Conheça as 10 Melhores Praias de Porto Seguro Para Você Visitar!

Praias de Porto Seguro - Ponta da praia cheia de coqueiros

20/05/2022

Dentre os destinos de viagem do Brasil, não há como deixar de fora as melhores praias de Porto Seguro. Que atraem públicos de diferentes personalidades e características. Uma vez que são mais de 40 praias em uma única rota, conhecida por Costa do Descobrimento.

Assim o local se torna perfeito para quem quer curtir com os amigos durante as altas temporadas do verão. Ou então um lugar tranquilo e relaxante durante os meses de agosto e setembro para quem quer apenas descansar.

Com peculiaridades e localização na Costa do Descobrimento, as praias de Porto Seguro são os pontos paradisíacos ideais aproveitar a natureza, a história, gastronomia e cultura local. Então descubra a seguir algumas informações sobre as melhores praias de Porto Seguro e encontre o destino perfeito para você.

 

+ Veja também O que Fazer em Maracajaú: Onde Fica, Mergulhos, Praias e Dicas!

 

Como chegar às melhores praias de Porto Seguro

Arraial D'Ajuda Porto Seguro Bahia

Fonte: Dicas da Bahia

Porto Seguro é um município localizado no sul da Bahia. Apresentando um litoral de cerca de 70km, composto pelos distritos Arraial D’Ajuda, Caraíva e Trancoso. Que unidos formam parte da Costa do Descobrimento. Ou seja, uma rota turística tombada como Patrimônio Natural Mundial, pela UNESCO. Indicada principalmente para pessoas que amam o ecoturismo.

Para chegar rapidamente em Porto, compre uma passagem direta para o Aeroporto de Porto Seguro (BPS). Pois é o aeroporto mais próximo ao centro da cidade. De modo a facilitar o caminho à sua hospedagem ou aos pontos turísticos.

Além disso, caso queira visitar as praias de um dos três principais distritos de Porto Seguro, será necessário passar por uma balsa. Já que é preciso atravessar o Rio Burahém. Para, em seguida, chegar à Arraial D’Ajuda, Trancoso ou Caraíva. Lembrando que de Trancoso à Caraíva a estrada é toda de terra, podendo se tornar um problema em dias de chuva.

10 melhores praias de Porto Seguro – Conheça as mais famosas e indicadas!

As praias de Porto Seguro podem ser visitadas durante todo o ano. Uma vez que há clima agradável, mar morno e sol até mesmo no inverno. Apesar disso, é importante estar atento aos períodos de maré alta. Pois pode se tornar um perigo e oferecer uma viagem sem expectativas de banho no mar.

Contudo caso você viaje na melhor época, ou seja, de dezembro à fevereiro ou agosto e setembro, certamente haverá muito o que aproveitar. Visto que durante a maré baixa você pode encontrar praias com piscinas naturais. Logo conheça as melhores praias de Porto Seguro que merecem uma visita.

+ Veja também Porto Seguro Bahia – Guia completo para você aproveitar a cidade!

 

1 – Praia do Espelho

Litoral da Praia do Espelho em Trancoso

Fonte: Praia do Espelho

A praia do Espelho possui um nome peculiar. Contudo logo não há o que estranhar. Pois parte de sua extensão também é chamada de praia do Curuípe. Essa sendo a fração com mais agito próxima aos restaurantes e quiosques. E águas populares por sua transparência e tranquilidade.

Enquanto que sua porção mais à direita é o famoso Espelho. Conhecido por suas ondas mais agitadas, pouca presença de turistas, tranquilidade e maior contato com a natureza. Havendo diversas falésias e vegetação que compõem sua vista.

Durante a noite, você ainda pode apreciar o lindo reflexo das estrelas no mar cristalino da praia do Espelho. Para isso, a recomendação mais interessante é partindo do vilarejo de Trancoso, a 24km de distância.

 

+ Veja também O Que Fazer em Porto de Galinhas: Onde fica, Praias, Passeios e Dicas!

 

2 -Praia de Taperapuã

Pessoas jogando voleibol na Praia de Taperapuã em Porto Seguro

Fonte: Braovivo

A praia de Taperapuã é o território ideal para quem deseja curtição e agito. Já que possui três grandes atrações imperdíveis para dançar e se divertir. Sendo elas:

  • Axé Moi: um complexo de lazer com shows, muita música, apresentações, danças e até mesmo garçons dançarinos;
  • Tôa Tôa: outro complexo com palco à beira mar. De modo a proporcionar muita diversão, dança, excelente gastronomia e drinks. Porém o entretenimento não é apenas aos adultos. Visto que conta com o espaço kids;
  • Barramares: considerado um dos melhores luaus de Porto Seguro. Devido à localização em Taperapuã e o clima de agito longe do sol e à luz do luar.

