O Que Fazer em Lençóis – BA: Onde fica, Atrativos, Cachoeira e Dicas!

Lençóis é um município baiano, que fica a mais de 390 metros de altitude, na Chapada Diamantina. Este é o principal destino de milhares de turistas amantes da natureza, que desejam ter contato próximo com as diversas cachoeiras da região, formadas devido às serras e nascentes dos rios das bacias Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Lençóis, além de ter quedas d’água e vegetação incríveis, também possui uma ótima infraestrutura, contando com hotéis, restaurantes famosos e um ótimo acesso à transportes.
Este cartão portal da Chapada Diamantina é um patrimônio histórico e nacional do Brasil, desde que foi tombada pelo IPHAN. Lençóis surgiu no século 19, e teve como principal atividade econômica o garimpo. Por isto, ainda hoje possui muitas construções históricas, que também são pontos turísticos.
Para que possa planejar a sua viagem à Lençóis, iremos dar diversas dicas sobre a cidade, indicar como chegar até o local, falar sobre os atrativos, etc. Confira abaixo!
Índice
Como chegar?

Fonte: Melhores destinos
Lençóis se localiza a 418 quilômetros de Salvador, no sentido oeste. E, felizmente, os turistas que têm Lençóis como destino não precisam se limitar ao uso do Aeroporto de Salvador. O Aeroporto Horácio de Matos, no próprio município de Lençóis, recebe voos regulares feitos pela Azul Linhas Aéreas, que partem de Salvador.
Logo, é preciso apenas pegar um voo para a capital da Bahia e, depois, para Lençóis. O Aeroporto de Lençóis está a 22 quilômetros da cidade, na BR- 242.Também, os turistas podem optar por chegar à Lençóis utilizando ônibus. A empresa que realiza o trajeto de Salvador para Lençóis é a Real Expresso, e há ônibus às 7h, 13h, 17h e 23h. Esta é a mesma linha que segue até Palmeiras, e as passagens custam cerca de R$ 88,00.
Assim, os turistas que optarem podem ir até Salvador de avião e, depois, pegarem um ônibus para Lençóis. A Rodoviária de Salvador fica a 20 quilômetros do aeroporto. Também há guichês da Real Expresso em Feira de Santana, Itaberaba, Vitória da Conquista, etc.
Quais são os melhores atrativos e cachoeiras de Lençóis?
Como mencionamos, Lençóis fica na Chapada Diamantina, e grande parte dos turistas que desejam realizar ecoturismo na região se hospedam nesta cidade. Devido às serras, a Chapada possui muitas quedas d’águas, o que proporciona aos turistas cachoeiras incríveis. Também, há grutas, locais em que os garimpeiros trabalhavam, trilhas para serem realizadas, dentre diversas outras atrações.
+ Veja Também 6 Melhores Praias da Bahia Para Você Conhecer no Verão!
Ribeirão do Meio

Fonte: Melhores destinos
O Ribeirão do Meio, no leito do Rio Ribeirão, é um local maravilhoso, que possui um tobogã natural. A pedra na qual os turistas escorregam e sobem é larga, inclinada, e deve-se tomar muito cuidado. Também, o poço é grande e é ótimo para nadar.
Cachoeira do Sossego

Fonte: Melhoresdestinos
Quem for visitar o Ribeirão do Meio pode aproveitar para passar na Cachoeira do Sossego, a apenas 4 quilômetros acima do Ribeirão. Este é um dos locais mais bonitos de Lençóis, possuindo uma queda d’água de 20 metros de altura. Ao redor da Cachoeira, há muitas pedras, e a trilha para chegar ao local pode ser difícil. Por isso, é recomendado contratar um guia para ir até a Cachoeira.
Cachoeira do Mosquito

Fonte: O mundo é pequeno para mim
No Complexo Turístico Fazenda Santo Antônio, em Lençóis, está a Cachoeira do Mosquito. Para acessar o local, é necessário estacionar o carro na parte mais alta, e depois descer uma trilha até o local. Também, os turistas podem apenas admirar a vista do mirante.
A queda d’água cai no paredão incrível de rochas, proporcionando uma visão maravilhosa à todos os turistas. Porém, assim como para Cachoeira do Sossego, também é recomendado contratar um guia para realizar este passeio.
+ Veja Também Guarajuba – Bahia: Onde fica, Praias, Roteiros e Pousadas!
Poço do diabo

Fonte: Mala de aventura
O Poço do Diabo possui, também, uma queda de 20 metros, e é originado pelo Rio Mucugezinho. Logo, além de visitar o Poço, os turistas também podem aproveitar para passar no Rio e admirar as suas diversas vertentes. O poço é ideal para nadar, visto que é bem fundo. Mas, também, são praticadas outras atividades no local, como tirolesa.
Além destes passeios e atrações, os turistas podem optar por muitos outros, de acordo com as suas preferências. Por exemplo, pode-se visitar a Cachoeira da Fumaça, Vale do Capão, Gruta Lapa Doce, etc. Ademais, o Morro do Pai Inácio, no Parque Nacional da Chapada Diamantina, é ideal para apreciar toda a região e, especialmente, o pôr do Sol.
Dicas para a sua viagem!

Fonte: Trilhas e cantos
Na sua viagem para Lençóis, algumas dicas irão fazer a diferença entre uma boa viagem e uma viagem maravilhosa. Para evitar dores de cabeça, leve dinheiro, pois, apesar da maioria dos estabelecimentos aceitarem Visa e Mastercard, muitos ainda não possuem máquinas de cartões. Por isto, não corra riscos. E, Lençóis possui apenas agência do Banco do Brasil e caixas eletrônicos do Bradesco e Caixa Econômica Federal.
Ademais, se atente para à sua bagagem, pois, como a maioria das atrações são ecoturísticas, é necessário levar roupas, sapatos e acessórios adequados para tal. Não se esqueça de roupa de banho, tênis, protetor solar, chapéu, óculos escuros e mochilas para levar os lanches e água para as trilhas.