Os 11 Melhores Museus em São Paulo Para Você Conhecer!
Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Os 11 Melhores Museus em São Paulo Para Você Conhecer!

São Paulo

Quem já conhece a capital paulista sabe que ela é muito mais do que apenas a maior cidade do Brasil. São Paulo é cheia de mil pequenos recantos de diversão, belezas naturais, festas e aventuras, mas não é apenas isso, por aqui você também encontra muita cultura, são centenas de locais dedicados a exposições fantásticas que podem ser permanentes ou itinerantes, galerias de arte, mostras de arte ao ar livre e principalmente os grandes museus.

São Paulo tem alguns dos museus mais importantes da América e nós fizemos uma pequena lista com alguns exemplos de museus que você não pode perder a chance de visitar de maneira alguma, então se você adora visitar um bom museu e mergulhar nas maravilhas da cultura, fica ligado.

Viajando para São Paulo

Aeroporto de congonhas - São Paulo Fonte: Wikipédia

Embora existam vários aeroportos dentro da área da megalópole o principal meio de entrada da capital é o aeroporto de Congonhas, por ele passam milhares de visitantes todos os dias, esse aeroporto fica a apenas oito quilômetros de distância da cidade o que faz dele um local cômodo para quem está chegando de viagem não perder muito tempo no trânsito, o aeroporto de Congonhas é um dos mais organizados do Brasil.

Ao desembarcar nele você imediatamente conta com a vantagem de poder utilizar algumas linhas de ônibus gratuitamente que vão te levar a destinos fixos que podem ser desde uma estação do metrô até um shopping, basta que você escolha qual o melhor para combinar com a localização do seu hotel.

A capital é imensa então você pode querer alugar um veículo para se locomover por ela, essa é ideal é boa para quem está viajando com a família ou um grupo de amigos e quer ganhar tempo mas se você estiver sozinho pode ser mais barato e prático ir de metrô, as estações estão espalhadas pela cidade toda então você não vai ter problemas para chegar nos lugares.

Compre agora mesmo a sua passagem!

11 Museus Incríveis em São Paulo !

1 – MAM

Museu de arte Moderna - São Paulo Fonte: Parque Ibirapuera

O famoso Museu de arte Moderna do estado de São Paulo, localizado dentro do parque do Ibirapuera o MAM não é apenas um espaço que guarda obras de arte no seu interior, ele se tornou uma parte importante da paisagem do parque sendo uma das mais belas e bem cuidadas estruturas do mesmo, sua arquitetura se mescla naturalmente nos arredores fazendo do prédio todo uma grande obra de arte, ainda assim do lado de dentro você vai encontrar mais de quatro mil peças de arte de nível inimaginável e variedade, são: Gravuras, pinturas, vídeos e fotografias produzidos por algumas das mais incríveis mentes artísticas que já viveram.

Ao passear por seus corredores você vai encontrar obras de artes que fascinantes produzidas por gênios como: Candido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Victor Brecheret, além de Regina Silveira, Nelson Leirner e José Damasceno, tudo é tão grandioso que o pequeno espaço físico parece pulsar com a energia das grandes obras em seu interior.

Tarsila do Amaral

Tarsila do amaral - Obras Fonte: Tarsiladoamaralcjpii

Em especial às obras de Tarsila do Amaral são consideradas um verdadeiro tesouro por si só, a pintora que nasceu na cidade e criou obras que ganharam o mundo tem grande importância para a arte moderna uma vez que fundou e participou de diversos movimentos artísticos ao longo dos anos, seu trabalho serve de inspiração para artistas do mundo todo e até hoje ela é considerada como um exemplo de empoderamento feminino por merecimento.

Outro grande responsável pela herança cultural de São Paulo e do Brasil como um todo é o grande Dom Pedro II. O Imperador era desde criança um admirador da arte e um fiel defensor das inovações tecnológicas além de um colecionador nato, durante sua vida ele acumulou um grande acervo de peças que hoje estão expostas em museus como a casa imperial no RJ, porém mais do que isso ele forneceu incentivo constante para que uma geração artística pudesse florescer em um legado que atravessou os séculos e se mantém até hoje, podemos seguramente dizer que sem a mente afiada e a alma contemplativa do nosso imperador o Brasil seria bem menos belo.

2 – Catavento

Palácio das indústrias o catavento - São Paulo Fonte: Wikipédia

O museu embora bem jovem (foi fundado em 2009) conta com grande colaboração de mentes intelectuais e artísticas, seu objetivo principal é expor a ciência como forma de arte e crescimento e divulgar para as mais novas gerações a importância do crescimento científico não apenas no nosso país mas no mundo como um todo.

Quem vem ao lugar fica maravilhado com as peças que são fascinantes e inovadoras diferentes de tudo que costuma ser visto em outros museus, basta dizer que elas fazem mais do que apenas refletir um estado sentimental do artista, cada peça e item da coleção do catavento marca um pedaço pequeno e especial do nosso crescimento como nação, é simplesmente como viajar no tempo e ver de perto como cada descoberta nos leva mais perto de algo maior, das locomotivas a vapor aos modernos VLT, do primeiro telégrafo até a internet de alta velocidade, ver de perto essas ligações acontecendo simplesmente não tem preço.

3 – Casa das rosas

Casa das rosas - São Paulo Fonte: Wikipedia

Focado principalmente em literatura e poesia esse museu não poderia ter outra morada se não o imponente casarão em estilo francês localizado na Avenida paulista.