Além disso, a praia de Taperapuã é bem popular por sua infraestrutura. Pois possui ótimas hospedagens, restaurantes e bares próximos à praia. E grandes barracas de praia onde o turista pode curtir a vista do mar azul e das areias brancas. Juntamente com boas bebidas e petiscos. Enquanto permite a brincadeira da criançada em meio às ondas rasas e calmas.

Esse destino está localizado a apenas 9km de distância do Centro de Porto Seguro. E pode ser acessado pela Avenida do Descobrimento, para quem chega do aeroporto.

 

+ Veja também O Que Fazer na Ilha de Boipeba: Praias, Pousadas e Dicas!

 

3 – Praia do Mutá

Praia do Mutá

Fonte: Extase Turismo

O melhor de todo conforto e segurança familiar você pode encontrar na praia do Mutá. Isso porque seu mar é limpo, calmo e raso. De modo que para chegar em águas mais profundas, um adulto deve percorrer cerca de 200m.

Além disso, dentre as praias calmas de Porto Seguro, é a que oferece melhor infraestrutura. Dispondo de barracas com drinks, ótimas comidas típicas da região. E muito mais para uma boa experiência aos turistas.

O caminho até Mutá é simples. Já que a partir do aeroporto de Porto Seguro, basta seguir pela Avenida do Descobrimento até a Avenida Beira Mar.

 

+ Veja também Descubra Quais São As 8 Praias Mais Bonitas do Brasil!

 

4- Praia de Pitinga

Praia de Pitinga - Porto Seguro

Fonte: Wikimediacommons

Dentre as praias mais bonitas da Costa do Descobrimento, Pitinga é a praia de Arraial d’Ajuda que mais chama atenção. Isso porque além das águas num tom azulado mais intenso. Ainda possui uma ótima vista composta por falésias cobertas ou não por vegetação, dependendo da estação.

Dessa forma, proporciona um maior contato com a natureza, próximo às barracas. Além de disponibilizar uma grande aventura a quem aceita o desafio de pular de parapente a partir de uma das falésias.

A praia de Pitinga é, então, um ponto para aventureiros e turistas que procuram repouso. Que tem acesso fácil por caminhada, chegando de Mucugê.

 

+ Veja também Saiba Como Funciona o Aluguel de Malas de Viagem e Economize!

 

5 – Praia de Taípe

Praia de Taípe

Fonte: Wikimediacommons

A praia de Taípe é uma praia que fica está localizada oficialmente em Arraial d’Ajuda. Porém é considerada parte de Trancoso. Devido à sua grande extensão e proximidade à praia do Rio da Barra.

É perfeito para quem quer mais descanso e tranquilidade. Sendo um dos destinos mais desertos. Pois há pouca infraestrutura e barraquinhas para conforto dos turistas. Contudo disponibiliza belas paisagens com falésias, coqueiros, vegetação e mar azul esverdeado. Além de ser um ponto ideal a quem deseja visitar mais de uma praia num dia só ou se aventurar em pulo de parapente.

Para chegar à Taípe, você pode optar pelo trajeto de carro na Estrada de terra de Trancoso. Ou caminhar de Pitinga ou Rio Branco até a praia.

Não bastando, a praia aidna oferece ótimas opções de hospedagens, sendo elas: Club Med Trancoso e Terravista Resort. Dois resorts luxuosos e completos para a viagem dos sonhos.

 

+ Veja também 12 Melhores Praias do Nordeste Brasileiro Para Você Aproveitar!

 

6 – Praia da Coroa Vermelha

Praia da Coroa Vermelha Porto Seguro

Fonte: Coroa Vermelha.net

A praia da Coroa Vermelha está situada em Santa Cruz de Cabrália. E é uma das praias mais indicadas de Porto Seguro. Pois está próxima de outras boas atrações turísticas. Como a Aldeia Indígena Pataxó e o Museu Histórico de Porto Seguro.

Apesar disso, nossa maior recomendação ainda se dá pelas incríveis piscinas naturais. Que a torna uma das melhores praias para banho de Porto. Além de ser super sugerido para a brincadeira da criançada e prática de esportes como stand up paddle e kitesurf.

