía. Os barcos traziam e carregavam tabaco, açúcar, algodão e tristemente escravos.

Por estar sempre cheio de turistas, este é um dos lugares favoritos dos vendedores que estão sempre à procura de turistas para vender suas coisas. E se você tiver a possibilidade, aproveite o belo pôr do sol que existe todos os dias neste lugar e que aglomera uma grande multidão de pessoas.

Para chegar ao Farol da Barra, você precisará chegar na praia Porto da Barra, onde está localizado. A sinalização para a praia é boa, então você acabará por chegar facilmente.

Além disso, ela fica localizada a apenas 5 km do centro de Salvador. De lá, uma das melhores alternativas é seguir pela Avenida Centenário. Em seguida, você entrará na Avenida Oceânica onde a praia do Farol da Barra está localizada.

Existe também a opção de ir de ônibus para lá. Basta pegar a linha 0720-01 VL Rui Barbosa, na rua Carlos Gomes, e em seguida, descer na Rua Airosa Galvão. Depois, basta caminhar durante 10 minutos até chegar à praia.

O que fazer próximo ao Farol da Barra?

+ Veja Também Turismo Religioso em Salvador: 8 Igrejas Que Vão Impressionar Você!

1 – O Pelourinho

O Pelourinho - Salvador Fonte: Deixa eu viajar

O lugar mais emblemático para ver em Salvador da Bahia é o seu centro histórico. Isso porque, a história do Pelourinho está totalmente ligada à da cidade. Pelourinho foi o nome que, em português, foi dado ao pelourinho, posto ao qual estavam os presos.

De sua posição, elevada na costa, dominava o tráfego comercial e era, até o início do século XX, um local de habitação residencial para famílias ricas.

2 – Rio Vermelho

Rio Vermelho - Foto aérea da praia Fonte: Youtube

O bairro Baiano do Rio Vermelho enfrenta as águas atlânticas da baía com um ar boêmio que você não encontrará em nenhum outro lugar da cidade de Salvador da Bahia. É um dos lugares preferidos pelos Baianos para se reunir para tomar uma cerveja e conversar.

3 – Praia Jardim de Alah

Os jovens baianos carregam suas pranchas de surf enquanto atravessam o curto trecho de grama de onde emergem os troncos altos e finos dos coqueiros.

O mar é agitado e as areias douradas do Jardim de Alah, uma das mais belas praias urbanas de Salvador da Bahia.

Durante o verão, as atividades esportivas são organizadas para as pessoas, mas, devido ao clima tropical que a cidade possui, ela tem vida o ano todo. As crianças brincam nas pedras e os surfistas surfam nas ondas com maestria.

4 – Igreja do Bonfim

Igreja do Bonfim - Salvador Fonte: G1

Um dos famosos ditados dos brasileiros é que em Salvador da Bahia há uma igreja para cada dia do ano. E é verdade. Uma das mais famosas é a de Nosso Senhor do Bonfim, estilo rococó e decoração neoclássica.

A imagem de Jesus que está aqui é a mais reverenciada no Brasil e a amostra está no portão que fica na entrada.

Está cheio de laços coloridos que flutuam ao vento para lembrar o pedido das pessoas que os amarraram. A Festa de Nosso Senhor do Bonfim é a mais importante para ver em Salvador após o Carnaval.

Curiosidades sobre o Farol da Barra

No início, o Farol da Barra era feito apenas de areia e pedra. Contudo, depois que houve a invasão dos holandeses, o Farol foi totalmente reformado com a ajuda dos Portugueses. A parede foi reforçada e foram criados mais dois fortes.

Contudo, foi apenas no final do século XVII que realmente houve a construção do Farol da Barra, onde passou a servir de guia para os navios que chegavam na Bahia. E até hoje ele serve para esse fim.

Onde se hospedar?

Farol da Barra Suites e Hostel

Farol da Barra Suites e Hostel Fonte: Booking

Estando apenas a 150 metros do Farol da Barra, essa certamente é uma ótima opção para quem deseja curtir a vida baiana mais de perto.

Se você está viajando de carro pelo local, pode ficar tranquilo, pois o Farol da Barra Suites e Hostel conta um estacionamento gratuito, mas lembre-se de fazer o pedido na hora da reserva.

Os quartos são superconfortáveis e contam todos com banheiro privativo. Alguns quartos também possuem TV de tela plana. Além disso, a recepção está aberta durante 24 horas para lhe fornecer ainda mais segurança.

Além do Farol da Barra, esse hotel está localizado próximo de outros pontos turísticos da cidade de Salvador, como a praia de Ondina, há apenas 2,3 km.

Monte Pascoal Praia Hotel Salvador

Monte Pascoal Praia Hotel Salvador Fonte: Booking

Se você deseja acordar com os pés na praia do Farol da Barra, o Monte Pascoal é certamente a escolha certa para você e sua família. De fato, esse hotel fica localizado a beira mar da praia.

Se você está indo em fevereiro ou março, saiba que o Monte Pascoal tem uma localização muito boa do desfile de Carnaval da região, podendo assim, ir e vir de a pé durante a festa. Além disso, possui fácil acesso a lojas e restaurantes.
Os quartos são super confortáveis e luxuosos. De fato, você poderá usufruir de TV com canais a cabo, ar-condicionado e até frigobar.

Além disso, todos os quartos possuem varanda para a praia. Como se não bastasse, o hotel oferece gratuitamente um kit praia, contando com diversos acessórios para melhorar sua estadia.

Gostou de saber mais sobre o Farol da Barra? Então não deixe acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Farol da Barra em Salvador
Conheça Farol da Barra em Salvador: Atrativos, Praia e Dicas!
Imbassaí
Melhores Pontos Turísticos de Imbassaí Para Você Conhecer!
Comércio em Lençóis
O Que Fazer em Lençóis – BA: Onde fica, Atrativos, Cachoeira e Dicas!
Letreiro de Santa Cruz Cabrália
O Que Fazer em Santa Cruz Cabrália: 6 Roteiros Imperdíveis!
Praias da Bahia
6 Melhores Praias da Bahia Para Você Conhecer no Verão!
Veja Todas >
Cadastur