Avenida Paulista em São Paulo: 7 Melhores Passeios Para Você Fazer!

Fonte: SãoPaulosemmesmice

18/09/2019

Toda grande cidade tem o seu grande marco turístico que realmente vale a pena ser visitado. Neste sentido, na cidade de São Paulo este marco turístico é a Avenida Paulista! Podemos fazer esta afirmação, pois a Avenida Paulista está cheia de vida, com restaurantes, bares, espaços culturais, parques e além disso, é perfeita para aqueles que gostam de caminhar pela cidade!

Este ponto turístico fica ainda mais cheio de vida nos domingos e feriados, quando a avenida fica aberta exclusivamente para o uso dos pedestres.

Portanto, a melhor maneira de aproveitar as atrações da Avenida Paulista é andando a pé. Então aproveite o terreno plano e bora gastar sola de sapato para conferir este local!



Avenida Paulista aberta aos domingos e feriados

Por contar com uma grande infraestrutura de vias paralelas, que são capazes de absorver o intenso tráfego da Paulista, e por já ser um importante ponto turístico e de lazer da cidade, a Avenida Paulista atualmente fica aberta para pedestres e ciclistas, das 10:00h às 18:00h, aos domingos e feriados, faça chuva ou faça sol.

Este é certamente um programa especial para quem está procurando o que fazer domingo na cidade de São Paulo! Assim sendo, se você está programando uma viagem para a capital paulista, você deve incluir um domingo na Avenida Paulista em seu roteiro.

Avenida Paulista em São Paulo: 7 Melhores Passeios Para Você Fazer!

1- Livraria cultural

Livraria cultural - Avenida Paulista Fonte: Wikipédia

Um dos marcos da Avenida Paulista é a Livraria Cultura, que fica dentro do Conjunto Nacional. Neste local você irá encontrar livros, discos, revistas e dvds sobre diversos assuntos diferentes. Vale destacar que a Livraria Cultural é linda, com um espaço aberto e aconchegante.

A livraria também conta com um completo teatro, onde ocorre peças muito interessantes. Por fim, você encontra lá também um café no térreo.

  • Endereço: nº 2073
  • Funcionamento: De segunda a sábado, das 9:00h às 22:00h e domingo e feriados, das 11:00h às 20:00h

2 – Cinema Reserva Cultural

Cinema Reserva Cultural Fonte: Reservacultural

Em plena Avenida Paulista, sob o enorme edifício da emissora Gazeta, fica o Cinema Reserva Cultural, com programação não comercial.

Neste local você irá encontrar sempre boas opções de títulos do cinema brasileiros e do cinema europeus. Além disso, você ainda encontrará no Reserva Cultural uma pequena livraria com restaurante e cafeteria.

  • Endereço: nº 900
  • Funcionamento: Conforme cartaz

3 – Japan House

Japan House Fonte: Arcoweb

A Japan House é um centro cultural do governo japonês, criado com o intuito de difundir a cultura japonesa no mundo. O edifício da Avenida Paulista já impressiona pela fachada, feita através de uma técnica japonesa somente com madeira encaixada.

São três Japan House pelo mundo, sendo que as outras duas estão em Los Angeles e Londres. Este local abriga shows, exposições temporárias, informações turísticas, cursos, e muito mais. Tudo ligado à cultura japonesa.

  • Endereço: nº 52
  • Funcionamento: De terça a sábado, das 10:00h às 22:00h e domingos e feriados, das 10:00h às 18:00h.

4 – Rua Augusta

Rua Augusta Avenida Paulista Fonte: Wikipedia

A Rua Augusta, que faz esquina da Avenida Paulista, é uma das ruas mais famosas da cidade de São Paulo. Neste local é possível encontrar um pouco de tudo. São diversas opções, como: Casas noturnas, galerias de arte, teatros, ótimos restaurantes, lojas de roupas e ambiente underground.

