O que fazer em Paulo Afonso? Como chegar, turismo e dicas!

Paulo Afonso

29/09/2020

Paulo Afonso é uma cidade que encanta pelas suas belezas naturais. Ela conta com maravilhosas quedas d água, mirantes, cânions, reservas ecológicas e tudo o que você precisa para fazer turismo de aventura. Lá é possível praticar rapel, rally, bicicross e fazer trilhas em meio à vegetação nativa de área desértica. Além de tudo isso, a cidade oferece várias outras atratividades que incluem visitas ao museu casa de maria bonita e de pinturas rupestres e passeios pela serra do umbuzeiro e pelo “velho chico”, o famoso Rio São Francisco.

Além das atrações turísticas ecológicas e de belezas naturais, a cidade também possui riquezas arquitetônicas. Lá é possível conhecer vários casarões antigos, do período da colonização portuguesa no Brasil. E aí, você está preparado para conhecer tudo isso o que Paulo Afonso tem a oferecer? Veja a seguir o nosso guia de viagem, pois nós vamos apresentar todos os seus principais pontos turísticos!



Como chegar em Paulo Afonso

Para visitar Paulo Afonso, você pode comprar a sua passagem de ônibus para chegar até a rodoviária da cidade.
Outra opção para chegar na cidade é comprar passagem aérea para o aeroporto de Salvador e viajar de carro por 469,5 km até o município de Paulo Afonso.

O que fazer em Paulo Afonso?

1 – Pinturas Rupestres

Pinturas Rupestres em Paulo Afonso Fonte: Prefeitura municipal de Paulo Afonso

Paulo Afonso é um paraíso para quem gosta de pinturas rupestres. A cidade conta com mais de 100 sítios arqueológicos e com pinturas que possuem mais de 9 mil anos. Essas maravilhosas pinturas foram feitas nas paredes rochosas de cavernas e estão gravadas até os dias atuais. É possível encontrá-las no Museu a Céu Aberto de Artes Rupestres de Paulo Afonso.

+ Veja também Conheça as 8 Melhores Grutas e Cavernas no Brasil Para Visitar!

2 – Esportes Radicais em Paulo Afonso BA

bungee jump em Paulo Afonso Fonte: Portal Marte

A cidade de Paulo Afonso é um prato cheio para os amantes dos esportes radicais. Lá você pode pular de bungee jump, escalar paredões, praticar rapel, bicicross ou rally. Todas essas atividades são feitas em meio à natureza, o que torna a experiência ainda mais emocionante. Vale a pena ter momentos inesquecíveis praticando esportes radicais nesse município baiano.

3 – Velho Chico

Velho Chico Fonte: revistareinodecilio

Navegar pela água do Rio São Francisco é uma ótima opção de passeio. Lá é possível se aventurar de barco e contemplar belíssimos cânions ao longo do caminho. Ao passear pelo rio, você também pode conhecer a usina hidrelétrica de Xingó. Durante o passeio, os profissionais de turismo da cidade explicam sobre a importância da usina e os seus benefícios. Esse é um passeio turístico e tanto!

4 – Igreja De São Francisco de Assis

Igreja De São Francisco de Assis em Paulo Afonso Fonte: diocesedepauloafonso

A Igreja de São Francisco de Assis surpreende pela sua arquitetura. Ela é toda feita de pedras e possui detalhes artísticos que encantam qualquer pessoa. Além de tudo isso, esse espaço religioso faz parte da história da cidade de Paulo Afonso! Vale a pena conhecer o local para ter momentos de paz e serenidade e se encantar com a sua belíssima arquitetura.

5 – Cachoeira de Paulo Afonso

Cachoeira em Paulo Afonso Fonte: Mapio

Com quedas d água de altura de aproximadamente 80 metros de altura, a cachoeira de Paulo Afonso surpreende pela sua beleza natural. Esse ponto turístico conta ainda com rochas graníticas que tornam o visual mais bonito.
O local é banhado por um conjunto de cachoeiras que formam um imenso véu de quedas d água de tirar o fôlego. Lá também fica localizado o Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso. Portanto, esse é um passeio imperdível!

6 – Ilha do Urubu

Vista aérea da Ilha do Urubu Fonte: Mapio

A ilha do Urubu é o local ideal para quem gosta de aventura. Essa reserva ecológica conta com aquários, mirantes e bondinhos, o que torna o passeio ainda mais divertido. Lá é possível contemplar belas paisagens naturais e se aventurar pela natureza do interior baiano. Não é à toa que esse lugar é muito requisitado para a realização de trilhas!

7 –  Raso da Catarina

Trilha do Raso da Catarina Fonte: Tripadvisor

Esse lugar conta com maravilhosos paredões de pedra e trilhas de areia, sendo o local ideal para os amantes da natureza. Lá você pode andar de catamarã ou lancha para percorrer todo o raso da Catarina.

O cânion do Rio São Francisco, as pinturas rupestres e as paisagens repletas de vegetação caatinga fascinam todos os turistas que desejam conhecer mais as belezas naturais do interior da Bahia.

Cidades vizinhas que valem a pena visitar

Delmiro Gouveia

Pousada em Delmiro Gouveia Fonte: Tripadvisor

As belezas naturais da cidade de Delmiro Gouveia impressionam a todos. Esse maravilhoso município, localizado no interior de Alagoas, é considerado um refúgio para quem gosta de entrar em contato com a natureza e ter momentos de paz e tranquilidade.

Velho Chico

Um dos principais pontos turísticos da cidade é o famoso “velho chico”. Esse imenso rio banha a cidade e oferece inúmeras atrações para o público. Para quem gosta de turismo ecológico, ele é um prato cheio!

Passeios

As atrações oferecidas pelo Rio São Francisco incluem: passeios de catamarã para conhecer as suas belezas e contemplar imensas formações rochosas, e também visitas à Usina Hidroelétrica de Xingó.

Aventura

O local também pode ser ponto para a prática de esportes radicais. Você pode fazer voos panorâmicos de helicóptero para contemplar as belas paisagens da região e realizar trilhas em meio à vegetação nativa.

Além das belezas naturais, essa cidade também possui belas construções arquitetônicas de estilo barroco. Lá é possível contemplar antigos casarões do período da colonização portuguesa e de Pedro II. Portanto, a cidade também pode ser refúgio dos amantes da arquitetura mais antiga!

Opções de hospedagens

Estalagem Águas do Chico

Piscina da hospedagem Águas do Chico Fonte: Tripadvisor

Pertinho de Paulo Afonso, fica o município de Glória. Essa cidade conta com várias atratividades turísticas devido às suas inúmeras belezas naturais. E é lá que fica a Estalagem Águas do Chico. Essa opção de hospedagem conta com piscina, café da manhã gratuito, internet Wi-fi e tudo o que você precisa para ter momentos de descanso.

Pousada Ilha Bela

Pousada Ilha Bela Fonte: Booking

A pousada Ilha Bela é um dos melhores locais para se hospedar em Paulo Afonso. Ela conta com serviços de lavanderia, café da manhã gratuito, ar condicionado, serviços de limpeza e de armazenamento de bagagem.

Hotel Belvedere

Hotel Belvedere Fonte: Booking

O sofisticado Hotel Belvedere é outra boa opção de hospedagem. O local conta com piscina e toda a estrutura necessária para proporcionar conforto e comodidade para você e sua família.

+ Melhores hotéis em Paulo Afonso – BA!

Esperamos que tenha gostado do nosso guia de viagem sobre Paulo Afonso BA! E não esqueça de compartilhá-lo nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam sobre os pontos turísticos da cidade.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Porto Seguro
Porto Seguro Bahia – Guia completo para você aproveitar a cidade!
Farol da Barra em Salvador
Conheça Farol da Barra em Salvador: Atrativos, Praia e Dicas!
Imbassaí
Melhores Pontos Turísticos de Imbassaí Para Você Conhecer!
Comércio em Lençóis
O Que Fazer em Lençóis – BA: Onde fica, Atrativos, Cachoeira e Dicas!
Letreiro de Santa Cruz Cabrália
O Que Fazer em Santa Cruz Cabrália: 6 Roteiros Imperdíveis!
Veja Todas > Booking.com