Turismo Religioso em Salvador: 8 Igrejas Que Vão Impressionar Você!

Bancos e altar da Catedral Basílica de Salvador

21/01/2019

Salvador é uma cidade linda em todos os sentidos – seja por causa das suas praias incríveis, ruas de pedras ou também pela sua rica história, como é o caso das Igrejas que datam desde a época da colonização. Pensando nisso, hoje separamos algumas dicas relacionadas ao turismo religioso em Salvador e os principais lugares para você conhecer!

Vamos falar onde cada um deles fica, o que aproveitar no local, onde comer e outras dicas imperdíveis. Confira mais abaixo o que separamos!

+ Veja Também O Que Fazer no Pelourinho – Salvador: Roteiros e Dicas!

Aproveite o turismo religioso em Salvador nesses 10 lugares incríveis!

Aproveitar o turismo religioso em Salvador não será difícil: a cidade é repleta de Igrejas, Santuários e respira a fé em seus mais diversos tipos de manifestação. Além dos tradicionais lugares, como o Pelourinho, é possível se encantar com construções de séculos passados em dezenas de bairros diferentes.

Separamos 10 dos locais mais importantes de Salvador e região que merecem sua visita! Anote!



1- Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Parte de Fora do Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida - Imbuí em Salvador Fonte: Arquidiocesesalvador

A primeira parada é o Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que fica no bairro Imbuí, na região central de Salvador. Por lá, a arquitetura moderna da Igreja é um dos principais atrativos e ela recebe semanalmente milhares de fiéis e turistas de todo o país.

Se você quiser passear na região logo depois, a praça em frente da Igreja é um bom lugar, além do shopping na rua ao lado.

+ Veja Também Descubra se Vale a Pena Viajar para Salvador de Ônibus !

2 – Santuário Bom Jesus da Lapa

Santuário Bom Jesus da Lapa em salvador Fonte: Nabahia

O Santuário Bom Jesus da Lapa fica a cerca de 700 quilômetros de Salvador. Embora um pouco distante ele é, sem dúvidas, um dos lugares mais incríveis para se conhecer – especialmente quem tem afinidade com o turismo religioso.

Construído em uma gruta repleta de formações rochosas milenares, ele encanta os visitantes, que podem explorar ao máximo cada cantinho. Para ir até lá, existem excursões saindo da cidade, além de ser possível pegar o transporte público saindo da rodoviária de Salvador.

+ Veja Também Os Principais Hotéis Próximos a Rodoviária de Salvador !

3- Igreja do Senhor do Bonfim

Igreja do Senhor do Bonfim em Salvador Fonte: Salvador

Se você já viu alguém com as famosas fitinhas de Senhor do Bonfim, deve saber que elas são distribuída nessa Igreja datada do ano de 1745, e considerada um marco histórico de Salvador. Além de pegar sua fitinha, você poderá conhecer uma construção história e ainda se apaixonar pela sua escadaria incrível que dá ao local um ar colonial maravilhoso.

Chegar lá é bem simples: basta pedir para um guia te levar de van ou ônibus ou mesmo utilizar os pontos de táxis que estão espalhados na cidade.

+ Veja Também Aproveite o Festival de Verão Salvador: Ingressos, Atrações e Dicas!

4- Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia

Vista aérea da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia Fonte: Jornal grande Bahia

Entre os atrativos imperdíveis do turismo religioso em Salvador está a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, localizada na rua Conceição da Praia, praticamente em frente ao mar – chegar lá vai ser bem simples, seja por meio de transporte público ou táxi.

Além de conhecer uma das mais antigas Igrejas da cidade, o visitante pode comer nos restaurantes da rua ou dar uma volta pelos pontos turísticos coladinhos à ela, como o Elevador Lacerda. Imperdível!

5- Igreja de São João Paulo II

Lado de fora da Igreja de São João Paulo II Fonte: Agência Brasil

A Igreja de São Paulo II é também conhecida como Igreja Nossa Senhora dos Alados. Ela fica bem próxima dos pontos turísticos principais da cidade e rodeada de restaurantes para que o visitante consiga se alimentar depois da visita.

