Beco do Batman na Vila Madalena: Conheça Principais Obras de Arte!

Obra de arte no Beco do Batman

25/09/2019

O Beco do Batman está localizado nas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, do bairro da Vila Madalena. O local é uma verdadeira galeria de arte a céu aberto. Vale destacar que as vielas do Beco do Batman são estreitas, portanto, a visita é sempre mais interessante se o visitante for de bicicleta ou a pé.

A história do Beco do Batman começa no ano de 1980, quando foi encontrado no local um mural do homem-morcego. Após isso, estudantes de artes plásticas das universidades paulista começaram a fazer desenhos, com influência cubista e psicodélica nas paredes e fachadas das vielas.

Atualmente, as obras de arte do Beco do Batman são renovadas constantemente. Além disso, a comunidade ajuda na conservação.

Por causa disso, este local se tornou um dos principais pontos turísticos para os admiradores de arte urbana. A cada visita, uma nova pintura pode ser encontrada no Beco do Batman, o que faz com que o visitante retorne mais vezes.

Ficou interessado em conhecer o Beco do Batman? Então confira o nosso artigo de hoje sobre este local fantástico da cidade de São Paulo.



Como chegar

O Beco do Batman está localizado próxima à estação Clínicas do Metrô, nas ruas Gonçalo
Afonso e Rua Medeiros de Albuquerque, no bairro Vila Madalena, da zona oeste de São Paulo.
Neste sentido, para chegar ao Beco do Batman há várias opções de transporte, como:

De ônibus

Há diversas linhas de ônibus que passam pela região do Beco do Batman. Portanto, é
recomendável traçar a rota saindo do seu local de origem nos sites da SPTrans ou no Maps do
Google.

De metrô

Para quem quer ir de metrô ao Beco do Batman, as estações mais próximas são a Fradique
Coutinho (Linha Amarela) e a Vila Madalena (Linha Verde), ambas a cerca de 1,3 km de
distância.

De carro

Nos fins de semana e feriados o Beco do Batman é um local bem procurado, as ruas do entorno
ficam muito cheias e os estacionamentos são caros.

Entretanto, uma boa alternativa para quem não quer se preocupar com estacionamento, mas
também não quer ir de metrô ou ônibus, é usar serviços de Uber ou Táxi.

Beco do Batman na Vila Madalena: Conheça os artistas por trás dos murais.

+ Veja Também O Que Fazer em Embu das Artes: Como ir, Lojas, Roteiros!

Eduardo Kobra

Obra de Eduardo Kobra no Beco do Batman Fonte: Saoapaulosemmesmice

Em suma, a porta de ferro do o Armazém da Cidade leva a pintura do artista Kobra, que homenageia Tom Zé. Esta obra está localizada ao lado da escadaria do Patapio. No local há diversos food trucks, com comidinhas gostosas e bebidas para você degustar, no estilo “roots”.

Sliks

Sliks Obra no Beco do Batman Fonte: Dionisio Arte

Saindo da praça principal do Beco do Batman, e subindo a rua Gonçalo Afonso, você logo verá uma das paredes mais legais da região.

Essa parede é um trabalho do artista Rafael Sliks. Ele é considerado por muitos como um dos maiores artistas de rua da cidade de São Paulo!

Vale destacar que uma das principais marcas do trabalho do Sliks é o uso constante da sua tag. Quase todos os artistas de rua têm a sua tag, e praticamente todos os tipos de graffiti vem dessa linguagem caligráfica da pixação.

Tanto, que no idioma inglês, os grafiteiros são denominados como: “writers’, que quer dizer escritores. Neste sentido, o artista Sliks usa e abusa desse título, criando sobreposições surreais, e nos mostrando um outro mundo em suas obras.

Bueno Caos

Pelé beijoqueiro - obra de Bueno Caos - Beco do Batman Fonte: O blog elcabrinton

Outro grande nome do Beco do Batman! Quem não conhece o fantástico trabalho de Pelé Beijoqueiro do Bueno Caos?! Ele trabalhou como ilustrador e designer e iniciou suas obras nas ruas de São Paulo no ano de 2007.

Em suma, sua principal marca é o uso do estilo lambe-lambe. Desta forma, o artista espalha seus personagens pelas paredes das ruas e vielas da cidade de São Paulo.

