Ilha de Itaparica na Bahia – Veja o Guia Completo do Caribe Baiano!
Está em busca de um paraíso tropical com águas cristalinas e cenários de tirar o fôlego? Então a Ilha de Itaparica é o destino perfeito para você. Conhecida como o “Caribe Baiano”, esta é a maior ilha marítima do Brasil e fica localizada na costa da Bahia.
Quer descobrir mais sobre essa ilha rica em história e belezas naturais? Neste artigo vamos explorar tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo a visita em um dos melhores destinos do litoral nordestino. Boa leitura!
Índice
- Onde fica a Ilha de Itaparica
- Como chegar na Ilha de Itaparica, Bahia
- Melhor forma de circular na Ilha de Itaparica
- O que fazer na Ilha de Itaparica – Melhores Passeios
- Quando ir a Ilha de Itaparica
- Melhores Praias na Ilha de Itaparica
- Quantos dias ficar em Itaparica
- Onde comer na Ilha de Itaparica
- Roteiro Completo de 2 dias em Itaparica
Onde fica a Ilha de Itaparica
A Ilha de Itaparica fica a apenas 15 km de Salvador. É tão próximo que muitos turistas que estão na capital baiana fazem um bate e volta na ilha.
Com 36 km de comprimento e 239 km de superfície, a Ilha de Itaparica na Bahia abrange a cidade de Itaparica e Vera Cruz.
Como chegar na Ilha de Itaparica, Bahia
Como a ilha fica bem perto de Salvador, não é tão difícil chegar até lá. Saindo da capital, é possível seguir até a Ilha de Itaparica de ferryboat ou de lancha.
O trajeto de ferry boat leva cerca de 1 hora e é feito diariamente saindo do Terminal de São Joaquim, na cidade Baixa com destino ao Terminal Bom Despacho, em Vera Cruz. É possível embarcar como pedestre ou de carro.
Outra opção é fazer o trajeto de lancha que é mais rápido (dura cerca de 45 minutos). Neste caso, é necessário contratar o serviço no Centro Náutico da Bahia, próximo ao Mercado Modelo, em Salvador. O desembarque é feito em Vera Cruz, no Terminal Náutico de Mar Grande.
Para quem prefere fazer o trajeto por terra, é possível sair de Salvador pela BR-101 até Santo Antônio de Jesus, depois seguir pela BA-028 até Nazaré das Farinhas e, por fim, pela BA-001 até a Ilha. O percurso dura aproximadamente 3h30.
Melhor forma de circular na Ilha de Itaparica
Existem algumas vans e táxis que funcionam no esquema de lotação, transportando os turistas por toda a ilha. Porém, não possuem um horário fixo.
Mas se a sua viagem for para curtir principalmente as praias, recomendamos que se hospede em um local próximo para que possa ir a pé.
O que fazer na Ilha de Itaparica – Melhores Passeios
Se engana quem pensa que a Ilha de Itaparica tem apenas praias paradisíacas. Na verdade, o local conta com atrativos diversos para todos os tipos de turistas. Confira nossas principais recomendações com o que fazer na Ilha de Itaparica na Bahia.
Visite o Centro Histórico de Itaparica
O Centro Histórico de Itaparica é um verdadeiro tesouro cultural da Bahia. Com ruas de pedra, casarões coloniais construídos entre os séculos XVII e XVIII, você será transportado para o passado enquanto explora o local.
Algumas das principais construções que fazem parte do conjunto histórico são: a
Igreja Matriz do Santíssimo Sagrado, a Igreja de São Lourenço, o Casarão Tenente João das Botas, o Casarão Solar Del Rei e a casa de João Ubaldo Ribeiro, um dos maiores escritores do Brasil.
Conheça o Forte de São Lourenço
O Forte de São Lourenço também faz parte do Centro Histórico. Ele foi construído no século XVII para proteger a cidade das invasões holandesas. Foi no local que também aconteceu a Independência da Bahia.
Este é um ótimo passeio para conhecer mais sobre a história do Brasil, além de ter uma paisagem incrível para a praia.
Passeie pela Ilha dos Frades
Que tal conhecer outro local paradisíaco por perto? Recomendamos um passeio de barco ou escuna até a Ilha dos Frades, onde é possível conhecer a Praia da Ponta de Nossa Senhora, a Praia da Viração e a Igreja do Loreto.
Reserva Venceslau
A Reserva Venceslau é uma área de preservação ambiental da Mata Atlântica. O local oferece trilhas ecológicas, perfeitas para quem gosta de uma experiência imersiva em meio à natureza.
