Essa é uma das principais quedas d'água localizada nas Cataratas do Iguaçu, Paraná. Com aproximadamente 80 metros de altura, esse é um local que guarda bem mais do que uma beleza natural, mas também lendas místicas!
Por lá existem algumas versões misteriosas sobre o surgimento do local e sua função atual, conheça agora as mais famosas!
Segundo os indígenas que viviam próximos das Cataratas do Iguaçu, o mundo era governado por uma divindade cruel, que possuía formato de cobra e era chamada de Mboi.
Para acalmar sua ira, a filha do chefe dessa tribo, Naipi, que possuía uma grande beleza, foi oferecida para a divindade.
Porém, um guerreiro da tribo, Tarobá, se apaixonou pela filha do líder da tribo e durante uma noite de festividades, fugiram juntos com uma jangada pelo Rio Iguaçu.
Assim que divindade descobriu, teve um acesso de raiva e movimentou a terra como forma de impedi-los. Esses movimentados criaram grandes crateras repletas de água que engoliram o casal.
Segundo a lenda, a jovem se tornou uma das principais pedras da Garganta do Diabo, enquanto o rapaz se torno uma árvore logo acima do que é considerado a entrada da gruta local!
Também existe outra teoria defendidas por místicos de que a queda d'água seria o portal oculto por cristais luminosos da entrada para Agartha, uma dimensão misteriosa, habitada por uma civilização avançada.