9 praias do sul da Bahia: Onde fica, atrativos, hotéis e dicas!

Orla da Praia de Novo Prado Praias no Sul da Bahia

23/08/2021

Contemplar belas paisagens e curtir momentos de “sombra e água fresca” é o que todo mundo deseja fazer nos períodos das férias. Pensando nisso, fizemos um guia de viagem para que você possa conhecer as praias do sul da Bahia e saber o que fazer para aproveitar cada pedacinho desse paraíso.

Consequentemente, preparamos dicas de passeios para praias como Trancoso, Porto Seguro, Abrolhos, Caraíva e Praia dos Espelhos. Vale a pena conferir para seguir um bom roteiro durante a sua viagem.

Como organizar uma viagem para o sul da Bahia

O primeiro passo para organizar uma bela viagem para as praias no Sul da Bahia é ver as dicas e lugares para conhecer. Isso pode ser conferido neste guia de viagem!

Em primeiro lugar, é preciso conferir o preço das passagens e comprá-las. Para a viagem, conforto é essencial, portanto, não esqueça de levar roupas mais “leves”, como shorts, regatas e chinelos. Além disso, protetor solar e boné também são muito importantes!

Como chegar, avião, ônibus e carro

Você pode conhecer o sul da Bahia através de uma viagem de avião. É preciso somente comprar as suas passagens aéreas e fazer uma viagem até o Aeroporto Jorge Amado, que fica localizado em Ilhéus. Esse local fica próximo a maioria das praias baianas.

Outra opção é viajar de ônibus. Nesse caso, você pode comprar as suas passagens para ir até a Rodoviária de Porto Seguro. Isso porque esse local possui boa estrutura e possibilita que você conheça tranquilamente as praias.

Por fim, de carro, você pode fazer uma travessia pela BR 101 e passar pela BA 367 até chegar nas principais praias do sul da Bahia.

Melhor período para visitar a região do sul da Bahia

O melhor período para curtir as praias do litoral baiano é de abril a outubro. Ademais, fuja do período de novembro a março, pois essa época é bastante chuvosa, podendo atrapalhar os seus passeios.

1 – Abrolhos

 

Barcos próximos das Ilhas no arquipélago dos Abrolhos - Bahia

Fonte: Wikipedia commons

Abrolhos é conhecido em todo o Brasil como o melhor lugar para mergulhar. Isso porque as praias de lá possuem um lindo mar de águas azuladas, onde é possível visualizar as belas baleias jubarte, que costumam aparecer de julho a setembro.

As maravilhosas baleias jubarte que podem ser encontradas em Abrolhos saem da Antártida direto para a região a fim de encontrar águas mais quentes. Além das baleias, no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos também se pode visualizar outros enormes animais marinhos.

Essa região localizada no interior baiano conta com paisagens maravilhosas e fica isolada do restante do litoral. Portanto, esse local é perfeito para ter contato com a natureza e observar os pescadores. Lá é longe de tudo, de todos e principalmente das correrias das grandes cidades.

2 – Arraial d’Ajuda

 

Fitas amarradas em cercas em Arraial d'Ajuda - Bahia

Em Arraial d’Ajuda, você pode conhecer muitas praias do sul BA! A praia da Pitinga, por exemplo, é um lugar sossegado rodeado de falésias alaranjadas e que possui águas transparentes e de temperatura morna. Lá se formam piscinas naturais no período de maré baixa. Porém, no geral, essa praia conta com ondas fortes.

Já a praia de Taipé possui várias rochas e mata nativa ao seu redor, além de areia branquinha e mar azulado. Essa é a melhor praia, pois possui estrutura com banheiro, barraca e redes para tirar aquele “cochilo”! Por fim, outra boa opção é conhecer a praia do Mucugê.

3 – Caraíva

Orla da praia em Caraíva - BA

Fonte: Wikimedia Commons

 

Em Caraíva se tem as praias mais paradisíacas do litoral sul da Bahia. Por isso, é preciso passear de buggy, lancha ou carro para conseguir acessá-las. Mas, isso é o de menos, visto que as suas praias são umas mais lindas que as outras.

A primeira que recomendamos visitar é a Praia do Rio Caraíva. Ela é bastante frequentada por quem adora tomar um banho de mar. Isso porque essa praia possui poucas correntezas, mar calmo e quase não apresenta ondas. Já as suas areias contam com várias cadeiras para você curtir o som do mar e o ventinho da praia!

Outra boa opção é conhecer a praia de Corumbau. Ela é conhecida por ser uma das mais belas do litoral baiano. Isso porque ela conta com mares azulados e areia de cor branquinha, fazendo com que qualquer pessoa se sinta no paraíso. Por fim, recomendamos ainda que conheça a Praia do Satu!

4 – Corumbau

Praia de Corumbau - Prado - BA

Fonte: Wikimedia commons

 

Além de apresentar uma grande importância histórica em relação ao descobrimento do Brasil, o litoral de Corumbau conta com várias opções de lazer, e principalmente um mar belíssimo, que impressiona.

Esse local possui aquele velho clima praiano, com vilas de pescadores e clima tranquilo. Lá se pode tomar banho de mar, passear pela bela faixa de areia ou até mesmo praticar esportes náuticos.