Para chegar a partir de Porto Seguro, pode levar cerca de 40 minutos. Visto que na verdade está localizada em uma cidade vizinha. Assim, você pode seguir de carro ou ir de ônibus, partindo do centro.

 

+ Veja também Descubra Quais São As 8 Praias Mais Bonitas do Brasil!

 

7 – Praia dos Nativos

Praia dos Nativos Porto Seguro - Vista Aérea

Fonte: Porto Seguro

Embora a praia dos Nativos esteja situada em Trancoso, suas características são totalmente diferentes das praias locais. Isso porque é famosa pela badalação das festas. Provavelmente atraídas pela boa infraestrutura, assim como a de Taperapuã. Contendo pousadas, restaurantes e barracas à beira a mar.

Ao visitar essa praia, esteja atento à situação da maré. Pois, por vezes, pode ser necessário contratar um barqueiro ou realizar stand up paddle para atravessar o mar que dá de encontro com o rio Trancoso.

Caso queira relaxar, vá para o lado esquerdo de sua extensão. E aproveite o mar azul marinho em suas piscinas naturais.

A praia dos Nativos está próxima da praia dos Coqueiros e do Quadrado. Então basta andar por cerca de 15 minutos entre um e outro ponto. Ou se locomover de táxi ou carro.

 

+ Veja também Conheça as 7 Melhores Praias de Sergipe Para Você Visitar!

 

8 – Praia do Mucugê

Praia do Mucugê Arraial D'Ajuda Bahia - Melhores Praias de Porto Seguro

Fonte: Rotas de Viagem

A praia do Mucugê é o ponto turístico ideal para gosta de agitação em mares calmos e relaxantes. Já que possui piscinas naturais com águas mornas e límpidas.

Além de contar com uma infraestrutura turística interessante. E excelente localização próxima ao centro do distrito.
Para passar o dia em Mucugê, nada melhor que alugar uma de suas mega barracas ou guarda-sol. Assim você pode ter um dia tranquilo à beira mar da praia mais movimentada de Arraial d’Ajuda.

9 – Praia do Rio da Barra

Coqueiros e Mar - Praia do Rio da Barra

Fonte: Trancoso 4U

A praia do Rio da Barra é uma das praias de Porto Seguro onde reina a calmaria. Visto que para acessa-la é necessário passar de carro, quadriciclo ou mototáxi pelos restaurantes, pousadas e condomínios. Sendo o mais indicado atravessar o Restaurante Rio da Barra que oferece estacionamento por uma taxa.

Além disso, é importante saber que sua infraestrutura não é tão boa quanto das outras praias. O que explica a presença de poucos turistas.

De qualquer modo, é uma ótima pedida para quem deseja apenas caminhar por toda sua faixa de areia branca à beira de suas piscinas naturais. Ou então passear pela praia dos Nativos que pode ser alcançada em uma caminhada pelo mar durante a maré baixa.

 

+ Veja também O Que Fazer em Marataízes? Melhores Praias e Pontos Turísticos!

 

10 – Praia de Mundaí

Praia Mundaí Porto Seguro Bahia - Melhores Praias de Porto Seguro

Fonte: Rede Soberano

Devido à sua proximidade com Taperapuã, a praia de Mundaí pode ser considerada tão agitada quanto. Já que possui a mesma vibe e curtição proporcionadas pelo complexo Tôa Tôa. E possui um dos melhores restaurantes de Porto Seguro, a Colher de Pau.

Apesar disso, o local ainda pode ser considerado ideal para quem busca por tranquilidade. Uma vez que possui maravilhosas águas calmas cristalinas. Porém esteja atento ao tempo. Pois há períodos em que o mar pode ser perigoso e oferecer fortes ondas.

Mundaí fica a apenas 4km de distância do Centro de Porto Seguro. Portanto é possível caminhar do centro à praia. Ou então se locomover de carro ou transporte público.

 

+ Veja também 6 Vantagens de Comprar Passagem Aérea ou de Ônibus Pela Internet!

 

Roteiros e pontos turísticos próximo às melhores praias de Porto Seguro

Agora que você já sabe quais são as praias mais bonitas de Porto Seguro, separamos algumas dicas de roteiros e passeios além da areia e do mar.

Listamos alguns dos melhores atrativos para quem quer conhecer mais da cidade. Então confira e descubra outros pontos turísticos a serem explorados.

 

+ Veja também Onde nadar com tubarões? Listamos os destinos mais incríveis do mundo!

