São José do Rio Preto: Melhores Pontos Turísticos Para Você Visitar!
São José do Rio Preto é um município do estado de São Paulo com cerca de 450 mil habitantes, sendo considerada a 11º cidade paulista mais populosa e a 52ª do país. Está situada aproximadamente 500 quilômetros da capital.
Para chegar até São José, é possível ir de carro, ônibus e avião, já que a cidade conta com o aeroporto Estadual Professor Eribelto Manoel Reino. A cidade é belíssima e conta com inúmeros pontos turísticos para visitar. De parques ecológicos a museus, separamos algumas dicas para você aproveitar o melhor de São José.
+ Veja Também O Que Fazer em Águas de Lindóia: Onde fica, Como Chegar e Dicas!
Índice
Roteiros para fazer em São José do Rio Preto
Parque da Represa
O Parque da Represa Municipal de São José do Rio Preto é o parque mais importante da cidade, sendo inaugurado em 1955. Sob responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente, é o grande cartão postal da cidade, possuindo uma represa que abastece 30% a 40% dos moradores da cidade.
O parque ainda conta com uma pista de caminhada de 2,7 mil metros, academia de ginástica ao ar livre, além de lanchonetes. Por lá, é possível encontrar cerca de 10 espécies de animais silvestres, incluindo mamíferos, peixes e uma enorme variedade de algas e plantas.
+ Veja Também Conheça os Melhores Parques Temáticos Para Levar as Crianças!
Parque Ecológico
O Parque Ecológico de São José foi construído em uma área verde de 71,1 mil metros quadrados, oferecendo uma enorme estrutura para receber o público infantil. No Parque, é possível encontrar lanchonetes, áreas de caminhada, mais de 400 espécies de árvores, brinquedos projetados em madeira nobre certificada. A estrutura é divida em cinco espaços e a intenção é estimular a atividade motora e mental dos baixinhos.
+ Veja Também 7 Melhores Parques Brasileiros Para Você Aproveitar Suas Férias!
Museu de Arte
Com 12 anos de existência, o Museu de Arte Naif possui um acervo com obras de artistas primitivistas de São José do Rio Preto e região. Ao todo, são 15 painéis feitos por José Antônio da Silva guardados com muito cuidado nas paredes do museu. O prédio também era sede da antiga biblioteca, local onde o artista foi funcionário e criou o Museu de Arte Contemporânea (1966). O museu fica aberto de segunda a sexta das 8h às 17h.
Mercado Municipal
O Mercado Municipal de São José do Rio Preto foi construído em 1944 é um centro especializado na comercialização de frutas, verduras, cereais, carnes, temperos e outros produtos. Em 2004, foi tombado como patrimônio histórico pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico (Comdephact).
Cachoeiras
No interior de São José do Rio do Preto é possível encontrar diversas cachoeiras para aproveitar um passeio mais próximo a natureza. Por lá, existem hotéis, chalés e várias opções de acomodações. Uma das cachoeiras mais famosas é a Cachoeira do Miltão, que fica em uma reserva ambiental de 145.000 m2 de mata nativa, com várias espécies de árvores e animais silvestres. Os turistas podem realizar passeios a cavalo e até tirar leite no curral. O custo varia entre R$15 e R$ 30.