O Que Fazer em Cumutuxatiba Bahia: Como ir, Atrativos e Pousadas!

Portal de Cumutuxatiba

15/02/2019

Um lugar com um nome curioso como Cumutuxatiba, deve ter muitas outras curiosidades que precisam ser descobertas pelos turistas. É um paraíso escondidinho na Bahia, em uma vila de pescadores. O nome da vila foi dado pelos índios da tribo Pataxó, devido a um acontecimento que acontece naquelas terras, que é conhecido como Maré Rasante, que na verdade é uma diferença entre a maré baixa e alta.

A Costa das Baleias é um lugar encantador e que abriga a Vila de Cumutuxatiba, um paraíso rústico e muito acolhedor, por se tratar de uma vila de pescadores é um local com poucos habitantes locais, com praias desertas, muitas falésias e coqueirais que são cortados por riachos, que finalizam a pintura dessa região. Se você está buscando paz e tranquilidade, saiba que esse é o lugar perfeito para isso.

As atividades relacionadas ao turismo nessa região não começaram a muito tempo, por isso muitas pessoas ainda não ouviram falar nesse paraíso escondido na Bahia, que já encantadora de natureza e já conquistou milhares de corações dos viajantes mundo a fora.

Um dos cenários mais constantes em Cumuru, como é carinhosamente chamada a vila de pescadores de Cumutuxatiba, é o mar, pois a maioria dos passeios da região acontecem em função dele. Quando a maré está baixa, é possível realizar caminhadas pelas praias desertas e na maré alta, é possível passeios de barco para Corumbau para conhecer os corais que são bem coloridos e a diversidade de peixes da região.

+ Veja Também 8 Pontos Turísticos de Fortaleza que Vale a Pena Visitar!

O que fazer em Cumutuxatiba?

Vamos conhecer tudo que essa Vila de Pescadores de Cumutuxatiba tem para oferecer aos visitantes, confira a seguir:

Ponta do Corumbau

Ponta do Corumbau Fonte: Booking

Localizado entre Prado e Porto Seguro, ao sul da Bahia, um lugar onde a tranquilidade é o principal cartão de visitas. Os visitantes são recebidos na Aldeia da Barra Velha pelos índios Pataxós. Para chegar ao local, só é possível por barco ou uma estrada de terra bem simples. Esse paraíso escondidinho possui mais de 15km de praias com areias brancas, o mar em tom de esmeralda e cercado de coqueiros e amendoeiras.

Mergulho na região dos recifes de Itacolomi

Pessoa fazendo mergulho na região dos recifes de Itacolomi Fonte: Férias Brasil

A região do encontro do Rio Corumbau, em uma ponta de areia localizada no oceano existe uma vila de pescadores, que dá abriga restaurantes com um estilo bem rústico com peixe frescos, pescados na hora para servir aos seus visitantes. Aproveite a oportunidade para mergulhar na região dos recifes de Itacolomi, os barcos saem da praia e demoram cerca de 30 minutos para chegar até as piscinas de Itacolomi, onde você pode ver diversas tartarugas livres e soltas além de uma grande variedade de peixes.

Aldeia de índios de Barra Velha

Indios na aldeia de Barra Velha Fonte: Youtube

No seu roteiro, não pode faltar uma visita à aldeia de índios de Barra Velha, que fica a 6km, após cruzar o Rio, os índios da aldeia realizam a recepção dos visitantes e você ainda pode adquirir diversos artesanatos criados por eles, como: utilitários, arco e flecha, bijuterias entre outros. Se a maré estiver alta, você ainda pode aproveitar para subir o rio Corumbau e apreciar de pertinho os manguezais.

 Piscinas Naturais

Piscina natural na praia de patacho Fonte: Tripadvisor

Ao redor da vila existem os parcéis que são ideias para realização de mergulho com snorkel e máscara, para que você possa conhecer um pouco da beleza dos recifes muito coloridos de Itacolomi e também dos corais de Pataxó. O arquipélago de abrolhos também é uma opção para os adeptos de mergulho de garrafa, que está localizado à 70km da costa, com vida marinha incrível e também seus costões e cavernas para exploração.

Tudo sobre as praias de Cumutuxatiba

A maioria das praias da região de Cumutuxatiba são desertas e muito preservadas, a sua localização conta bastante para que todo esse paraíso tenha sido muito preservado ao longo dos anos. Para quem está buscando descansar e aproveitar a paisagem, as praias são perfeitas. As praias que estão situadas mais ao centro são perfeitas para as crianças, pois possuem poucas ondas.