 

Santa Cruz de Cabrália

Cidade de Santa Cruz Cabrália - Porto Seguro Bahia

Fonte: La Viagem

Santa Cruz de Cabrália é um município vizinho de Porto Seguro e compete com os demais para ter uma das praias mais bonitas da região. Além disso, Santa Cruz de Cabrália ainda tem uma história rica: acredita-se que por lá tenha sido o primeiro desembarque dos Portugueses no Brasil, embora ainda existam discordâncias sobre esse fato.

Com praias incríveis, algumas delas possuem piscinas naturais na maré baixa e contam com estrutura rica em restaurantes e pousadas. Vale a pena tirar um dia para conhecer a cidade!

As dicas de como aproveitar as melhores praias de porto seguro são: aproveite as comidas típicas como Acarajé e frutos do mar nas barracas de praia e escolha a região que mais se encaixa no seu perfil – para quem quer tranquilidade, as praias mais distantes são ideais, já quem ama agito, as praias próximas ao centro estão sempre animadas!

Para chegar até as praias, vá de táxi ou de ônibus que param em quase todas elas de meia em meia hora nos principais pontos do centro.

Arraial D’Ajuda

Praia de Pitinga - Arraial d'ajuda

Fonte: Resorts Online

Arraial d’ajuda é um distrito do ladinho de Porto Seguro e reserva para o turista uma série de encantos, desde suas casinhas da época colonial até suas exuberantes praias! Nossa dica é que você pegue a balsa no centro da cidade e vá até lá bem cedinho para aproveitar ao máximo!

Barramares, melhores praias de Porto Seguro

Litoral da Praia Barramares

Fonte: Guia da Bahia

O tom esverdeado das suas águas e sua distância relativa do centro pode fazer com que a Praia Barramares seja uma das mais exóticas e pouco conhecidas da cidade.

Mas, ao chegar lá, o turista encontra uma série de barracas de praia e uma infraestrutura incrível para passar o dia apreciando o visual incrível do lugar. Vale muito a pena conhecer!

 

+ Veja também O que é um Hostel? Como Funciona, Quanto Custa e Dicas!

 

Tôa a tôa

Pessoas jogando voleibol na Praia de Taperapuã em Porto Seguro

Fonte: Braovivo

A praia de Tôa a Tôa é uma das mais conhecidas da cidade e existem bons motivos para isso: para quem ama música, muito axé e animação, as barracas de praia fazem sucesso por lá – por isso, chegue cedo e consiga um lugar bem em meio à muvuca típica da Bahia!

Axé Moi

Pessoas dançando na praia de Axé Moi em Porto Seguro

Fonte: Axé Moi

Entre as melhores Praias de Porto Seguro, a Praia Axé Moi é uma das mais belas, especialmente por causa das suas águas mansas e tranquilas.

Mas, não se engane: essa calmaria muda na areia, onde a música rola o dia todo e anima os turistas em busca do clima Baiano típico! Todas as segundas, você poderá aproveitar o famoso luau com música ao vivo – imperdível!

Passarela do Descobrimento

Passarela do descobrimento

Fonte: Porto Seguro Tour

Um lugar cheio de comidas típicas, muitas barraquinhas de artesanato e drinks feitos na hora. Fica no centro da cidade, pertinho da praia.

A Passarela do Descobrimento é uma atração turística a ser admirada ao anoitecer. Já que ela funciona a partir das 18h até às 23h. Apresentando uma grande variedade de lojas de artesanato, barraquinhas, bares, shows, sorveterias e restaurantes. Em uma passarela com casinhas coloridas no estilo colonial.

Além disso, é popular por sua gastronomia e drinks. Dando a ela o nome de Passarela do Álcool.

  • Endereço: Av. Psa. do Álcool – Porto Seguro, BA, 45810-000

 

+ Veja também O Que Fazer no Pelourinho – Salvador: Roteiros e Dicas!

 

Deliciar o Acarajé da Jaque

Três acarajés

Fonte: Tastemade

No centrinho da cidade, uma barraca de acarajé faz sucesso há anos. Vale a pena visitar e experimentar o mais tradicional tempero baiano!

Além dessas indicações, passear pelo centro é conhecer um pouco da nossa história erguida na primeira cidade descoberta pelos portugueses. Visite as igrejas, ruas de pedra e não deixe de conhecer Arraial D’ajuda além das suas praias!

 

+ Veja também Saiba Como Viajar de Ônibus com Seus Filhos sem Preocupação!