Eu particularmente, gosto muito das obras de Bueno porque acho que são obras, ao mesmo tempo, críticas e de alto astral. É um tipo de humor de que agrada. Impossível não sorrir ao avistar um dos beijinhos de Bueno Caos!

Mural da Discórdia

Mural da Discórdia Fonte: Topensandoemviajar

O Mural da Discórdia é um dos mais famosos do Beco do Batman. Ele foi feito através de uma colaboração entre os artistas Speto, Binho Ribeiro e Ciro. Entretanto, esta obra foi o centro de uma grande polêmica no Beco do Batman.

A obra foi apagada por um morador da vila, que resolveu simplesmente pintar o muro externo da sua casa de cinza. O caso ganhou atenção nacional, no debate para saber quem tinha razão.

Fato é que o artista Binho Ribeiro decidiu conversar com o proprietário da casa e conseguiu uma autorização para pintar um novo mural no local.

Paulo Ito

Obra de Paulo Ito no Beco do Batman Fonte: Grafites de São Paulo

Em uma das extremidades do Beco do Batman, próximo à rua Harmonia, você consegue avistar um enorme mural artístico do genial Paulo Ito.

Os trabalhos deste artista geralmente são enormes e carregados de muito conteúdo, o que nos leva a uma reflexão sobre diversos temas. Isso mostra a importância que a arte de rua tem no desenvolvimento da cultura da sociedade.

Os Tupys

Obra de arte dos Os Tupys Fonte: To pensando em viajar

Em uma das entradas do Beco do Batman, próximo ao cruzamento da Rua Medeiros de Albuquerque com a Travessa Alonso podemos apreciar um recente mural do coletivo de artistas denominados como Os Tupys.

Em suma, este coletivo é composto por Ciro Cozzolino, Carlos Delfino e Zé Carratu. Os Tupys também são responsáveis por um mural na lateral do Edifício Casa do Baixo Augusta, na Rua da Consolação, que está localizado bem em frente à igreja Nossa Senhora da Consolação.

Boletabike

Obra de arte do Boletabike no Beco do Batman Fonte: Umaturistanasnuvens

Em suma, o artista Boletabike, também conhecido por Daniel Medeiros, é outro nome de destaque do Beco do Batman. Sua obra usa elementos da natureza, misturando referências do universo artístico da tatuagem e psicodélica dos anos 60 e 70.
Desta forma, podemos perceber isso em seus passarinhos, que são elementos frequentes em suas pinturas murais.

Enivo

Obra de Enivo Fonte: Pedro andrade

O mural de Enivo é uma das principais atrações do Beco do Batman, e já chegou causando impacto. Afinal de contas, todas as pessoas querem uma selfie com o pavão do Beco do Batman!

Em síntese, vale destacar que Enivo, é atualmente um dos artistas de rua mais ativos da cidade de São Paulo. Dessa forma, é normal para um artista parar de trabalhar com grafite pela cidade quando fica famoso e começa a ganhar espaço nas galerias.

Assim sendo, só os artistas de rua mais talentosos continuam trazendo mais arte e cor para as fachadas cinzentas da cidade.

Miss Van e Ciro Schu

Miss Van e Ciro Schu no Beco do Batman Fonte: Flickr

Por fim, devemos destacar outra grande dupla de artistas que está presente no Beco do Batman. A colaboração entre o artista paulistano Ciro Schu e a artista francesa Miss Van é uma atração à parte do Beco do Batman.

Onde comer próximo ao Beco do Batman

  • Café no Lá da Venda
  • Cava D’oro
  • Rabo De Peixe
  • Guacamole Cocina Mexicana
  • Açougue Central
  • Bar Mundial
  • Hamburgueria Capital

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre os principais artistas e obras do Beco do Batman, então continue nos post da Transportal Viagens e confira muito mais dicas.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Pousadas em Maresias
Pousadas em Maresias – Onde fica, serviços, preços e dicas!
Mirantes em São Paulo
7 Mirantes em São Paulo Que Você Precisa Conhecer!
Valinhos
O Que Fazer em Valinhos: Onde Fica, Como Chegar e Atrativos!
Parque de Diversões em SP - Wetn Wild
Parque de Diversões em SP: Como Chegar, Ingressos e Atrações!
Obra de arte no Beco do Batman
Beco do Batman na Vila Madalena: Conheça Principais Obras de Arte!
Veja Todas >
Cadastur