O Que Fazer no Bairro da Liberdade? O Japão bem no centro de SP!
O Bairro da Liberdade é um verdadeiro patrimônio para a cidade de São Paulo: rico em cultura oriental, ele reúne a maior comunidade asiática do país – o que dá ao visitante a chance de conhecer um pouquinho do Japão, China e Coreia sem precisar sair do Brasil.
Ir à Liberdade SP é uma viagem rumo aos costumes diferentes dos nossos, afinal, você encontrará diversas lojas com produtos que jamais conhecemos e culinária típica única! Conheça um pouco da cultura do Oriente e a mistura de Culturas em um Tour pela Liberdade + Museu da Imigração Japonesa!
No texto de hoje separamos algumas informações relevantes sobre o que fazer no bairro da Liberdade, com um roteiro de lugares imperdíveis para visitar! Confira!
+ Veja Também Conheça os Melhores Passeios Gratuitos Para Fazer em São Paulo!
Índice
Onde fica o Bairro da Liberdade?
O Bairro da Liberdade fica na região central da cidade de São Paulo, capital do Estado. Chegar até lá é bem simples por todos meios de transporte possíveis. O Metrô é o mais barato e o mais comum e na praça central da Liberdade existe uma estação da linha Azul, a principal da cidade.
+ Veja também Principais Roteiros Para Você Fazer em Tóquio – Japão!
Como chegar no Bairro da Liberdade?
Se você vem de outros estados de ônibus, a linha que vai até o bairro é a mesma do terminal rodoviário Tietê – sentido Jabaquara. Para quem desembarca no aeroporto, é possível pegar um ônibus ou um Uber até a estação São Judas e de lá seguir para a estação Liberdade. Não tem erro, o acesso é bem fácil.
O que fazer no Bairro da Liberdade?
Rico em cultura japonesa e Asiática no geral, o Bairro da Liberdade é um prato cheio para quem quer passear e curtir um dia diferente na cidade. Aliás, em relação aos roteiros, eles podem ser os mais variados possíveis – dependendo do que mais te atrai, como lojas, restaurantes e até supermercados.
Para te ajudar a definir quais são os pontos principais do bairro, separamos alguns dos que merecem fazer parte de pelo menos sua primeira visita à região. Portanto, não deixe de anotar!
+ Veja Também Conheça as Principais Programações Para Você Fazer em São Paulo!
Praça da liberdade
A praça da Liberdade é o primeiro ponto de quem desce do Metrô. Você irá reconhecer o bairro assim que chegar – suas luminárias típicas podem ser vistas de uma distância razoável. A praça abriga, sobretudo, lojas e diversas barraquinhas com comidas típicas, como temakis, yakissobas e outras delicias orientais.
Jardim Oriental
Um espaço de natureza e tranquilidade próximo da agitação de São Paulo. Essa atração do bairro não foge do seu estilo, por lá você poderá encontrar decorações japonesas e até mesmo um pequeno lago com carpas. Então é ótimo espaço e com entrada gratuita para dar uma pausa durante seu passeio.
+ Veja Também Os 11 Melhores Museus em São Paulo Para Você Conhecer!
Museu histórico da Imigração Japonesa
O Museu Histórico da Imigração Japonesa reúne um acervo enorme que conta a história da vinda dos Japoneses no país, com fotos e itens únicos em exposição. Ele fica aberto todos os dias, porém, vale a pena verificar o funcionamento nos feriados.
O Museu fica no edifício Bunkyo e está localizado nos últimos três andares dele. Entre as atrações, fotos da imigração chamam a atenção e um tipo de serviço interessante aos descendentes: encontrar informações sobre sua família pelo sobrenome, através do sistema próprio do Museu.
A entrada é paga e acontecem alguns eventos durante o ano, que devem ser acompanhados pelo site oficial. Vale muito a pena ver exposições temáticas de artistas renomados que aparecem vez ou outra no Museu.
No Nono andar, o visitante pode apreciar uma obra de arte do pintor Seiji Togo: infelizmente, ele faleceu logo após finalizar a arte. Porém, deixou um enorme legado para a comunidade como um todo e presenteou o Museu com sua obra.
E, para quem ama a cultura Japonesa, certamente vai adorar conhecer um poema escrito pela própria Imperatriz Michiko do Japão, explica um pouco do sentimento que ela teve ao pisar em terras brasileiras. Segunda a Imperatriz, o Brasil é florido e alegre. Uma verdadeira homenagem aos imigrantes, que tanto sofreram para se adaptarem em um lugar diferente tão diferente e distante da sua terra Natal.