 

Quadrado de Trancoso

Quadrado de Trancoso, Bahia

Fonte: Porto Hospedagem

O Quadrado de Trancoso está localizado no centro do distrito. Composto por casinhas coloridas e antigas que delimitam a vila num retângulo.

Durante o dia, o ambiente é calmo e pode ser explorado em sua história, lojinhas, Igreja de São João Batista e seu famoso Mirante da Igreja que dá vista para as praias dos Coqueiros e dos Nativos. Enquanto que a noite o Quadrado ganha vida com a iluminação fornecida por bares e restaurantes que disponibilizam o melhor da gastronomia e da música em seus estabelecimentos.

  • Endereço: Praça São João Batista, 150 – Quadrado, Porto Seguro – BA, 45818-000

Centro Histórico de Porto Seguro

Farol da Marinha - Centro Histórico Porto Seguro

Fonte: Mercado e Eventos

O Centro Histórico de Porto Seguro é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. Pois é onde se encontram os patrimônios e construções mantidos em sua forma original. Ou seja, exatamente como foram elaborados nos primeiros anos de descobrimento do Brasil pelos portugueses. Visto que Porto Seguro foi o primeiro local onde os portugueses chegaram em 1500.

No pequeno vilarejo em que se encontra o centro de Porto, você pode visitar:

  • Marco do Descobrimento;
  • Museu histórico;
  • Ruínas das escolas de seminaristas;
  • Farol de Porto;
  • Igrejas.

Descubra quais são as melhores hospedagens em Porto Seguro

Área de estar Arraial D'Ajuda Eco Resort - Melhores Praias de Porto Seguro

Fonte: Booking

Definir o local de hospedagem durante sua viagem nas praias de Porto Seguro é um passo importante. Pois a partir de então você deverá se atentar ao que é importante. Como por exemplo: sossego, agitação, proximidade com praias, boa infraestrutura ou preço acessível. Até porque nem sempre é possível encontrar tudo em um único lugar.

Assim, quem decide por se hospedar em Porto Seguro deve saber que por lá haverá mais multidão e curtição. Além de excelentes pousadas e hotéis com boas infraestruturas próximos à orla e com valores que variam do mais caro ao mais econômico.

Enquanto isso, Arraial d’Ajuda e Trancoso oferecem hospedagens localizadas à beira de praias mais calmas. Havendo maior facilidade para realizar reservas. Já que são distritos menos disputados.

Dentre os mais bem avaliados, indicamos:

  • Hotel Brisa da Praia: situado à orla da praia Taperapuã. É um dos mais desejados, pois Taperapuã possui algumas das melhores barracas de Porto. E é bastante popular por seus restaurantes e festas do Axé Moi, Tôa Tôa e Barramares;
  • Arraial D’Ajuda Eco Resort: é um dos resorts mais românticos de Arraial d’Ajuda. Com estrutura completa e proximidade às melhores atrações da cidade: Capela de Nossa Senhora da Ajuda e Largo da Ajuda;
  • Club Med Trancoso: para quem deseja uma viagem mais tranquila, o Club Med Trancoso é a melhor opção. Já que é um resort com o sistema All Inclusive. Ou seja, os mais variados serviços em um único lugar. Assim transformando sua hospedagem no destino de viagem.

Além disso, caso seu interesse não esteja nas praias. Que tal se hospedar próximo ao Centro de Porto Seguro? Ambiente com hospedagens mais acessíveis e próximas aos comércios e centros históricos da cidade.

 

Em suma, se gostou das dicas, entre no nosso site para ver onde se hospedar em Porto Seguro e aproveitar ao máximo seus pontos turísticos!

Agora que já conhece as melhores praias de Porto Seguro e alguns dos principais pontos turísticos, faça seus planos e prepare suas malas para uma das viagens mais completas ao Nordeste do Brasil.

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Veja também:
Vista Aérea Club Med Trancoso
Conheça 6 Diferencias do Club Med Trancoso e Saiba Como Chegar!
Orla da Praia de Novo Prado Praias no Sul da Bahia
9 praias do sul da Bahia: Onde fica, atrativos, hotéis e dicas!
Paulo Afonso
O que fazer em Paulo Afonso? Como chegar, turismo e dicas!
Porto Seguro
Porto Seguro Bahia – Guia completo para você aproveitar a cidade!
Farol da Barra em Salvador
Conheça Farol da Barra em Salvador: Atrativos, Praia e Dicas!
Veja Todas > Booking.com
COVID-19
COVID-19
Saiba o que fazer em relação as suas viagens de ônibus