Japan House SP – Motivos Para Conhecer e Dicas do Que Fazer!

Japan house Entrada

12/04/2022

A Japan House SP foi inaugurada em maio de 2017 e já surgiu como uma referência cultural dedicada à tradição japonesa. Por conta do Brasil ser o segundo país que mais possui japoneses e descendentes de japoneses, perdendo apenas para o próprio Japão, o governo japonês deu vida a esse projeto no Brasil.

Localizado na importantíssima Avenida Paulista, o prédio apresenta a cultura do Japão unindo a tradição japonesa com o que existe de mais moderno em design e tecnologia. Portanto, se quer saber tudo sobre a Japan House São Paulo, continue conosco nesse texto!

Como chegar

Avenida Paulista

Fonte: Rede Brasil Atual

A Japan House está localizada na Avenida Paulista, número 52, no bairro Bela Vista, na capital de São Paulo. O telefone é o: +55 11 3090-8900, o local funciona todos os dias, exceto nas segundas-feiras. De terça a sexta funciona das 10 às 18 horas, nos sábados das 9h às 19h, domingos e feriados (exceto os que caírem na segunda-feira) das 9h às 18h.

Você pode agendar a sua visita diretamente no site de agendamento, porém é apenas opcional, você pode ir na Japan House mesmo sem ter agendado.

Um dos modos mais comuns dos visitantes irem até a Japan House é através do metrô, onde é possível chegar através de duas estações: a Estação Paraíso (Linhas azul e verde) e também pela Estação Brigadeiro (Linha verde). 

Em suma, é possível ir de carro e deixar no estacionamento localizado no subsolo, porém é um estacionamento pago e não é vinculado a Japan House, dessa forma a responsabilidade é da empresa que administra esse estacionamento.

O que é o Japan House?

Japan House

Fonte: Japan House

A Japan House São Paulo é um projeto criado pelo governo japonês para difundir a cultura contemporânea do Japão, estimulando que as pessoas de outros países vejam o São Paulo de uma maneira única e diferente.

Por trás do projeto, está Kenya Hara, produtor geral do local e um renomado design com reconhecimento internacional por atuar com conceitos de design.

Ele imaginou a Japan House como o lugar onde o público poderia treinar seu olhar, a fim de aguçar seu gosto percebendo o que, realmente, é um ótimo design.

Porém, a Japan House não se resume ao seu belo design, mas também é muito importante na valorização da cultura japonesa a fim de criar uma coexistência dessa cultura no meio de outras culturas, como a brasileira, no caso da Japan House São Paulo.

 

+Veja também 7 Mirantes em São Paulo Que Você Precisa Conhecer!

 

O que tem na Japan House SP

A Japan House conta com diversas salas e espaços (com design minimalista), que reúnem: restaurantes que se baseiam na rica gastronomia do Japão, uma rica biblioteca, que reúne obras incríveis sobre design e arquitetura, com livros escritos em japonês, inglês e é claro, em poturgues, lojas com produtos manufaturados, além de exposições dos mais diversos tipos.

As exposições

Exposição Japan House

Fonte: Japan House

Na Japan House São Paulo, ocorrem exposições artísticas e culturais sobre o Japão. Como exemplos, podemos citar a exposição “Bambu – Histórias de um Japão”, que trouxe elementos da tradição japonesa, tanto antigos como atuais sobre a importância do bambu, sendo esse um símbolo japonês.

Além da “Kengo Kuma – Eterno Efêmero”, que foi uma homenagem ao arquiteto responsável pelo projeto da Japan House. Que mostrou importantes conceitos que o espaço quer mostrar para as pessoas, como técnicas do passado usadas para inovar o presente, valorização do entorno da construção, além do respeito à natureza.

Gastronomia do local

Gastronomia Oriental

Fonte: Japan House

A chef Telma Shiraishi, com o restaurante Aizomê, está presente na Japan House, acompanhando a proposta do local de sempre mostrar a diversidade e contemporaneidade do Japão, no sentido gastronômico.

O menu do Aizomê, traz toda a delicadeza e criatividade da chef Telma, trazendo uma mistura incrível entre receitas frias e quentes. Utilizando os melhores produtos do mar e do campo.

Através de um trabalho extenso de curadoria e pesquisa dos ingredientes, dos fornecedores e dos produtores, Telma consegue trazer o máximo de qualidade e dedicação para os pratos do Aizomê.

 

+Veja também Roteiros Para Você Conhecer a Cultura Japonesa em São Paulo!

 

10 motivos para visitar Japan House SP

1. Experiência cultural gratuita Japan House SP

Restaurante Japan House

Fonte: Japan House

A Japan House São Paulo é muito mais do que apenas um museu. Sendo um centro cultural extremamente completo, como os melhores do mundo. E tudo isso, está ao acesso dos visitantes sem custo nenhum. Sem gastar um real, você será coberto da cultura riquíssima de outro país. Tudo isso, sem a necessidade de marcar horário.

2. Você irá conhecer mais sobre a história do Japão

O Japão está presente em nossa sociedade, mais do que percebemos, seja na gastronomia ou até mesmo nos animes.

Desse modo, nada melhor que saber mais sobre essa cultura riquíssima. Com incríveis exposições, você vai aprender muito mais sobre o Japão, e isso poderá mudar a forma como vê a tradição oriental.