Ingresso
Visitar o Museu da Imigração é passeio imperdível e merece seu investimento. Para quem é estudante, o valor é de R$6,00 e para quem paga inteira, o valor é de R$ 12,00 – que pode ser atualizado sem aviso prévio pela direção do local.
Vale lembrar que o Museu fica aberto de terça a domingo, apenas até as 17 horas. Por isso, não deixe para visitá-lo no fim do dia – tem muita coisa para conhecer e se encantar! Nossa dica é que almoce no bairro e corra para lá!
+ Veja Também Conheça os 10 Melhores Museus em Curitiba no Paraná !
Livraria sol
Os apaixonados por Mangás e gibis em Japonês vão encontrar um dos melhores acervos do país nesse sentido. Além disso, a livraria conta com diversos produtos de papelaria típica do Japão, que vão deixar os fãs apaixonados!
Vale a pena fazer uma visita preparado para gastar um pouco por lá – são centenas de exemplares e de produtos únicos. A Livraria fica na Praça da Liberdade, pertinho da estação e vive lotada!
Templo Budista Busshinji
Se você for visitar o bairro de metrô, então pode dar uma pausa nesse templo Budista muito famoso que é aberto para visitação pública. Além de conhecer espaço tipicamente japonês, em alguns dias também acontecem meditações pública, enfim, é um ótimo para relaxar e se aprofunda ainda na cultura.
Rua do Conde de Sarzedas
A Rua do Conde de Sarzedas no Bairro da Liberdade, apesar de pouco movimentada no que diz respeito aos comércios e lojas típicas da região, tem um valor histórico alto para o bairro, já que foi uma das primeiras a abrigar os imigrantes japoneses.
Por lá, o grande e mais importante cenário é o Palacete que hoje é parte da sede do tribunal de Justiça de SP e que pode ser visitado todos os dias durante o horário comercial. Ele foi construído no século XIX e reza a lenda que havia sido uma homenagem do Conde à sua esposa.
A rua em si é pequena e foge da decoração típica da região, mas, certamente, o passeio vale a pena para quem está na região e quer conhecer de perto um pouco mais da história da cidade.
Restaurante Orientais
É claro que ao visitar o bairro da Liberdade você não poderia deixar de experimentar a tradicional gastronomia japonesa. Pois nesse destino você vai encontrar inúmeras opções de locais para comer, mas aqui separamos alguns mais famosos:
Se você adora Lamén, decerto o restaurante Aska pode ser sua escolha, é o mais famoso da região, com direito a filas de mais de uma hora em dias mais cheios. Enfim, a dica é dar seu nome e passear um pouco na rua até ser chamado.
O restaurante é pequeno, porém, bastante tradicional. Por lá só é servido o lamén com acompanhamentos, como o Guioza feito na hora. Então vale muito a pena aproveitar a noite para fazer um passeio diferente, rumo ao pedacinho mais japonês da região.
Já se você preferir outros tipos de comidas típicas, como barcas de sushi preparadas na hora, frango xadrez ou o famoso Tempurá, o Restaurante Kazu oferece uma variedade bacana e tem menos filas. Ambos são excelentes opções e ficam pertinho das principais lojas e ruas da liberdade.
Lojas Orientais
Se você quer saber quais melhores produtos para comprar, saiba que essa decisão será difícil. Em alguns supermercados do bairro da Liberdade, você encontrará diversos itens orientais, como acessórios, gibis, animes e produtos de decoração, eletrônicos e mais. Todos eles em shoppings pequenos no Bairro ou mesmo nas lojinhas típicas pelas ruas.
Como dica, separamos um lugar incrível e imperdível: o mercado Marukai, que fica na rua Galvão Bueno, pertinho do Viaduto que liga o bairro ao centro da cidade. Por lá, você vai encontrar os mais variados produtos orientais – e vai ser difícil não ficar perdido em um verdadeiro mercado Japonês. Você vai se sentir no Japão!
Dicas extras para aproveitar o Bairro da Liberdade!
Depois de contar para você quais são os pontos principais da Liberdade SP, separamos algumas dicas do que vale a pena levar para curtir o dia sem problemas:
- Dinheiro para pagamentos mais baixos e para comprar o bilhete do metrô e carteira com cartão de crédito para compras maiores.
- Não esqueça do protetor solar em dias quentes, já que boa parte do seu passeio será pela rua.
- Leve também, sempre que possível, o celular para fotografar tudo e se locomover de Uber.
Gostou das nossas dicas sobre o Bairro da Liberdade? Visite nosso site e saiba onde se hospedar pertinho dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo!
E não deixe de compartilhar nas redes sociais com seus amigos!