Esta rua começa no centro da cidade, cruzando a Avenida Paulista e indo em direção ao bairro dos jardins. A parte da rua, denominada como Baixo Augusta, já teve uma péssima fama em razão do grande número de prostíbulos que haviam no local durante os anos 90.

Hoje em dia essa, a região da baixa Augusta tem uma nova vida, com bares e casas. Por fim, vale destacar que a Augusta é uma rua cartão postal da região da Avenida Paulista.

  • Endereço: Esquina com a Av. Paulista, na estação da Consolação
  • Funcionamento: Todos os dias

5 – Casa das rosas

Casa das rosas Fonte: São Paulo

Projeto do arquiteto Ramos de Azevedo, a Casa das Rosas foi construída no ano de 1935 na Avenida Paulista, para ser a moradia do arquiteto.

Vale destacar que o arquiteto Ramos de Azevedo também projetou diversos edifícios icônicos da cidade de São Paulo, como o Mercado Municipal e a Pinacoteca, por exemplo. A mansão foi projetada em um estilo clássico francês.

Atualmente, a Casa das Rosas é um Centro Cultural da Avenida Paulista, aberta ao público para visitação. No local há atrações como: Shows de música e dança, exposições, cursos, entre outros.

Na parte de fora da mansão, a edícula foi transformada em um café muito bacana e o jardim está sendo muito bem tratado e cheio de rosas.

  • Endereço: nº 37
  • Funcionamento: De terça a sábado, das 10:00h às 22:00h, e domingos e feriados, das 10:00h às 18:00h.

6 – Parque Trianon

Parque Trianon Fonte: A bússola quebrada

No meio dos arranha-céus da Avenida Paulista, há um refúgio denominado Parque Trianon. Esta é uma área arborizada, remanescente da Mata Atlântica. Este parque é um verdadeiro oásis verde para quem quer descansar. O parque Trianon foi inaugurado no ano de 1892 e abriga diversas espécies de plantas.

  • Endereço: nº 1500
  • Funcionamento: Diariamente, das 6:00h às 17:30h.

+ Veja Também Os 11 Melhores Museus em São Paulo Para Você Conhecer!

7 – Museu de arte em SP

Museu de arte em SP Fonte: Topensandoemviajar

Por fim, o em nosso tour pela Avenida Paulista, o MASP não poderia ficar de fora. O Museu de Arte de São Paulo (MASP), é um dos mais importantes museus do mundo.

Em seu acervo permanente, há diversas obras de grandes artistas como Candido Portinari, Manet, Van Gogh, Victor Brecheret, Monet, Degas, Anita Malfatti, Cézanne, Rembrandt, Goya, entre outros. É simplesmente fantástico ver estas obras no Brasil!

Em síntese, o MASP, feito em concreto e vidro, foi projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi e inaugurado no ano de 1968. Seu projeto é considerado inovador para a época, em função do seu grande vão livre.

Outra inovação da arquiteta Lina foi o modelo de exposição das pinturas em cavaletes de cristal. Desta forma, as obras são coladas em um suporte de vidro vertical, preso em um bloco de concreto.

Além disso, o espaço de exposições não tem paredes, sendo todo aberto. Assim sendo, os cavaletes dão beleza e leveza na sala e não marcam um roteiro fixo para o visitante.

  • Endereço: nº 1578
  • Funcionamento: De terça a domingo, das 10:00h às 18:00h e quinta-feira, das 10:00h às 20:00h.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre as atrações da Avenida Paulista, então continue em nosso site e confira muito mais.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Pousadas em Maresias
Pousadas em Maresias – Onde fica, serviços, preços e dicas!
Mirantes em São Paulo
7 Mirantes em São Paulo Que Você Precisa Conhecer!
Valinhos
O Que Fazer em Valinhos: Onde Fica, Como Chegar e Atrativos!
Parque de Diversões em SP - Wetn Wild
Parque de Diversões em SP: Como Chegar, Ingressos e Atrações!
Obra de arte no Beco do Batman
Beco do Batman na Vila Madalena: Conheça Principais Obras de Arte!
Veja Todas >
Cadastur