5 – Cumuruxatiba

Praia de Cumuruxatiba | Prado - BA

Fonte: Wikimedia Commons

 

Com clima rústico, Cumuruxatiba chama a atenção pela paisagem repleta de coqueiros e falésias. Nesse lugar encantador, muitas pessoas aproveitam para praticar esportes, ver tartarugas, peixes e corais e contemplar o seu belo mar.

Esse vilarejo é paradisíaco, visto que a praia conta com poucas pessoas, sendo possível ficar quase à sós em contato com a natureza. Além disso, durante a época de julho a outubro, é possível visualizar as baleias jubartes nas águas cristalinas de Cumuruxatiba.

6 – Praia do Espelho

Rochas na praia do Espelho em Porto Seguro - BA

Fonte: Wikimidia commons

 

A praia do Espelho conta com um belo mar de cor azul-esverdeada, o que chama muita atenção. Além disso, o seu visual também é composto de belas falésias. Com todas essas belezas, a paisagem do local parece mais um belo quadro emoldurado.

Esse é um destino fantástico, com lanchonetes charmosas, onde é possível degustar deliciosos frutos do mar. Além disso, ele é um bom lugar para relaxar e praticar esportes, como kitesurf.

7 – Porto Seguro

Praia de Porto Seguro - BA

Fonte: Wikimedia commons

 

Porto Seguro é uma das regiões mais conhecidas da Bahia. Isso porque as suas belezas naturais são únicas. Lá é possível curtir boas festas, contemplar a natureza, conhecer restaurantes conhecidos pela boa gastronomia e fazer passeios pelo mar.

Por fim, o local possui ainda um belo centro histórico, além de lindas praias, como a Coroa Vermelha e a Mutá. Essa praia também faz divisa com a praia dos coqueiros, então você pode aproveitar o dia para conhecer algumas das melhores praias de Porto Seguro!

8 – Prado

Orla da Praia de Alcobaça em Prado na Bahia - Ondas chegando na areia e árvores de coqueiro perto da praia

Fonte: Wikimedia Commons

 

Com cenários e praias belíssimas, Prado é destino certo para quem gosta de sombra e água fresca. Essa região litorânea da Bahia é um lugar sossegado, ficando longe de agitação e festas badaladas. Portanto, esse é o lugar perfeito se você deseja descansar em família.

Lá é possível ver praias de areia brancas e mares cristalinos. Ou seja, toda a paisagem do local mais parece um belo quadro pintado, retratando as belezas da natureza!

8 – Santo André

Praia em Santo André - BA

Fonte: TripAdvisor

 

O vilarejo de Santo André – BA é um pouco distante das demais praias do sul da Bahia. O local é bastante sossegado e serve para quem busca tranquilidade e sossego e curtir a natureza. Por fim, lá é possível fazer passeios de barco, conhecer o centro histórico e visitar as belas lojinhas locais.

9 – Trancoso

Praia de Trancoso na Bahia

Fonte: Wikimedia Commons

 

Trancoso, que é um distrito de Porto Seguro, é um dos lugares mais badalados do país durante as férias de fim de ano e na alta temporada, portanto, se curte agito em um local paradisíaco, com toda certeza será uma boa escolha.  Isso porque a região conta com belos coqueiros, palmeiras, mar de cor clara e areia de tom escuro.

Em suma o local possui uma boa estrutura para receber os turistas, além de excelentes atrações turísticas, como praticar esportes náuticos e degustar a comida típica local.

Melhores hotéis do sul da Bahia

Pousada Praia Bela

Piscina na Pousada Praia Bela - Ilhéus

Fonte: Booking

 

Ambiente acolhedor localizado em Ilhéus, na Bahia. A pousada Praia Bela conta com piscina e internet liberada. Além disso, os quartos possuem frigobar e ar-condicionado.

  • Endereço: Rod. Ilhéus/Olivença, Km 2,5, Ilhéus, CEP 45653-970, Brasil
  • Telefone: +55 (73) 99911-7022

Arraial D’Ajuda Eco Resort

Vista aérea do Arraial D'Ajuda Eco-Resort

Fonte: Booking

 

O Arraial D’Ajuda Eco Resort fica muito bem localizado, permitindo que você conheça o litoral baiano com facilidade. Além disso, o lugar é muito confortável.

  • Endereço: Ponta do Apaga Fogo, 60 | Porto Seguro, Bahia, 45810-000, Brasil
  • Telefone: +55 (73) 3575-8500
  • Contato para reservas: [email protected]

Mais opções de hotéis



Booking.com

E aí, gostou das nossas dicas? Então, aproveite para comentar e continue acompanhando o portal!

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Paulo Afonso
O que fazer em Paulo Afonso? Como chegar, turismo e dicas!
Porto Seguro
Porto Seguro Bahia – Guia completo para você aproveitar a cidade!
Farol da Barra em Salvador
Conheça Farol da Barra em Salvador: Atrativos, Praia e Dicas!
Imbassaí
Melhores Pontos Turísticos de Imbassaí Para Você Conhecer!
Comércio em Lençóis
O Que Fazer em Lençóis – BA: Onde fica, Atrativos, Cachoeira e Dicas!
Veja Todas > Booking.com
COVID-19

COVID-19

Saiba o que fazer em relação as suas viagens de ônibus