3. Experiência multicanal

Em resumo, além de poder, ver de perto obras de fácil entendimento, na Japan House São Paulo, você verá também vídeos exibidos em uma tela localizada no teto do teatro. Uma experiência única que você não deve perder. Indo além de “simples” objetos, na Japan House você terá uma incrível experiência multicanal, que vai deixar qualquer resquício de monotonia de lado.

4. Gastronomia diferenciada da Japan House SP

Esse motivo é auto explicativo. Afinal, nada melhor para conhecer uma cultura diferente da sua do que provar deliciosos pratos dessa cultura. Ainda mais se entre as opções tiverem pratos que juntam a culinária nipônica com a nossa já conhecida culinária brasileira.

5. Possibilidade de comprar artigos japoneses

Loja Japan House

Fonte: Japan House

De forma toda temática, a Furoshiki oferece lindos tecidos, que podem ser usados como bolsas ou mesmo para embalar o bentô, uma espécie de marmita japonesa. Já na Madoh, você vai encontrar lindas peças com design único, cerâmicas, utensílios de cozinha, além de petiscos típicos do Japão.

Em resumo, nessas duas lojas, você terá itens incríveis para comprar para si e/ou presentear as pessoas que você gosta. Além de ser incrível ter uma peça para sempre que olhar lembrar da sua visita a Japan House São Paulo.

6. Lugar de paz e tranquilidade

A Japan House São Paulo é um lugar que respira paz e tranquilidade, ainda mais se você visitar em um dia de menor movimento. Você poderá ver todos os detalhes do lugar e sentir a sua energia se reequilibrar.

Após uma visita a Japan House, certamente, você sairá de lá mais leve, calmo e despreocupado de coisas irrelevantes que mexem com nossa paz e harmonia. Isso pode parecer algo simples, mas ter um lugar assim em São Paulo, é extremamente raro, afinal, a cidade nunca para. Dessa forma, a Japan House São Paulo é um “oásis de paz” em meio a uma das cidades mais caóticas do Brasil, sendo um refúgio perfeito para quem deseja se sentir mais leve.

7. Livros

Fãs de livros vão ficar maravilhados com a Japan House. No piso térreo existe uma incrível estante de livros dos mais diversos temas, como fotografia, cozinha, design, história do Japão, entre outros temas.

Em suma, todos os exemplares estão livres para consulta. Além de títulos em português, você encontrará livros em inglês e japonês, sendo um prato cheio para turistas de outros países, e um alento para quem veio do Japão e quer dar continuidade aos estudos no seu idioma mãe.

8. A Japan House SP conta com atividades diversas

Em resumo, atividades são o que não faltam na Japan House, lá você encontra exposições incríveis, gastronomia espetacular, cursos, palestras, oficinas, entre outras possibilidades.

E o melhor de tudo de forma gratuita. Desse modo, você poderá ver desde aulas práticas de músicas tradicionais japonesas, oficinas sobre o uso artístico do bambu, além de entender de perto o processo de criação por trás do famoso Studios Ghibli (a “Disney” japonesa).

9. Localizada no coração de São Paulo

Japan House São Paulo Fachada

Fonte: Viaje na Viagem

Em suma, a localização da Japan House São Paulo é extremamente privilegiada, garantindo um fácil acesso a todos que querem visitar o local, seja de carro, ônibus ou metrô.

O local fica na região do Paraíso, uma região que é casa de milhares de japoneses que se mudaram para São Paulo, com isso, eles tem fácil acesso ao lugar que é como um segundo lar para eles.

Além disso, a Japan House São Paulo fica na famosa Avenida Paulista, que tem praticamente tudo que você possa imaginar.

10. Omotenashi

Omotenashi é um conceito japonês bastante amplo, difícil de explicar no nosso idioma, significando algo como a hospitalidade do povo japonês. Pode parecer um pouco confuso, mas se você visitar a Japan House, certamente, vai entender na pele o que o Omotenashi significa.

Dicas finais

Japan House Exposição

Fonte: São Paulo Secreto

Em suma, a Japan House São Paulo é incrível, então como dica final, vamos ser bem diretos: quanto mais você puder desfrutar no lugar melhor. Se você busca saber tudo sobre o Japão e entender essa riquíssima cultura, você precisa conhecer a Japan House São Paulo. Se você busca a verdadeira comida japonesa, você precisa visitar a Japan House. Enfim, pensou no Japão em um lugar no Brasil, pensou na Japan House.

 

+Veja também O Que Fazer no Bairro da Liberdade? O Japão bem no centro de SP!

 

Portanto, compartilhe com amigos e familiares!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Veja também:
Rota do Vinho São Roque
Rota do Vinho São Roque – Onde Fica, Como Chegar e Dicas!
São José do Barreiro Igreja
São José do Barreiro: Onde Fica, Como Chegar, Atrativos e Dicas!
Gramado com árvores e lago
Águas da Prata: Conheça 8 Atrativos Dessa Cidade Paulista!
Parque Maeda
Parque Maeda: Onde fica, como chegar, atrativos e dicas!
Botucatu
O que fazer em Botucatu SP? Ecoturismo, roteiros e dicas!
Veja Todas > Booking.com
COVID-19
COVID-19
Saiba o que fazer em relação as suas viagens de ônibus