Rota do Vinho São Roque – Onde Fica, Como Chegar e Dicas!

Rota do Vinho São Roque

19/08/2021

Procurando por uma viagem rápida, porém perfeita e gratificante? Então conheça a Rota do Vinho São Roque! Passeio ideal para um dia ou um final de semana recheado de cultura, natureza e bons vinhos. Mas não se engane pensando que só serve para quem aprecia uma boa bebida. Pois é uma diversão recomendada também às crianças.

No Roteiro, você pode conferir as diversas vinícolas locais e os mais de 30 estabelecimentos. Que se dividem entre fazendas, restaurantes, lojas, centros de cultura e empórios. Tudo localizado em meio à natureza.

Portanto não invente desculpas para não viajar. Pois a Rota do Vinho São Roque é aquele tipo de viagem que não depende de bagagens. Apenas força de vontade e boa companhia. Já que coisas boas sempre devem ser compartilhadas.

Descubra a seguir mais informações e faça seu planejamento.

Como conhecer a Rota do Vinho São Roque

São Roque Rota do Vinho

Fonte: Por onde andamos

Para conhecer a Rota do Vinho em São Roque, não é necessário pagar uma taxa. De maneira que é possível visitar a região com um veículo. E percorrer a Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima. A partir de então, passe pelos 10km de extensão do roteiro. Esses que irão possibilitar degustações de vinhos, colheita de uvas, boa gastronomia e passeios memoráveis.

Aos amantes de fatos históricos, indicamos as visitas guiadas. Isso porque a região guarda diversas histórias que dificilmente são compartilhadas em totens ou por trabalhadores locais. Logo, com o auxílio de guias turísticos, você não perderá nenhum detalhe. Seja conhecimento ou visitação.

Além disso, não se preocupe sobre a estação ideal. Pois, durante o ano inteiro, o Roteiro do Vinho garante várias belezas naturais e boas lembranças. Tais como: flor da alcachofra na primavera, colheita da uva no verão, árvore de plátanos no outono e friozinho da cidade de São Roque no inverno.

Então se prepare e aproveite sua viagem!

Como chegar

Portal da Cidade de São Roque SP

Fonte: Vila Don Patto

A Rota do Vinho São Roque é localizada no interior de São Paulo. Tendo fácil acesso à cidade pela Raposo Tavares e Castelo Branco.

Contudo, caso prefira ir direto ao Roteiro, jogue em seu GPS “Vinícola Bella Aurora” ou “Vinícola do Góes”. Isso porque são alguns dos melhores pontos para iniciar o seu passeio. Mas, se estiver indo em horário de almoço, que tal visitar primeiro a Quinta do Olivardo? Já que é um dos locais mais indicados para fazer as refeições. Além de estar localizada na metade da Rota do Vinho.

Para um bom proveito das degustações da bebida, sugerimos que contrate uma agência.

São Roque e seus atrativos

Antiga Estação Ferroviária - Rota do Vinho São Roque

Fonte: Rango e Trago

A cidade de São Roque ficou popular como a Terra do Vinho principalmente devido à sua história. Visto que desde sua fundação, em 1657, houve o cultivo de uva e trigo em seus solos, pelo seu fundador Pedro Vaz de Barros. Posteriormente, imigrantes portugueses e italianos chegaram ao local e instalaram suas adegas. Assim passando a chamar por “Terra do Vinho”.

Anos se passaram e, apenas em 1900, a área foi reconhecida como Estância Turística. Por causa da Rota do Vinho e de sua riqueza histórica e cultura. De maneira que há como principais pontos turísticos:

  • O Roteiro de Vinhos;
  • Ski Mountain Park: ambiente ideal para quem quer uma boa aventura de simulação do esqui, snowboard e tobogã. Além de admiração da paisagem em teleférico;
  • La Maison de la Bièrre: perfeito para quem ama degustar chopps artesanais;
  • Morro do Saboó: trilha que permite a vista de diversas cidades. Como: Itu, Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Osasco;
  • Igreja Matriz de São Roque: famosa por sua história e arte aplicada no teto da construção;
  • Estação Ferroviária de São Roque, Centro Educacional e Cultural Brasital e Sítio Santo Antônio: são os destinos obrigatórios a quem ama conhecer a história e cultura local.

Além disso, caso queira fazer umas comprinhas, visite os outlets de São Roque. Pois oferecem bons produtos, por preços bem acessíveis.

Não se esqueça de verificar os horários de visitação de cada local.

Vinícolas da Rota do Vinho São Roque

A Rota do Vinho São Roque conta com uma grande variedade de vinícolas. De modo que, embora seja indicado uma viagem de um dia, não é possível visitar todos os lugares de uma só vez. Até porque cada estabelecimento possui uma característica única que atrai atenção de diversos turistas. Uma vez que oferecem serviços e sabores distintos.

A seguir, adquira algumas informações sobre os locais mais populares.

 

+Veja também 5 Melhores Vinícolas em Bento Gonçalves Para Você Conhecer !

 

Vinícola Góes: Uma das principais produtoras de vinhos do país

Vinícola Góes - Rota do Vinho São Roque

Fonte: Rota de férias

A Vinícola Góes é um dos principais pontos turísticos do Roteiro do Vinho de São Roque. Isso porque, além de muita história aprendida em sua visita guiada, há uma diversidade de vinhos disponíveis para degustação. Assim sendo, é indicado não estar dirigindo. Caso contrário, o motorista ficará fora dessa experiência sem igual. Com vinhos de qualidade, produzidos de 1938.

Uma boa maneira de conhecer o local sem a necessidade de um guia, é a leitura do seu site. Já que é recheado de informações relevantes ao visitante e histórias de seu surgimento.