Já nas praias que estão localizadas mais ao sul, a grande maioria possui rios que saem direto no mar, garantindo um delicioso banho de água doce. A praia que está mais perto da vila, é a Praia da Areia Preta, que é contornada por areias monazíticas, que é um tipo de areia que possui uma alta concentração natural de minerais pesados, que trazem benefícios para a saúde, de acordo com estudos recentes. Conheça algumas praias especiais que precisam estar em seu roteiro:

Barra do Cahy

Orla da praia da Barra do Cahy Fonte: Bahia.ws

Uma das praias mais bonitas de toda a Cumutuxatiba, possui algumas falésias, coqueiros em toda a sua extensão e um pequeno que desemboca direto no mar, garantindo um banho delicioso e refrescante a hora que desejar. A localização da Praia do Barra do Cahy é um pouco distante da vila, aproximadamente 18km.

Japara Grande

Orla da Praia de Japara Grande Fonte: Estância cumuru resort

A praia ganhou esse nome devido ao riacho que corta o local, que possui ao seu redor grandes falésias coloridas e uma piscina natural é cercada por manguezais que fecham a paisagem de tirar o fôlego do local, o mar possui um tom de esmeralda. É uma praia praticamente deserta, então se for visita-la, leve todos os itens necessários para alimentação e hidratação, a praia de Japara Grande fica a 12km da vila.

Dicas para os visitantes de primeira viagem

Praia Barra do Cahy em Cumutuxatiba Fonte: Guia da Bahia

Se estiver montando um roteiro para não deixar passar nada na visita ao vilarejo de Cumutuxatiba, a praia da Barra do Cahy não pode faltar no seu roteiro, ela é ideal para banho e também para crianças e não se preocupe, porque lá existe um restaurante que tem excelente custo x benefício.

Ao visitar os parcéis que estão espalhados por algumas praias da região, não esqueça de levar uma máscara e snorkel para que possa observar os peixinhos coloridos e todas as belezas subaquáticas. Na maioria das praias, por ser deserta, não existe a opção de realizar a locação de equipamento por lá, então para não perder grandes momentos.

Faça uma rápida pesquisa na Tábua das Marés e veja como estará a maré na época da sua visita, se a maré estiver baixa, aproveite para fazer uma caminhada ou por pedal, para circular nas praias e curtir todo o visual.

Dicas de Restaurantes e Pousadas em Cumutuxatiba

Entrada do restaurante Mama África Fonte: Viagem sem filtro

O vilarejo de Cumutuxatiba possui ótimas restaurantes que ficam na beira da praia, as receitas são caprichadas e a grande maioria é a base de frutos do mar. Confira algumas sugestões:

  • Mama África: Um restaurante incrível, que possui um ambiente aconchegante e muito descontraído. No cardápio, um dos destaques são os pratos à base de bacalhau e também frutos do mar, algumas receitas são um pouco exóticas, mas vale a pena conferir! Ah, tem um redário incrível para relaxar um pouquinho antes ou depois da refeição.
  • Restaurante do Hermes: Foi criado a partir de uma antiga barraquinha à beira mar que deu lugar à um ambiente com vidros, deck e mesas ao ar livre. Experimente o prato Budião assado na folha de bananeira, você não vai se arrepender.
  • Catamarã: Um restaurante incrível porém de estilo simples localizado no alto da falésia, na Areia Preta. O prato preferido do público é o arroz com polvo. Não deixe de conhecer!

Conhecendo algumas pousadas em Cumutuxatiba

Pousada Areia Preta

Pousada Areia Preta Fonte: Booking

Sua localização fica na Praia da Areia Preta, em frente à praia do centro. Possui acesso Wi-Fi, com um ótimo buffet de café da manhã além de uma piscina ao ar livre. A localização é excelente, pois está bem próximo dos restaurantes e dos bares.

Pousada Ingá

Pousada Ingá Fonte: Booking

Possui um dos melhores preços da região, oferecendo conforto e hospitalidade aos seus hóspedes. Oferece piscina ao ar livre, um buffet de café da manhã e a recepção funciona 24h, o estacionamento é gratuito. Sua localização fica na beira-mar, na Praia Rio do Peixe Grande.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Comércio em Lençóis
O Que Fazer em Lençóis – BA: Onde fica, Atrativos, Cachoeira e Dicas!
Letreiro de Santa Cruz Cabrália
O Que Fazer em Santa Cruz Cabrália: 6 Roteiros Imperdíveis!
Praias da Bahia
6 Melhores Praias da Bahia Para Você Conhecer no Verão!
Cachoeira da Fumaça
Cachoeira da Fumaça – Chapada Diamantina: Como Chegar e Atrativos!
Praia em Guarajuba
Guarajuba – Bahia: Onde fica, Praias, Roteiros e Pousadas!
Veja Todas >
Cadastur