Pela facilidade linguística, clima agradável e qualidade de vida, Portugal é constantemente um destino escolhido para a imigração de diversos brasileiros. Por isso, criamos esse guia do passo a passo para mudar para esse destino tão especial!
Como turista, você pode permanecer no país por até 90 dias sem precisar de visto. Porém, para morar em Portugal é necessário ter o visto adequado de residência. Veja como é o processo.
Para dar entrada no processo do visto como morador é necessário preencher um formulário no site oficial do governo Português, pedindo uma série de documentos, como:
Passaporte; Requerimento com pedido de visto de longa duração; Duas fotos; Seguro de viagem; Atestado de antecedentes criminais; Comprovante de alojamento em Portugal (seja em imóvel próprio ou alugado); Comprovante de que possui recursos financeiros suficientes para se manter no país.
O ideal é já ter uma proposta de trabalho antes de se mudar. No entanto, nem sempre é o que acontece. Conseguir um emprego no país pode ser desafiador, mas não é impossível. Muitos brasileiros costumam arrumar empregos de maior rotatividade, como em restaurantes, hotéis e meios turísticos.
O custo de vida em Portugal é relativamente baixo em comparação com outros países da Europa. Mas, ainda assim, costuma ser 30% mais caro do que no Brasil. Claro que grandes centros como Lisboa e Porto são locais mais caros, por isso, muitos escolhem o interior.