O que fazer em Gravatá PE – Guia Completo da Suíça Pernambucana!
Que tal conhecer um pedacinho da Suíça sem precisar sair do Brasil? Então, saiba O que fazer em Gravatá PE! Conhecida como a Suíça Pernambucana!
A cidade fica localizada no agreste de Pernambuco, com um clima ameno e uma paisagem exuberante. O destino é um refúgio bastante procurado por turistas que buscam tranquilidade, contato com a natureza e uma rica cultura local.
Neste artigo, vamos mostrar tudo o que você precisa saber para visitar Gravatá PE, incluindo como chegar até lá, principais atrativos, opções de restaurantes, hospedagens e mais. Então aproveite a leitura para planejar sua próxima viagem!
+Veja também Saiba Tudo Sobre Recife – Como ir, Quando ir, o que fazer!
Índice
Onde fica e como chegar em Gravatá, PE?
Gravatá fica a 82 km de distância de Recife, a capital Pernambucana e a 50 km de Caruaru. A cidade está localizada bem no início da região serrana, por isso, o clima é mais ameno durante todo o ano.
O principal acesso a Gravatá PE é pela BR 232 e é possível chegar até lá de diferentes maneiras. Confira as opções para viagem de avião, carro e ônibus.
De avião, a melhor alternativa para desembarque próximo de Gravatá é o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre. Ele recebe voos das principais cidades e capitais do país e de lá é possível chegar até o destino com carro de aluguel ou ônibus.
Já para quem viaja de carro, o acesso pode ser feito pela rodovia BR-232, que é uma das principais do estado, ou pela BR-104, dependendo do local de partida.
O acesso de ônibus também é bem simples. O Terminal Rodoviário de Gravatá tem uma ótima localização, próximo ao centro da cidade e, por lá, desembarcam ônibus de várias cidades do Nordeste.
As principais empresas que fazem o trajeto são a Logo Caruaruense, Progresso e Borborema.
Melhor maneira de passear pela cidade
Gravatá PE é uma cidade pequena, o que facilita a locomoção. É possível circular na cidade a pé e de bike para apreciar as paisagens e os cantinhos mais charmosos. Os carros e táxis também são opções disponíveis para transporte mais rápido.
O que fazer em Gravatá
A cidade fica localizada no agreste de Pernambuco, com um clima ameno e uma paisagem exuberante. O destino é um refúgio bastante procurado por turistas que buscam tranquilidade, contato com a natureza e uma rica cultura local.
Gravatá PE tem uma boa estrutura turística e atrai muitos visitantes que buscam atividades de ecoturismo e esportes radicais. Mas esses não são os únicos atrativos. Confira as principais indicações sobre o que fazer em Gravatá:
Mercado Cultural de Gravatá
O Mercado Cultural é um ponto de encontro, onde os turistas podem experimentar a rica cultura local. O cardápio é variado com comidas típicas, além de apresentações de artistas regionais que preservam a cultura nordestina com o autêntico forró pé de serra pra ninguém ficar parado!
Polo Moveleiro
Este é um dos atrativos mais procurados em Gravatá. Em uma rua de aproximadamente 300 metros, é possível encontrar várias lojas de móveis e itens artesanais tradicionais do Nordeste. A maioria dos produtos é feita de madeira de excelente qualidade e os itens são bem elogiados pelos compradores.
Museu de Carros Antigos
Os apaixonados por carros clássicos vão adorar conhecer o Museu de Carros
Antigos de Gravatá PE. O museu conta com a maior coleção de veículos antigos do Nordeste, com vários modelos que mantêm as características e a autenticidade da época em que foram fabricados.
Alto do Cruzeiro
Para apreciar uma vista panorâmica da cidade e da região, uma visita ao Alto do
Cruzeiro é obrigatória! O mirante fica a 600 metros de altitude e, para chegar até lá, é preciso passar pela Escada da Felicidade, que guarda muitas histórias tradicionais da cidade.
