Conheça os Melhores Pontos Turísticos de Cachoeira Paulista em SP!!

Santuário em Cachoeira Paulista - SP

24/05/2019

Na região de Cachoeira Paulista, está localizado o Circuito Religioso e da Fé. O local abriga uma grande variedade de atrativos interessantes, principalmente religiosos, como por exemplo, o maior santuário católico do Brasil.

Além disso, as opções turísticas de aventura em Cachoeira Paulista, contemplam vistas como: A Serra do Mar, Serra da Mantiqueira, e Serra da Bocaina.

Por fim, devemos destacar também a gastronomia da região. São geralmente pratos típicos que valorizam preparos artesanais, temperos locais e ingredientes peculiares.

Portanto, para saber mais sobre as belezas de Cachoeira Paulista, então confira o nosso artigo de hoje, pois trouxemos preparamos um resumo dos melhores pontos turísticos.



Cachoeira Paulista: Como chegar

Uma das qualidades da região de Cachoeira Paulista é a sua posição geograficamente privilegiada. O local é cercado pelas montanhas da Serra da Mantiqueira e da Serra do Mar.

Além disso, Cachoeira Paulista então entre às duas maiores cidades do Brasil. Neste sentido, para quem parte da região da cidade do Rio de Janeiro, o acesso à Cachoeira Paulista acontece pela BR-116. São aproximadamente 238 Km de viagem.

Já para quem parte da região da cidade de São Paulo, o acesso à Cachoeira Paulista, também acontece pela BR-116, sendo que são aproximadamente 206Km.

Cachoeira Paulista: Circuito religioso e da fé

Aparecida do norte Fonte: Accetur

No Santuário de Nossa Senhora Aparecida, que é o maior templo do Brasil e segundo maior do mundo, o peregrino, ou turista, pode fazer diversos tipos de passeios. São opções como: o Morro do Presépio, o Museu de Cera, o Teleférico, a Torre da Basílica, a Igreja Matriz e a feira livre, por exemplo.

Ainda na região de Cachoeira Paulista, você não pode perder a oportunidade de visitar alguns dos pontos principais locais que fazem parte da história do Santo Frei Galvão, que é o primeiro santo brasileiro

No local, você pode visar: a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Memorial de Frei Galvão, a sua casa, e o Museu. Além disso, você pode ainda realizar caminhadas pelos bairros rurais e conhecer o Mercado Municipal local.

Por fim, e agora propriamente no município de Cachoeira Paulista, não perca a oportunidade de visitar locais como: O Santuário Pai das Misericórdias, o complexo religioso da Canção Nova, a de Capela São Bento e o Santuário de Nossa Senhora de Santa Cabeça.

+ Veja Também 8 Pontos Turísticos em Aparecida do Norte Para Você Visitar!

Os Melhores Pontos Turísticos da Cachoeira Paulista em SP!

São diversas as opções turísticas na região de Cachoeira Paulista. Desta forma, montamos a lista a seguir, com os principais pontos turísticos, de forma mais detalhada. Confira!

1 – Estação Ferroviária da Central do Brasil

Antiga Estação Ferroviária da Central do Brasil Fonte: Saopauloantiga

Na cidade de Cachoeira Paulista, você irá se encantar com a antiga Estação Ferroviária, que foi por muito tempo, um dos pontos de ligação da Estrada de Ferroviária D. Pedro II, que unia através de um troço ferroviário, da cidade de São Paulo a cidade de Rio de Janeiro.

Vale destacar que a construção da Estação Ferroviária de Cachoeira Paulista, ocorreu em 1877, para atender às necessidades da produção de café regional.

2 – Canção Nova

Canção Nova Fonte: Hotéis em aparecida

A Canção Nova, idealizada e construída pelo Monsenhor Jonas Abib em 1978, é uma das maiores comunidades Católica do Brasil. Atualmente, o complexo religioso ocupa uma área de aproximadamente 370 mil m2.

Além disso, a Canção Nova possui uma infraestrutura própria de televisão e rádio de grande alcance, atendendo até mesmo outros países.

O Complexo religiosos da Canção Nova, pode receber mais de 80 mil pessoas. É considerado como um dos maiores complexos de eventos católicos da América Latina. Vale destcar que a comunidade recebe mais de 1.000 de peregrinos todos os anos.

3 – Parque Ecológico Nelson Lorena

Parque Ecológico Nelson Lorena em Cachoeira Paulista Fonte: Prefeitura municipal de cachoeira paulista

O Parque Ecológico Nelson Lorena, na região de Cachoeira Paulista, abrange uma área de aproximadamente 15.000 m2.
Sua estrutura conta com: 4 lagos, parque infantil, espaço cultural, um rica fauna e flora e quiosques. Vale destacar ainda, a Casa do Artesão, que expõe trabalhos artesanais, e está situada dentro das dependências do Parque.

4 – Capela São Bento

Interior da Capela São Bento Fonte: Blog da tê

Na região de Cachoeira Paulista podemos encontrar a Capela de São Bento, que foi fundada em 2011, pelo Prof. Lico. A capela foi destinada a receber peregrinos.

5 – Pontilhão de Ferro da antiga RFFSA

Pontilhão de Ferro da antiga RFFSA Fonte: Trem rio doce

No rio Paraíba do Sul, está o Pontilhão de Ferro da antiga RFFSA, que foi inaugurado em 15 de maio de 1893.
Esta belíssima estrutura metálica fazia a ligação ferroviária entre a linha de ferro São Paulo e a linha de ferro Imperial. A obra é atribuída ao engenheiro Newton Benaton.

6 – Santuário Nacional de Santa Cabeça

Santuário Nacional de Santa Cabeça em Cachoeira Paulista Fonte: Cleverson junior

Na região de Cachoeira Paulista, podemos encontrar ainda, o Santuário de Nossa Senhora de Santa Cabeça. As origens do local remetem à 1829, em honra aos dois pescadores que recolheram em suas redes a cabeça da imagem de Nossa Senhora, no rio Tietê.

Desde então, milhares de peregrinos visitam o local, para rezar e agradecer os milagres que recebiam da Nossa Senhor Aparecida.

Assim sendo, o local logo se tornou pequeno para receber a multidão de pessoas que vinha para venerar a Imagem de Nossa Senhora.

Portanto, o vigário de época, o Pe. João Graciano de Farias, começou um movimento para angariar fundos, com o intuito de construir uma capela em honra à Nossa Senhora.

Desta forma, alguns anos mais tarde, finalmente em 26 de agosto de 1928, foi construído o Santuário de Nossa Senhora de Santa Cabeça, pelo Mons. José Machado.

7 – Teatro Municipal de Cachoeira Paulista

Teatro Municipal de Cachoeira Paulista Fonte: Minube

O belíssimo Teatro Municipal da cidade, foi construído no ano de 1883. Nele foram realizados eventos de grande relevância para a música erudita nacional, servindo de palco para gênios como Vila Lobos.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre os melhores pontos turísticos da Cachoeira Paulista, então continue no blog da Transportal Viagens e confira muito mais!

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Pousadas em Maresias
Pousadas em Maresias – Onde fica, serviços, preços e dicas!
Mirantes em São Paulo
7 Mirantes em São Paulo Que Você Precisa Conhecer!
Valinhos
O Que Fazer em Valinhos: Onde Fica, Como Chegar e Atrativos!
Parque de Diversões em SP - Wetn Wild
Parque de Diversões em SP: Como Chegar, Ingressos e Atrações!
Obra de arte no Beco do Batman
Beco do Batman na Vila Madalena: Conheça Principais Obras de Arte!
Veja Todas >
Cadastur