Ilha de Itaparica na Bahia – Veja o Guia Completo do Caribe Baiano!

Fonte: Canva
- Escrito por: Leila Simões

Está em busca de um paraíso tropical com águas cristalinas e cenários de tirar o fôlego? Então a Ilha de Itaparica é o destino perfeito para você. Conhecida como o “Caribe Baiano”, esta é a maior ilha marítima do Brasil e fica localizada na costa da Bahia.

Quer descobrir mais sobre essa ilha rica em história e belezas naturais? Neste artigo vamos explorar tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo a visita em um dos melhores destinos do litoral nordestino. Boa leitura!

Onde fica a Ilha de Itaparica

A Ilha de Itaparica fica a apenas 15 km de Salvador. É tão próximo que muitos turistas que estão na capital baiana fazem um bate e volta na ilha.

Com 36 km de comprimento e 239 km de superfície, a Ilha de Itaparica na Bahia abrange a cidade de Itaparica e Vera Cruz.

Como chegar na Ilha de Itaparica, Bahia

Como a ilha fica bem perto de Salvador, não é tão difícil chegar até lá. Saindo da capital, é possível seguir até a Ilha de Itaparica de ferryboat ou de lancha.

O trajeto de ferry boat leva cerca de 1 hora e é feito diariamente saindo do Terminal de São Joaquim, na cidade Baixa com destino ao Terminal Bom Despacho, em Vera Cruz. É possível embarcar como pedestre ou de carro.

Outra opção é fazer o trajeto de lancha que é mais rápido (dura cerca de 45 minutos). Neste caso, é necessário contratar o serviço no Centro Náutico da Bahia, próximo ao Mercado Modelo, em Salvador. O desembarque é feito em Vera Cruz, no Terminal Náutico de Mar Grande.

Para quem prefere fazer o trajeto por terra, é possível sair de Salvador pela BR-101 até Santo Antônio de Jesus, depois seguir pela BA-028 até Nazaré das Farinhas e, por fim, pela BA-001 até a Ilha. O percurso dura aproximadamente 3h30.

Melhor forma de circular na Ilha de Itaparica

Existem algumas vans e táxis que funcionam no esquema de lotação, transportando os turistas por toda a ilha. Porém, não possuem um horário fixo.

Mas se a sua viagem for para curtir principalmente as praias, recomendamos que se hospede em um local próximo para que possa ir a pé.

O que fazer na Ilha de Itaparica – Melhores Passeios

Ilha de Itaperica em visão aérea

Fonte: Wikimedia Commons

Se engana quem pensa que a Ilha de Itaparica tem apenas praias paradisíacas. Na verdade, o local conta com atrativos diversos para todos os tipos de turistas. Confira nossas principais recomendações com o que fazer na Ilha de Itaparica na Bahia.

Visite o Centro Histórico de Itaparica

O Centro Histórico de Itaparica é um verdadeiro tesouro cultural da Bahia. Com ruas de pedra, casarões coloniais construídos entre os séculos XVII e XVIII, você será transportado para o passado enquanto explora o local.

Algumas das principais construções que fazem parte do conjunto histórico são: a

Igreja Matriz do Santíssimo Sagrado, a Igreja de São Lourenço, o Casarão Tenente João das Botas, o Casarão Solar Del Rei e a casa de João Ubaldo Ribeiro, um dos maiores escritores do Brasil.

Conheça o Forte de São Lourenço

O Forte de São Lourenço também faz parte do Centro Histórico. Ele foi construído no século XVII para proteger a cidade das invasões holandesas. Foi no local que também aconteceu a Independência da Bahia.

Este é um ótimo passeio para conhecer mais sobre a história do Brasil, além de ter uma paisagem incrível para a praia.

Passeie pela Ilha dos Frades

Que tal conhecer outro local paradisíaco por perto? Recomendamos um passeio de barco ou escuna até a Ilha dos Frades, onde é possível conhecer a Praia da Ponta de Nossa Senhora, a Praia da Viração e a Igreja do Loreto.

Reserva Venceslau

A Reserva Venceslau é uma área de preservação ambiental da Mata Atlântica. O local oferece trilhas ecológicas, perfeitas para quem gosta de uma experiência imersiva em meio à natureza.

Experimente água na Fonte da Bica

Esta é uma atração famosa na Ilha de Itaparica. Segundo a crença local, a água da Fonte da Bica tem propriedades terapêuticas que ajudam as pessoas a se curarem de doenças. Inclusive, algumas pessoas dizem que a fonte é rejuvenescedora.

Verdade ou não, vale a pena incluir em seu roteiro de viagem.