Para a degustação, esteja ciente que há uma taxa variável. Uma vez que há duas opções: orientada ou premium. Que variam de acordo com o número de bebidas diferentes a serem experimentadas.

Adega Terra do Vinho: De tudo um pouco da Rota do Vinho São Roque e seu bom atendimento

A Adega Terra do Vinho é uma das primeiras atrações avistadas na Estrada do Vinho. Localizada no número 300, no quilômetro 1. Sendo um estabelecimento que oferece um pouco de tudo do Roteiro de São Roque. Assim experimente: vinhos de mesa, uma diversidade de queijos, vinhos finos e lombinho.

Além disso, não deixe de visitar sua lojinha repleta de souvenires.

Vila Don Patto: Diversão para toda família

Vila Don Patto - Rota do Vinho São Roque

Fonte: Em algum lugar do mundo

Um ambiente cheio de natureza e diversão. Disponibilizada por sua grande área verde que oferece vistas às montanhas. A Vila Don Patto apresenta playground, adegas e empórios. Além de sorveterias, cafeterias, choperia e restaurantes português e italiano. De maneira a ser considerado o maior complexo gastronômico da cidade.

Não deixe de conhecer os vinhos Don Patto Terroir. Pois são os melhores Terroirs chilenos. Então visite essa área. E faça a alegria da criançada e dos adultos!

Aproveite também suas diversas lojas. De cosméticos de vinho, bijuterias, artesanato e souvenires.

Quinta do Olivardo: A gastronomia e cultura portuguesa da Rota do Vinho São Roque

A Quinta do Olivardo é o principal local escolhido para as refeições. Já que possui um cenário acolhedor. Que se assemelha à Ilha da Madeira, de Portugal. Além disso, toda sua culinária é característica da região portuguesa. Proporcionando um gostinho local aos viajantes.

Uma dica interessante é visitar aos finais de semana. Pois há atrações à parte. Tais como: fábrica de pastéis de belém, café passado em coador de pano, em forno a lenha. E uma lanchonete que oferece iguarias portuguesas. Como: pastel de bacalhau e “prego no pão”.

Onde comer no Roteiro do Vinho

Vila Don Patto - São Roque

Fonte: Quanto custa viajar

A Rota do Vinho São Roque é em si uma rota gastronômica. Já que disponibiliza vinhos e comidas não experimentados facilmente em outros locais. Dessa forma, para boas experiências de sabor, indicamos:

  • Quinta do Olivardo, Vila Don Patto e Villa Canguera: estabelecimentos que oferecem degustação de vinhos. E culinária mais requintada. De modo a possuir preços mais altos. Mas que fazem valer a pena cada centavo;
  • Restaurante Itacolomy: perfeito para quem ama comida caseira bem temperada. Servido em forno à lenha. Além de um ambiente aconchegante. E diversão para as crianças. Pois possui área de repouso com poltrona. E alguns brinquedos;
  • Rancho Pica Fumo, Rancho Arizona e Cantina Tia Lina: são pontos ideais para uma boa comida caipira;
  • Vinícola Casa da Árvore: um local mais reservado e tranquilo. Que oferece um excelente menu executivo. E uma variedade da gastronomia eslovena.

Dicas para aproveitar a viagem

Barril de vinho

Fonte: Agenda do vinho

A cidade do vinho de São Paulo, São Roque, certamente é uma das viagens mais indicadas para um bate volta. Principalmente a quem mora na capital paulista. Já que há uma distância de apenas 60km. Ou seja, um caminho de pouco mais de uma hora de carro.

Apesar disso, para garantir uma boa experiência, é importante seguir algumas dicas. Pois assim você evitará desperdício de tempo. E terá mais entretenimento.

  • Viaje de ônibus ou com uma agência: dessa maneira, você conseguirá provar todos os vinhos e chopps possíveis. Sem se preocupar com a direção do carro. Compre sua passagem de ônibus para São Roque;
  • Informe-se sobre os horários de funcionamento;
  • Conheça as atrações da época: embora sempre seja visitado durante o ano todo, há períodos de eventos. Portanto se informe sobre os acontecimentos. Como por exemplo o Expo São Roque, Pisa das Uvas e Festa Italiana. Além da produção dos tipos de vinho. Já que no inverno é melhor o vinho tinto e no verão, o branco;
  • Hospede-se em São Roque: caso queira conhecer todos os pontos. Mas não precisa de muitos dias. Pois 2 ou 3 dias já são o suficiente para um bom proveito;
  • Visite outros pontos turísticos: vá além da Rota do Vinho. Isso porque essa é só uma parte de um todo da cidade.

Então se permita conhecer mais.

Morando próximo a São Paulo ou não, São Roque com certeza é um local brasileiro a ser visitado. Uma vez que é uma mescla de diversas culturas, tradições e gastronomias em um único lugar!

 

Convide sua família e seus amigos e não perca mais esse turismo no Brasil.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

São José do Barreiro Igreja
São José do Barreiro: Onde Fica, Como Chegar, Atrativos e Dicas!
Gramado com árvores e lago
Águas da Prata: Conheça 8 Atrativos Dessa Cidade Paulista!
Parque Maeda
Parque Maeda: Onde fica, como chegar, atrativos e dicas!
Botucatu
O que fazer em Botucatu SP? Ecoturismo, roteiros e dicas!
Ano Novo em São Paulo
Ano Novo em São Paulo – Dicas, atrativos e como chegar!
Veja Todas > Booking.com
COVID-19

COVID-19

Saiba o que fazer em relação as suas viagens de ônibus