O que fazer em Jundiaí? 6 Melhores pontos turísticos para visitar!
A cidade Jundiaí no estado de São Paulo possui um nome atribuído pelos indígenas que viviam ali até o final do século 17 e alguns acreditam que seu nome significa rio de bagres ou alagadiços de muitas folhagens e galhos secos, de acordo com o site oficial da prefeitura da cidade.
Com uma população de mais de 400 mil, Jundiaí foi considerada a 9ª melhor cidade do país a se viver de acordo com as estatísticas do Índice de desenvolvimento Humano (IDH). Portanto, Jundiaí não só é a cidade perfeita para visitar como até para morar!
Existem diversos passeios que você pode fazer pela região e opções gastronômicas, turísticas ou relaxantes não vão faltar. Veja nos itens abaixo!
Índice
O que fazer em Jundiaí?
1 – Passeio de trem
Jundiaí fica a aproximadamente 60 km de distância da capital São Paulo, portanto, alternativas aéreas e terrestres não faltarão para ir.
Além do aeroporto de Jundiaí e a estação rodoviária, você ainda pode aproveitar para fazer o primeiro passeio de trem. Caso venha de São Paulo ou ainda alugar um carro para aproveitar mais a estrada e o que a linda visão da paisagem oferece.
Dias de funcionamento e horários
- O passeio de trem é feito todas as semanas aos sábados.
- Partindo das 8h30 e chegando às 16h30 e sai da Estação Luz.
Além disso, você conhecerá a elegante locomotiva da década de 50 que passa pela ferrovia na qual transportava café antigamente. Portanto, não só será um passeio nostálgico como também muito cultural.
Existem três roteiros organizados por agências de turismo: o roteiro rural, ecológico e o cultural, porém todos valem a pena conhecer. Outra alternativa é, caso venha de avião, desembarcar no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, para facilitar a interligação com outras cidades.
2 – Parque da Cidade
Um dos lugares que você precisa passar, com certeza, é o parque da cidade. Desenvolvido pela DAE Jundiaí e inaugurado em 2004, o parque faz parte das atrações preferidas dos cidadãos de Jundiaí e dos turistas.
São 500 mil metros quadrados com áreas para fazer piquenique, caminhadas ecológicas. Além de apresentações artísticas, áreas para praticar esportes e até mesas de jogos para jogar xadrez, dama etc. Tudo isso sem pagar nada, incluindo um estacionamento gratuito e ainda acessibilidade para portadores de necessidades especiais.
Jundiaí é conhecida como a “Terra da uva” e possui até um museu do vinho. Criado há doze anos atrás, em Caxambu. Na região do museu você também encontra diversas atrações gastronômicas relacionada ao vinho, como adegas e restaurantes que servem essa iguaria municipal.
3 – Circuito das Frutas
Criado em 2002, o circuito das frutas objetiva resgatar a tradição e ainda promover o setor rural das cidades envolvidas. Além de Jundiaí, o polo é formado por Atibaia, Indaiatuba, Louveira, Valinhos,Vinhedo, entre outras.
O circuito acontece durante o ano todo com eventos em cada uma das cidades. Porém Jundiaí possui a Festa da Uva e Expo vinho em janeiro. A festa italiana em maio e junho, a Festa do Vinho Artesanal em julho e agosto e a festa Portuguesa em setembro. Então programe-se para ir em alguma dessas festas!
Em Jundiaí, encontramos a rota da Uva que concentra grande história sobre a tradição da produção de vinhos e ainda outros derivados com a fruta.
4 – Jardim Botânico
O Jardim Botânico Valmor de Souza, inaugurado em 2004, possui uma área preservada com plantas nativas de 150 mil metros quadrados e possui diversas estruturas para atender o público como exposição de plantas, trilhas para caminhadas, lagos artificiais e jardins temáticos.
Os jardins homenageiam as principais etnias que, através dos seus imigrantes, contribuíram para a formação e desenvolvimento do município. Os jardins são: o jardim japonês, o italiano e o espaço África. Além de caminhar, ainda há uma ciclovia para quem gosta de andar de bicicleta usufruir na melhor maneira.
+ Veja também Jardim Botânico em São Paulo – Onde Fica, Como chegar e Atrativos!
5 – Jumpark
Se você curte bastante esportes e gostaria de um passeio mais inusitado. Então com certeza o JumPark é parada obrigatória em Jundiaí.
Com 195 trampolins interligados, o Jumpark é o primeiro e maior parque sustentável de entretenimento indoor da América Latina. Contudo, os ambientes também possuem airbags e ainda tecidos circenses. O valor diferencia de acordo com o dia e ainda possui várias promoções, então não deixe de visitar o site oficial do parque e aproveitar esse lugar!
6 – Hotzone
Outra atração da cidade é o Hotzone, parque de diversões indoor situado no Jundiaí Shopping. São tantas atrações para a família toda que talvez possa precisar de um pouco mais de uma hora para aproveitar todo o espaço.
Com um autopista de minicarros. Uma torre chamada Spring ride com queda livre de 12 metros aproximadamente e giro de 360º. Simulador de última geração de uma montanha russa em 4D e diversos brinquedos tanto para crianças quanto para adolescentes e adultos se divertirem.
Além disso o próprio Shopping possui diversas atrações culturais e gastronômicas para o seu passeio no parque ficar ainda mais completo!
Hospedagem em Jundiaí
Lugares para se hospedar em Jundiaí não faltarão, só dependerá das suas prioridades. Caso tenha recursos a mais e não dispensa um bom lugar, existem acomodações na fazendo Montanhas do japi. Onde há suítes com sala de TV, lareira e vista para a maravilhosa paisagem da montanha e o lago.
Mas se você tem poucos recursos e deseja um local mais simples, porém com qualidade. O Economic Bedroom no Jardim Pitangueiras tem ótimos preços para você!
Caso ainda não tenha decidido a melhor forma de viajar, pode pesquisar valores de avião ou ônibus através do nosso comparador de passagens e economizar da melhor forma para você.