Conhecida como a "Suiça Cearense" esse destino chama muita atenção dos viajantes por suas características únicas. Apesar de estar em uma região quente, o clima mais ameno está constantemente presente na região com muita natureza.
Guaramiranga é um pequeno município do Ceará, 105 km de distância da capital, Fortaleza. Além disso, a cidade fica na Área de Proteção Ambiental da Serra de Baturité.
Se você curte frio e quer visitar a cidade com baixas temperaturas, sem dúvidas deve ir durante o inverno, nos meses de junho e julho. Mas claro que você pode curtir o destino em outras épocas do ano!
Trilhas, paisagens panorâmicas paradisíacas, passeios culturais e gastronomia de primeira, é isso que te espera em Guaramiranga. Veja essa lista de atrativos a seguir!
Começamos com a atração mais famosa do destino. Esse é o segundo pico mais alto do Ceará e o terceiro de todo Nordeste. O ponto cheio desse roteiro é o mirante, que proporciona uma vista panorâmica incrível do Maciço de Baturité.
Esse é outro roteiro rodeado pela vegetação nativa da região. O parque é pago, a entrada custa R$ 20 e você pode percorre uma trilha especial com paradas incríveis. Vale a pena incluir no seu roteiro.
Um local belo e sagrado para os religiosos. Nesse mirante reside a imagem de Santuário de Fátima, por isso, é muito procurado pelos seus adeptos que visitam a região. Além disso, a paisagem também é linda.
Em Guaramiranga existem várias cachoeiras, você pode incluí-las no seu roteiro durante algumas trilhas ou separadamente, as mais famosas são: Cachoeira Poço da Veada, Cachoeira de São Paulo e Cachoeira do Baturité.
Se você ama essa que é a segunda bebida mais consumida do mundo, então vai curtir esse roteiro. A Trilha do Café acontece no Sítio Águas Finas e vai te proporcionar uma viagem histórica e cultural inesquecível pelo grão.
Um prédio histórico e religioso da cidade que conta mais sobre a chegada dos Capuchinhos na região. Até os dias atuais existem missas acontecendo no local, vale a pena visitar e conhecer mais.
No coração da cidade fica a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, outra construção histórica e religiosa. Durante sua visita pelo centro da cidade com certeza você poderá passar por ela e conhecer mais de seus detalhes.
Outro local que chama atenção por sua arquitetura, história e pela parte religiosa. O prédio é construído com pedras e é um dos mais antigos da região. Não deixe de visitar o mirante do destino também.
E claro que a gastronomia serrana não poderia ficar de fora da lista. No centro da cidade você poderá encontrar muitos restaurantes com pratos diversos: massas, doces, cafés e bares!