O que fazer em Jequié? Pontos turísticos inesquecíveis para você!

Centro de Jequié

22/05/2019

Se você procurar um lugar para relaxar nas férias, temos uma indicação perfeita para você: Jequié, um município localizado no estado da Bahia com cerca de 155 mil habitantes e muita história para contar.

Uma história interessante por exemplo, é que em 1911, o então Presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Aurélio Rodrigues Viana decretou, após assumir o cargo, que Jequié seria a nova capital da Bahia, ocasionando um gigantesco problema com o Governo Federal, que forçou a renúncia do governador e tornou Salvador novamente a capital do estado dias depois.

Outra curiosidade é que recentemente a cidade ficou conhecida a nível nacional após se tornar meme na internet. Você lembra de ter visto aquelas fotos de crianças indo para escola com mochilas enormes? Pois é, foi em Jequié, após a prefeitura distribuir mochilas grandes demais para alunos da educação infantil.

Mas além de tudo isso, Jequié é uma cidade bastante simpática, com diversos pontos turísticos e monumentos históricos. Se você deseja conhecer melhor este lugar, aproveite o roteiro turístico que fizemos sobre Jequié!

+ Veja Também 6 Vantagens de Comprar Passagem Aérea ou de Ônibus Pela Internet!

Como ir?

Jequié não possui aeroporto, mas vários voos conectam algumas das principais cidades do país a cidades próximas do seu destino. Algumas conexões que é possível fazer:

Outras opções, dependendo do estado onde morar, é ir diretamente de ônibus ou carro para Jequié.

Pontos turísticos

Cidade tranquila, Jequié possui diversos atrativos, seja para aqueles que gostam de ficar mais próximo a natureza, seja para aqueles que desejam conhecer um pouco mais de história no primeiro estado colonizado do Brasil ou ainda deseja apenas relaxar em um município menos agitado.

Abaixo, separamos alguns dos principais pontos turísticos de Jequié para você aproveitar quando visitar a cidade. Confira!

Rio das Pedras

Camping próximo ao Rio das Pedras Fonte: Pé na estrada Jequie BA

Principal atração turística natural de Jequié, a cachoeira do Rio das Pedras está localizada há cerca de seis quilômetros da sede do distrito de Florestal. Você pode tanto optar por ir de carro, como também contratar um guia para te levar ao local. Ao chegar a Florestal, basta seguir direto até o fim do calçamento, percorrendo mais 400 metros até o Bar e Restaurante do Joia.

Por lá, você encontra uma paisagem deslumbrante, restaurante com mesas e cadeiras de madeira sombreadas por árvores da mata atlântica e claro, o Rio das Pedras, bastante propício para banho e para aqueles que gostam de aventurar-se nos esportes radicais como downhill, além de trilhas para caminhadas.

+ Veja Também Turismo Religioso em Salvador: 8 Igrejas Que Vão Impressionar Você!

Catedral de Santo Antônio

Catedral de Santo Antônio Fonte: Tripadvisor

Com a sua construção iniciada em 1899, a Catedral de Santo Antônio de Pádua em Jequié, é uma das obras mais importantes da região. A primeira capela foi erguida em 1914, onde atualmente está localizada a Praça Luiz Viana Filho. Uma curiosidade é que neste mesmo ano, a cidade sofreu com uma forte enchente, que inundou toda a área baixa, incluindo a capela.

Após o ocorrido, a comunidade entendeu que seria necessário construir a catedral em um lugar mais longe do Rio das Contas. Foi então que em 1927, a catedral foi finalmente erguida em uma obra arquitetada pelo francês André Saffrey. A inauguração oficial aconteceu em 1930. A Igreja de Santo Antônio é o monumento arquitetônico mais antigo de Jequié, sendo considerado um dos principais cartões postais da cidade. Em seu acervo, a catedral conta com arquivos fotográficos da época, documentos e registros de batismo quase centenários, além de registros dos festas da comunidade.

Museu Regional de Jequié

Museu Regional de Jequié Fonte: Wikipédia

Com estilo colonial mourisco, o prédio do Museu Regional de Jequié logo chama a atenção dos turistas. Apesar do prédio ter sido inaugurado em agosto de 1934, o Museu de Jequié entrou em funcionamento apenas em 2006, contando com um acervo histórico do município, incluindo documentos, imagens, máquinas e demais objetos antigos que pertenceram a diversas famílias colonizadores da cidade.

O objetivo do local é contar a história da cidade através do seu acervo e exposições. As visitas são monitoradas e conforme dados da prefeitura, recebe cerca de 230 visitantes por dia.

Obelisco de Jequié

Obelisco de Jequié Fonte: James meira

Um dos monumentos mais importantes da cidade, o Obelisco de Jequié está localizado na Praça Ademar Nunes Vieira, também conhecida como Praça da Bíblia. O monumento foi alvo de muita polêmica nos últimos anos, quando um vereador pediu um requerimento para que a obra fosse demolida e substituída, já que é um símbolo utilizado por faraós na história antiga.

O requerimento solicitava a construção de símbolo cristão, que condiz com o novo nome Praça da Bíblia. O Obelisco de Jequié não configura-se como patrimônio do Brasil, já que sua origem remonta justamente ao antigo Egito. Quem passa pelo local, logo é atraído pela beleza da obra.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Praias da Bahia
6 Melhores Praias da Bahia Para Você Conhecer no Verão!
Cachoeira da Fumaça
Cachoeira da Fumaça – Chapada Diamantina: Como Chegar e Atrativos!
Praia em Guarajuba
Guarajuba – Bahia: Onde fica, Praias, Roteiros e Pousadas!
Poço azul
Conheça Poço Azul e Poço Encantado na Chapada Diamantina!
Vista aérea do centro de Feira de Santana
Pontos Turísticos em Feira de Santana Perfeitos Para Visitar!
Veja Todas >
Cadastur