Experimente água na Fonte da Bica
Esta é uma atração famosa na Ilha de Itaparica. Segundo a crença local, a água da Fonte da Bica tem propriedades terapêuticas que ajudam as pessoas a se curarem de doenças. Inclusive, algumas pessoas dizem que a fonte é rejuvenescedora.
Verdade ou não, vale a pena incluir em seu roteiro de viagem.
Conheça o Manguezal do Mocambo
Manguezal do Mocambo é uma comunidade quilombola, localizada a 2 km do centro e aberta a turistas. No local, é possível passear pelo manguezal para conhecer a cultura local e saborear os frutos do mar.
Visite as Igrejas da Região
A Ilha de Itaparica possui várias igrejas históricas do período colonial que são bastante visitadas pelos turistas. São elas: Igreja de Nossa Senhora da Penha. Igreja de São Lourenço, Igreja de Baiacu
Quando ir a Ilha de Itaparica
A Ilha de Itaparica na Bahia é um ótimo destino durante o ano todo. A alta temporada acontece no verão, então nesta época a ilha fica cheia de turistas. Caso queira fugir do movimento, opte por viajar na baixa temporada. Até mesmo durante o inverno é possível encontrar uma temperatura agradável na ilha.
Melhores Praias na Ilha de Itaparica
Uma coisa que não falta na Ilha de Itaparica na Bahia são praias paradisíacas e de águas cristalinas. Elas fazem jus ao apelido de Caribe Baiano!
A Praia de Mar Grande tem uma boa infraestrutura e é conhecida por suas águas tranquilas e rasas, ideal para relaxar e curtir em família. Uma das mais visitadas da região é a Praia de Aratuba. Ela é conhecida por suas areias douradas e água cristalina, ótima para atividades aquáticas.
A Praia de Ponta de Areia. Ela é bem tranquila e costuma ser a favorita dos jovens. Também vale a pena conhecer a Praia de Cacha Pregos, que é conhecida por ser um ambiente animado e com vários restaurantes à beira-mar.
Por fim, a Barra Grande tem águas mornas e calmas, ideal para a prática de mergulho e snorkeling.
Quantos dias ficar em Itaparica
O ideal é planejar uma viagem de 2 a 4 dias para ter tempo suficiente de explorar as atrações, relaxar nas praias e conhecer a cultura local de Itaparica na Bahia.
Onde ficar na Ilha de Itaparica
A ilha tem boas opções de hotéis e pousadas para os turistas de todos os perfis.
Confira as principais recomendações de hospedagem:
- Hotel Icaraí: o hotel conta com piscina, estacionamento, lounge compartilhado e terraço. Os quartos possuem banheiro privativo, alguns têm varanda e outros possuem vista para a cidade.
- Pousada Ponta de Areia: a poucos metros da Praia Ponta de Areia, a pousada tem restaurante, bar e estacionamento. Os quartos são completos e alguns contam com varanda.
- Pousada Tropicália: localizada bem em frente à Praia Ponta de Areia, a pousada tem restaurante e bar. Os quartos são completos com sacada ou varanda térrea.
Onde comer na Ilha de Itaparica
A culinária da Ilha de Itaparica é de dar água na boca com sabores locais. Durante a visita, não deixe de experimentar os pratos tradicionais, como acarajé, moqueca baiana e peixes frescos. Veja as recomendações de restaurantes:
- Restaurante Manguezal: o cardápio possui frutos do mar frescos e pratos típicos da região, tudo em um ambiente à beira-mar.
- Restaurante do Grande Hotel Sesc: perto do centro histórico, o restaurante tem um cardápio com vários sabores típicos do Nordeste.
Roteiro Completo de 2 dias em Itaparica
Preparamos um roteiro de dois dias para aproveitar ao máximo sua visita pela Ilha de Itaparica na Bahia:
Dia 1:
- Manhã: explore o Centro Histórico e as igrejas locais;
- Tarde: conheça o Forte de São Lourenço e aprecie a vista da ilha; aproveite um banho de mar em alguma das praias;
- Noite: aprecie a culinária local em um restaurante à beira-mar.
Dia 2
- Manhã: explore a Reserva Venceslau;
- Tarde: relaxe em alguma das praias da ilha ou, se possível, faça um passeio de escuna para a Ilha dos Frades;
- Noite: desfrute de um jantar com pratos típicos.
E aí, gostou de conhecer mais sobre o famoso Caribe Brasileiro? Então prepare suas malas e embarque nesta viagem pelo tesouro que é a Ilha de Itaparica na Bahia!