O local impressiona desde a chegada com seu lindo jardim, aqui além da exposição fixa que conta com obras originais de grandes mestres da poesia e literatura brasileira você também vai poder encontrar uma biblioteca inteira dedicada ao tema, de fato essa é a primeira biblioteca dedicada à poesia no país inteiro.

Outra característica importante da casa das rosas é que ela abriga uma livraria da imprensa oficial do estado que comercializa e principalmente torna acessíveis centenas de livros universitários.

4 – MASP

Museu de arte de São Paulo Assis Chateaubriand Fonte: Guia da Semana

Museu de arte de São Paulo Assis Chateaubriand. Com mais de meio século de existência esse museu se tornou a coleção artística mais importante de todo o hemisfério sul, aqui você vai poder encontrar algumas das maiores obras de arte da história da humanidade, às obras expostas são não apenas de Brasileiros, mas também de vários dos grandes mestres do mundo como o incomparável Van Gogh e Monet ou Renoir, justamente por sua importância cultural e artística o museu recebe visitantes de todo mundo tendo uma taxa de visitas que é comparável ao museu do Louvre, vir a São Paulo e perder a chance de visitar essa bela coleção é imperdoável.

5 – Pinacoteca

Pinacoteca - São Paulo Fonte: Guia da semana

O enfoque principal deste museu são obras brasileiras produzidas no século 19, a pinacoteca conta atualmente com cerca de 9 mil obras em seu acervo que é provavelmente o mais importante acervo de arte brasileira, o local em si tem uma cobertura transparente que faz deste um dos mais belos e agradáveis museus do estado, a abundância de luz torna a visita mais animada e mais viva, é uma sensação que apenas quem visita consegue entender e sentir.

6 – Museu do futebol

Museu do Futebol - São Paulo Fonte: Igreja Plus

Localizado no estádio do Pacaembu o museu do futebol abriga itens que são referência na história e na prática do esporte mais amado do brasileiro, quem é fã e quer relembrar e admirar as glórias da evolução deste grande esporte precisa conhecer o lugar, por ser dentro do estádio o museu conta ainda com todo o clima de estar incluído numa obra arquitetônica que tem ligação direta com o tema exposto, é como se o estádio em si fosse uma peça nesta exposição.

7 – Museu da imigração

Museu da imigração - São Paulo Fonte: Rodrigo Trespach

Quando você entra no museu da imigração você passa a perceber o movimentos dos povos como mais que um simples contexto histórico da mudança de pessoas, você sente a migração como um movimento vivo e espontâneo e a forma como esse movimento altera a cultura tanto do local de origem quanto do destino final, o museu conta com relatos históricos e uma estudos que mostram uma visão ampla sobre a grande migração dos europeus e asiáticos para o Brasil nos últimos dois séculos e também já tem um considerável acervo sobre o êxodo dos bolivianos nos últimos meses.

8 – Museu Da Casa brasileira

Museu Da Casa brasileira - São Paulo Fonte: Sisem sp

Delicado e esplendoroso, o museu da casa brasileira é uma instituição com diversas filiais ao longo do território nacional, seu acervo é dedicado a preservar às mudanças de mobiliário ao longo da história em especial os grandes móveis de madeira dos séculos passados, ao visitar o lugar você vai sentir como se transitando entre grandes épocas enquanto admira peças de valor inestimável que foram testemunhas da história.

9 – Museu de arte sacra

Museu de arte sacra - São Paulo Fonte: Educação.sp

Localizado nas dependências do mosteiro da luz, o museu de arte sacra conta com um acervo de obras artísticas ligadas a religião católica que é comparável apenas com o acervo do vaticano, para os fiéis que visitam o local é possível estar totalmente imersos em fé, o museu conta com mais de 4 mil peças em seu acervo mas apenas pouco mais de mil estão em exposição, isso acontece pois algumas obras são consideradas como muito delicadas ou muito valiosas para serem expostas.

10 – Museu afro Brasil

Museu afro Brasil - São Paulo Fonte: Museu afro brasil

Também conhecido como MaB este museu fundado em 2004 tem como objetivo estudar, preservar e expor obras que retratam a influência da cultura africana no Brasil, seu acervo conta com uma coleção de mais de 6 mil obras, às obras expostas são de todo o período que vai dos século XVIII até a atualidade, e são pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas. Enquanto às peças mais antigas retratam a chegada da cultura africana através dos negros durante o período da escravatura, às mais recentes retratam a luta do negro para conquistar o merecido espaço na sociedade e a crescente influência africana ao longo dos séculos.

11 – Museu do Ipiranga

Museu do ipiranga - São Paulo Fonte: Pinterest

Um museu dedicado à história, o Museu do Ipiranga tem como missão registrar a história e acolher objetos de importância histórica tanto brasileiros como mundiais, ao andar por seus corredores você vai visitar grandes eventos históricos e também o cotidiano comum de épocas longínquas, a coleção de objetos cresce continuamente através de doações bem como de coleta de campo e aquisições, mesmo quem não é um grande admirador do estudo da história ainda precisa visitar esse museu e sentir o verdadeiro peso dos séculos.

Gostou dos museus listados acima e quer viajar Para São Paulo?

Não deixe de reservar seu hotel no site da Transportal e também de procurar passagens aéreas ou de ônibus rumo ao destino mais bonito da Capital Paulista!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310