Essa é uma região histórica que teve importante papel durante o Ciclo do Café, no século XIX. Nessa época, as fazendas produtoras da região foram responsáveis por 75% do café consumido do mundo! Imagina quanta história?
A região fica no Sul Fluminense do estado do Rio de Janeiro, cerca de 120 km da capital. Porém, também é um destino de fácil acesso para outros estados, como Minas Gerais e São Paulo.
Se você é um amante de café, sem dúvidas é válido visitar a região durante o período de colheita do grão, de abril até setembro. Vale ressaltar que durante o inverno o local costuma ficar com temperaturas baixas, o que combina ainda mais com o cafezinho!
Algumas cidades com diferentes características formam essa região, as mais famosas são: Conservatória, Vassouras, Rio das Flores, Paty de Alferes e Miguel Pereira. Veja o que conhecer nos destinos!
Independente da cidade(s) que você visitar, deve tirar um tempo para conhecer os centros históricos. Na maioria dos casos eles vão guardar belas praças cercadas por construções de arquitetura colonial, uma verdadeira viagem no tempo!
Sempre próximos dos centros históricos ficam as antigas estações ferroviárias, locais nostálgicos para alguns e curiosos para outros! Vale a pena dar uma passada por lá e conhecer esse meio de transporte tão importante durante o século XIX.
É claro que as atrações principais não poderiam ficar de fora. Existem diversas fazendas históricas abertas para visitação na região, vale a pena consultar as que ficam mais próximas do seu destino e agendar uma visita guiada!
História combina com o que? Museu, é claro! Nenhum lugar melhor para conhecer o passado do que nesses ambiente únicos, no Vale do Café existem alguns muito famosos, como o Casa da Hera, Centro Cultural Cazuza, Museu do Café, Museu da Cachaça e muito mais!
A região interiorana também é muito famosa pelo contato com a natureza. No Vale do Café existem alguns jardins incríveis, como o Uaná Etê, assim como mirantes e parques, como o Mirante Imperial de Vassouras e a Terra dos Dinos, em Miguel Pereira!
A gastronomia é outro ponto forte do interior, e claro, os cafés também. Por lá, tire um tempo para apreciar os pratos típicos e drinks nos restaurantes das cidades que você estiver visitando no Vale do Café!