O Alto do Cruzeiro também é marcado pela pequena capela Cristo Rei e uma imagem do Cristo Redentor.
Cachoeiras em Gravatá
As cachoeiras não podem faltar na nossa lista com o que fazer em Gravatá PE. Para os amantes do ecoturismo, vale a pena conhecer as cachoeiras e trilhas que permitem entrar em contato com a natureza.
A Cachoeira da Palmeira é a principal delas, localizada a 17km do centro da cidade. Ela conta com três quedas d’água e uma trilha de cerca de 20 metros. Bem próximo, está a Cachoeira do Tio, com uma queda de 26 metros de altura.
Túnel e Ponte Cascavel
A cidade também também tem opções para quem busca a adrenalina dos esportes radicais! O Túnel é uma construção histórica da antiga linha ferroviária e a Ponte Cascavel é uma ponte metálica que fica a 50 metros de altura.
Lá do alto, é possível se aventurar em um Rapel na ponte e ter uma visão da cidade de outro ângulo.
Estação do Artesão
A antiga estação ferroviária de Gravatá hoje é a Estação do Artesão, um espaço com diversos itens artesanais à venda, todos produzidos por artistas locais. Na estação é possível encontrar peças decorativas de madeira, barro, materiais recicláveis e itens de tecido.
Além disso, alguns vagões antigos ficam expostos na parte externa do local.
Onde comer em Gravatá PE
Não poderia faltar as opções de restaurantes e bares em Gravatá PE! A cidade conta com bons locais para apreciar a tradicional culinária da região. Confira as recomendações:
- Restaurante Mania Caseira: o restaurante tem um ambiente arborizado super agradável. O cardápio é variado com pratos típicos, frutos do mar e pizzas.
- Charque da Dona Neuza: o local é especializado em charque e o cardápio conta com acompanhamentos e petiscos variados. O restaurante também serve bebidas e tem música ao vivo.
- Taverna Suíça: o restaurante serve pratos da culinária suíça e européia. A grande especialidade da casa é o fondue, ideal para o clima frio da cidade.
Hotéis e Pousadas em Gravatá PE
A cidade oferece várias opções de hospedagens, desde hotéis mais luxuosos até pousadas aconchegantes e familiares. Confira alguns dos melhores locais para se hospedar em Gravatá PE:
- Hotel Três Palmeiras: a hospedagem conta com piscina ao ar livre, banheira japonesa, parquinho infantil, sauna, restaurante e salão de jogos. Os quartos são completos e alguns têm vista da cidade.
- Porto da Serra Hotel: com piscina ao ar livre, academia, bar e restaurante. Os quartos possuem TV, frigobar e banheiro privativo.
- Hotel Fazenda Céu Aberto: localizado nas montanhas de Gravatá, a fazenda tem um mini-zoológico, passeios de carruagem. Outras atividades oferecidas pelo hotel fazenda são: pescaria no lago, passeio a cavalo e partida de tênis.
O que fazer a noite em Gravatá PE
A noite em Gravatá costuma ter um frio agradável e a cidade oferece boas opções animadas para diferentes gostos. Os bares e restaurantes na região central são ótimos para apreciar comidas deliciosas e música ao vivo.
Além disso, alguns eventos culturais e festas locais acontecem ao longo do ano para proporcionar bons momentos de diversão e imersão pela cultura local.
Outros Passeios ao Redor da Cidade
A localização de Gravatá é bem estratégica, portanto, é possível explorar outras cidades próximas e suas belezas naturais. Vale a pena, por exemplo, visitar a cidade de Bezerros que fica a menos de 25 km de distância e é conhecida pelo tradicional Carnaval de Papangus.
Outra opção é conhecer Caruaru, conhecida pelo seu artesanato e pela maior festa de São João do mundo.
Gravatá PE é um ótimo destino com atrações para todos os gostos que vale a pena conhecer. O que achou da Suíça Pernambucana? Conte nos comentários!