Toda construída em formas geométricas quadras, a Igreja encanta e tem sempre missas semanais, além de ficar aberta ao público diariamente. Vale a pena conhecer!

6 – Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos Fonte: Wikipédia

No famoso Pelourinho está a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, que encanta não só pela sua arquitetura colonial, mas também por todo seu arredor, repleto da cultura Baiana que vai além do turismo religioso em Salvador.

Chegar lá é bem fácil, basta seguir os guias turísticos e procurar pelo ponto mais visitado da cidade. Após a visita à Igreja, é possível andar pelas ruas do Pelourinho e se encantar com tudo que a cidade tem para oferecer! As missas são semanais, porém, ela está aberta todos os dias!

7 – Igreja da Terceira ordem do Carmo

Interior da Igreja da Terceira ordem do Carmo em Salvador Fonte: Patrimonioespiritual

Também no famoso pelourinho está a Igreja da Terceira ordem do Carmo, uma das mais antigas da cidade, datada do século XIX. Rústica e praticamente intocada desde sua construção, ela é um passeio imperdível para quem faz turismo religioso em Salvador.

Além das missas, a Igreja sempre traz outros eventos, como festividades de Santos Padroeiros da Bahia e missas do famoso Padre Manoel, que está há 15 anos fazendo história na Bahia.

8 – Catedral Basílica de Salvador

Catedral Basílica de Salvador Fonte: Iphan

Se você busca a raiz de toda a história religiosa da cidade, a Catedral Basílica de Salvador é imperdível! Datada de 1967, ela é uma das primeiras Catedrais do país e a mais importante também.

Também no Pelourinho, é fácil encontrá-la, já que sua aparência imponente chama atenção no meio de tantas construções coloniais. Por lá, o Padre Manoel também está presente em missas semanais, além de outras festividades comuns para o visitante aproveitar ao máximo a cultura e o clima da Bahia!

9 – Cidade Santa

Comunidade Católica Cidade Santa Fonte: Bahiacomenta

Um pouco mais afastada de Salvador, a cidade Santa fica a 69 quilômetros da cidade. Para chegar lá, porém, é fácil, já que há muitos guias e ônibus partindo diariamente em diversos horários. A cidade Santa é uma comunidade católica, que recebe turistas do mundo inteiro em busca de paz espiritual e encontro com a religião. Vale muito a pena conhecer!

10- Obras Sociais Irmã Dulce

Prédio com jardim bonito na frente - Obras Sociais Irmã Dulce

As Obras Sociais Irmã Dulce são verdadeiros atos de fé inaugurados em 1959 em homenagem a Irmã Dulce, uma freira que viveu em Salvador e ficou para sempre na memória dos Baianos pela sua bondade, vontade de servir aos mais pobres e obras de caridade.

Hoje, conta com dezenas de hospitais, ONGs e ajuda crianças carentes a se manterem na escola. Também conhecida como Nossa Senhora da Bem Aventurada Dulce dos Pobres, a irmã recebe hoje uma série de homenagens nas Igrejas por toda cidade, como na Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Gostou das nossas dicas para você curtir ao máximo o turismo religioso em Salvador? Não deixe de visitar nosso site e ver onde você pode se hospedar pertinho das igrejas de Salvador!

E não deixe também de compartilhar o texto nas redes sociais! Até a próxima!

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Cachoeira da Fumaça
Cachoeira da Fumaça – Chapada Diamantina: Como Chegar e Atrativos!
Praia em Guarajuba
Guarajuba – Bahia: Onde fica, Praias, Roteiros e Pousadas!
Poço azul
Conheça Poço Azul e Poço Encantado na Chapada Diamantina!
Vista aérea do centro de Feira de Santana
Pontos Turísticos em Feira de Santana Perfeitos Para Visitar!
Centro de Jequié
O que fazer em Jequié? Pontos turísticos inesquecíveis para você!
Veja Todas >
Cadastur