Conheça o Manguezal do Mocambo

Manguezal do Mocambo é uma comunidade quilombola, localizada a 2 km do centro e aberta a turistas. No local, é possível passear pelo manguezal para conhecer a cultura local e saborear os frutos do mar.

Visite as Igrejas da Região

A Ilha de Itaparica possui várias igrejas históricas do período colonial que são bastante visitadas pelos turistas. São elas: Igreja de Nossa Senhora da Penha. Igreja de São Lourenço, Igreja de Baiacu

Quando ir a Ilha de Itaparica

A Ilha de Itaparica na Bahia é um ótimo destino durante o ano todo. A alta temporada acontece no verão, então nesta época a ilha fica cheia de turistas. Caso queira fugir do movimento, opte por viajar na baixa temporada. Até mesmo durante o inverno é possível encontrar uma temperatura agradável na ilha.

Melhores Praias na Ilha de Itaparica

Uma coisa que não falta na Ilha de Itaparica na Bahia são praias paradisíacas e de águas cristalinas. Elas fazem jus ao apelido de Caribe Baiano!

A Praia de Mar Grande tem uma boa infraestrutura e é conhecida por suas águas tranquilas e rasas, ideal para relaxar e curtir em família. Uma das mais visitadas da região é a Praia de Aratuba. Ela é conhecida por suas areias douradas e água cristalina, ótima para atividades aquáticas.

A Praia de Ponta de Areia. Ela é bem tranquila e costuma ser a favorita dos jovens. Também vale a pena conhecer a Praia de Cacha Pregos, que é conhecida por ser um ambiente animado e com vários restaurantes à beira-mar.

Por fim, a Barra Grande tem águas mornas e calmas, ideal para a prática de mergulho e snorkeling.

Quantos dias ficar em Itaparica

O ideal é planejar uma viagem de 2 a 4 dias para ter tempo suficiente de explorar as atrações, relaxar nas praias e conhecer a cultura local de Itaparica na Bahia.

Onde ficar na Ilha de Itaparica

Hotel Icaraí, vista da piscina na aérea externa

Fonte: Booking do Hotel Icaraí

A ilha tem boas opções de hotéis e pousadas para os turistas de todos os perfis.

Confira as principais recomendações de hospedagem:

  • Hotel Icaraí: o hotel conta com piscina, estacionamento, lounge compartilhado e terraço. Os quartos possuem banheiro privativo, alguns têm varanda e outros possuem vista para a cidade.
  • Pousada Ponta de Areia: a poucos metros da Praia Ponta de Areia, a pousada tem restaurante, bar e estacionamento. Os quartos são completos e alguns contam com varanda.
  • Pousada Tropicália: localizada bem em frente à Praia Ponta de Areia, a pousada tem restaurante e bar. Os quartos são completos com sacada ou varanda térrea.

Onde comer na Ilha de Itaparica

Prato com Acarajé

Fonte: Canva

A culinária da Ilha de Itaparica é de dar água na boca com sabores locais. Durante a visita, não deixe de experimentar os pratos tradicionais, como acarajé, moqueca baiana e peixes frescos. Veja as recomendações de restaurantes:

  • Restaurante Manguezal: o cardápio possui frutos do mar frescos e pratos típicos da região, tudo em um ambiente à beira-mar.
  • Restaurante do Grande Hotel Sesc: perto do centro histórico, o restaurante tem um cardápio com vários sabores típicos do Nordeste.

Roteiro Completo de 2 dias em Itaparica

Preparamos um roteiro de dois dias para aproveitar ao máximo sua visita pela Ilha de Itaparica na Bahia:

Dia 1:

  • Manhã: explore o Centro Histórico e as igrejas locais;
  • Tarde: conheça o Forte de São Lourenço e aprecie a vista da ilha; aproveite um banho de mar em alguma das praias;
  • Noite: aprecie a culinária local em um restaurante à beira-mar.

Dia 2

  • Manhã: explore a Reserva Venceslau;
  • Tarde: relaxe em alguma das praias da ilha ou, se possível, faça um passeio de escuna para a Ilha dos Frades;
  • Noite: desfrute de um jantar com pratos típicos.

E aí, gostou de conhecer mais sobre o famoso Caribe Brasileiro? Então prepare suas malas e embarque nesta viagem pelo tesouro que é a Ilha de Itaparica na Bahia!

Foto de perfil - Leila Simões
Leila Simões
Sou uma agente de viagens profissional. Através de dicas de viagens, divido experiências que coleciono ao longo de mais de 10 anos de histórias viajando ao redor do mundo.
Organize sua Viagem
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza