Porto Seguro Bahia – Guia completo para você aproveitar a cidade!

Porto Seguro

30/01/2020

Porto Seguro é um dos principais destinos turísticos brasileiros, sendo tomado anualmente por turistas brasileiros e estrangeiros.

Localizada na Bahia, esta cidade é conhecida por ser o local de chegada dos portugueses ao Brasil, junto aos municípios limítrofes de Santa Cruz Cabrália e Prado.

Além de fazer parte da história da colonização brasileira e possuir inúmeros monumentos históricos e culturais, Porto Seguro também é agraciado com belezas naturais e intensa vida noturna. Some-se a isto o fato de que a cidade está próxima a outras localidades turísticas baianas, aumentando as possibilidades de atividades e passeios.

A seguir iremos conhecer tudo sobre Porto Seguro e como aproveitar ao máximo esta cidade baiana que figura como um dos melhores locais turísticos brasileiros.

+ Veja também Carnaval no Nordeste: Descubra os Melhores Destinos Para Você Curtir!



Como Chegar

Praia em Porto Seguro Fonte: Wikipédia

Porto Seguro está localizado ao sul da Bahia, com aproximadamente 711 quilômetros de Salvador, capital baiana.

Uma das principais facilidades na hora de se visitar Porto Seguro é o fato de que a cidade conta com um aeroporto próprio, sendo possível acessar o local por meio aéreo diretamente ou por meio de escalas, a depender do local de partida escolhido.

O aeroporto de Porto Seguro se localiza próximo ao centro da cidade, sendo de grande facilidade para os viajantes que podem se deslocar pela cidade por meio de carros locados no próprio aeroporto, Uber ou táxi.

  • Dica especial: Chegando em Porto Seguro, faça contato com Seu Welton (73 9849-5117), um Uber que presta um serviço de excelência e um ótimo atendimento, se quiser dicas de passeio, é com ele mesmo, um guia perfeito.

Também é possível chegar à cidade baiana de forma terrestre, de carro ou de ônibus.

Para quem optar pela viagem de ônibus, saiba que nem todas as companhias oferecem viagens diretas até a rodoviária de Porto Seguro, sendo necessário se deslocar primeiramente a locais como Salvador, Vitória da Conquista e Vitória para então seguir para o destino final.

A viagem de carro, por sua vez, deve seguir pela BR-101, seja para viagens iniciadas ao sul ou ao norte da cidade baiana. Ao chegar em Eunápolis, deve-se pegar o acesso à BR-376.

Conheça os pontos turísticos de Porto Seguro

Porto Seguro é um local incrível, que conta com inúmeras possibilidades de diversão e pontos turísticos que você precisa conhecer, é quase parada obrigatória. Um verdadeiro paraíso, localizado na Bahia, com praias de águas claras e calmas, e paisagens que você só consegue encontrar ali.

Centro Histórico

Centro Histórico de Porto Seguro

Conforme já dito anteriormente, Porto Seguro está intrinsecamente ligado à história brasileira, pois corresponde ao primeiro território a ser visitado pelos portugueses quando da sua chegada ao país no século XVI, o que é conhecido popularmente de descobrimento do Brasil.

O Centro Histórico da cidade, assim, possui diversos monumentos que não só contam um pouco da história de nosso país, mas também enchem os olhos com seus detalhes e riquezas.

Sua importância é tanta que o local é tombado como Patrimônio Nacional desde 1973 pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional, (IPHAN) e considerado pela UNESCO desde o ano de 2000 como Patrimônio Natural da Humanidade.

Nele estão localizadas algumas edificações que datam do século XVI. Merece destaque o Marco do Descobrimento, uma coluna de pedra trazida pelos portugueses ao Brasil em meados de 1500, a Casa da Câmara e Cadeia, que abriga o museu local e a Casa da Lenha, que hoje corresponde à prefeitura municipal, mas originalmente era o armazém de produtos que seriam embarcados.

Como uma tradicional cidade colonial brasileira que se preze, também possui inúmeras igrejas, com destaque para a Igreja Nossa Senhora da Pena, de estilo barroco e ornamentos do século XVI e XVII e a Igreja Nossa Senhora da Misericórdia, considerada a mais antiga do Brasil e que possui uma rara imagem do Nosso Senhor dos Passos em rubi e marfim.

Passarela do Álcool

Passarela do Álcool - Porto Seguro Bahia Fonte: Tripadvisor

Também conhecida como Passarela do Descobrimento, este local corresponde a uma rua histórica de Porto Seguro que é rodeada de bares e restaurantes e é um dos principais atrativos gastronômicos locais, além de ser palco da intensa vida noturna da cidade baiana.

Localizada na região central da cidade, possui, além de opções gastronômicas, bazares com artesanatos, souvenires e assessórios de moda que oferecem uma programação completa.

Não deixe de experimentar os drinks oferecidos pelas barraquinhas, tem opções com álcool e sem álcool, mas são deliciosos. Outra coisa que você não pode deixar de experimentar, é o sorvete na chapa, que fica por conta da loja Bikinho Doce, bem no meio da passarela do álcool.

Os artesanatos são incríveis, um trabalho a mão tão cuidadoso, com tanto carinho que é impossível abandonar. Se estiver procurando uma canga personalizada, na barraca da Sandra, a Tropical Cangas, você certamente irá encontrar, também está localizada na passarela do álcool.

+ Veja Também Conheça as 8 Melhores Praias de Porto Seguro Para Você Visitar!

Praia da Coroa Vermelha

Praia da Coroa Vermelha - Porto Seguro Fonte: Wikipedia

Esta é uma das principais praias da região e está localizada ao norte de Porto Seguro, mais precisamente a 20 quilômetros, sendo acessível de carro, em uma viagem pela orla, em apenas 20 minutos de trajeto. Com piscinas naturais, recifes, areia branca e águas mornas, é uma ótima opção para quem busca sombra e água fresca.

Além dos atrativos naturais, que não são poucos, a Praia da Coroa Vermelha também se destaca por ser considerado o local exato em que os portugueses chegaram ao Brasil e onde foi rezada a primeira missa católica em solos tupiniquins.

O local condizente à missa é marcado por uma cruz fixada ao solo que é ladeada pela Capela Santa Cruz. Caminhando pelo calçadão, você encontra diversos artigos indígenas e quase chegando ao local da missa, existe o Mercado Indígena, onde você consegue adquirir diversos artigos feitos pelos índios pataxós.
Para comer, existem diversas barracas na praia, mas deixo o destaque para a barraca Sete Mares, que tem a melhor caipirinha de goiaba de toda Coroa Vermelha, e uma comida deliciosa.

Praia de Taperapuã

Praia de Taperapuã Fonte: Wikimedia Commons

A Praia de Taperapuã é em dúvidas uma das mais procuradas praias de Porto Seguro e se localiza a apenas 7 quilômetros do centro da cidade, sendo acessível de carro ou ônibus, que possuem linhas diárias.

É provavelmente a praia mais badalada da região, equipada com megabarracas que oferecem bom atendimento e conforto ao turista combinados à comida e drinks de qualidade.

A natureza privilegiou esta praia com águas azuis e calmas, enquanto a animação fica por conta dos baianos locais que fazem ali apresentações diárias de dança, aeróbica, shows de axé e ainda oferecem opções de esportes aquáticos.

Barracas de Taperapuã

As barracas citadas são grande parte da atração local, sendo muito conhecidas Brasil afora em razão das atividades oferecidas. Dentre as mais famosas estão Axé Moi, Tôa Tôa e BarraMates.

Axé Moi tem por diferencial um complexo que possui palco no qual passam vários shows de axé, além de garçons dançarinos que garantem a animação. Além disso, oferece uma área à beira-mar também atendida por seus serviços. Tôa Tôa também oferece shows, restaurante fechado e área privada à beira-mar.

Barramares, por sua vez, é conhecida pelos melhores luaus de Porto Seguro, além de animação ao longo do dia, é claro. Próxima ao mar e com visão panorâmica do local, é outra ótima opção para quem busca diversão.

Arraial D’Ajuda

Praia em Arraial D’Ajuda

Arraial D’Ajuda é conhecida como a esquina do mundo e é um distrito de Porto Seguro localizado a apenas 7,5 quilômetros do centro deste. Conhecida por suas praias paradisíacas, natureza exuberante e belas construções, recebe milhares de turistas anualmente.

Para chegar até Arraial D’Ajuda, é preciso pegar a balsa no centro de porto seguro, o valor é de R$5, pagos apenas na ida (saída de Porto Seguro), as saídas são regulares de 15 em 15 minutos ao longo do dia, até 0h, depois aumenta um pouco o tempo de saída, chegando perto de 1h de espera, após o horário.

O centro de Arraial D’Ajuda é bem movimentado, e para chegar até lá, é necessário pegar uma condução (van, táxi ou ônibus) em frente à balsa, o trajeto dura menos de 20 minutos. Na rua Broadway, você encontra diversos bares, lojas e comércios variados. No final da rua, tem o mirante ao lado da igreja, onde você pode colocar as fitinhas e fazer pedidos, a tradição é a seguinte:

Dê 3 nós na fita no mirante para prendê-la e a cada nó, faça um pedido, com muita fé para que ele se realize!

As praias mais famosas praias são Parracho, Araçaípe, Pitinga, Lagoa Azul e Mucugê. Mas a praia de Mucugê é a mais badalada das praias locais e conta com o Eco Parque, que corresponde ao maior parque aquático da América Latina e possui capacidade para receber cinco mil pessoas simultaneamente. O local possui toboáguas gigantes, piscinas de ondas, atendimento especializado, restaurante e bar.

Onde se hospedar

Piscina de hotel

Porto Seguro oferece diversos tipos de hospedagens distribuídas em suas inúmeras praias.

Monte Pascoal

O Monte Pascoal Praia Hotel é com certeza um dos mais famosos hotéis de Porto Seguro. Localizado na Praia de Taperapuã, fica em frente à famosa barraca de Axé Moi e é o ponto perfeito de equilíbrio entre o descanso e conforto e a diversão.

Outros de seus atrativos e diferenciais são banheira de hidromassagem, piscina com cascata e sauna. Além disto, possui piscina infantil e home theatre, além de oferecer café da manhã com produtos regionais. Some-se a isto, ainda, o fato de que o hotel oferece atendimento à beira-mar, ou seja, você pode desfrutar das areias brancas a águas calmas enquanto é atendido.

Além da sua proximidade com o Axé Moi, o hotel fica a apenas 1.200 metros do Tôa-Tôa, o que aumenta ainda mais as possibilidades de roteiros de seus hóspedes.

Pousada Aldeia Portuguesa

Esta pousada está localizada na Praia da Coroa Vermelha, uma das principais praias da cidade baiana sobre a qual já falamos aqui. Além disto, está localizada a apenas 20 minutos de carro do centro de Porto Seguro.

A Aldeia Portuguesa oferece quartos e chalés, a depender do número de pessoas que serão hospedadas conjuntamente. Sua estrutura oferece piscina, bar e está localizada à beira-mar, ofertando o melhor que existe na região nordeste brasileira.

Um de seus diferenciais é que sua equipe de recepção oferece serviços 24 horas e organiza atividades locais, como passeios para observação de baleias e de recifes próximos à Santa Cruz Cabrália, cidade limítrofe.

Eden Hotel Praia

O Eden Hotel Praia é uma das principais hospedagens localizadas no centro de Porto Seguro, sendo uma ótima pedida para aqueles que desejam explorar a cidade, seu Centro Histórico e a Passarela do Álcool, além de se localizar, ainda, próximo às principais praias da região que são acessíveis de carro.

O hotel possui, além de uma linda vista do mar, piscina ao ar livre, sauna e Buffet de café da manhã.
Há menos de 30 metros do hotel há um corredor de bares, restaurantes e lojas que oferecem o melhor do artesanato, culinária e programas locais.

Pousada Brisa do Mar

A Pousada Brisa do Mar se localiza a apenas 100 metros da Passarela do Álcool, de forma que está no centro do agito porto-segurense e a 1.800 metros do centro histórico.

A pousada oferece café da manhã e portaria 24 horas em acomodações simples, mas aconchegantes. Além disto, por fazer parte da Rede Vale Verde de Hotéis, seus hóspedes podem utilizar as áreas comuns das outras unidades da rede, como piscinas e saunas, como o que está localizado na Praia da Coroa Vermelha.

Resort La Torre

Apesar de ser um resort, ele oferece o melhor custo-benefício de toda a região, ele fica próximo da praia de Taperapuã, conta com uma grande estrutura, totalmente all inclusive, 6 piscinas, bar da praia, ocã e shows noturnos, especialmente criados para que seus hóspedes tenham o máximo de conforto com o melhor preço da região.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Farol da Barra em Salvador
Conheça Farol da Barra em Salvador: Atrativos, Praia e Dicas!
Imbassaí
Melhores Pontos Turísticos de Imbassaí Para Você Conhecer!
Comércio em Lençóis
O Que Fazer em Lençóis – BA: Onde fica, Atrativos, Cachoeira e Dicas!
Letreiro de Santa Cruz Cabrália
O Que Fazer em Santa Cruz Cabrália: 6 Roteiros Imperdíveis!
Praias da Bahia
6 Melhores Praias da Bahia Para Você Conhecer no Verão!
Veja Todas > Booking.com